• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .




Resumo de dicas e bugs XC40 / C40

Fóruns Internacionais

https://www.xc40forum.com/
https://www.xc40forums.co.uk/
https://www.xc40.org/
https://www.volvoevforum.com/


Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Resumo de dicas e bugs XC40 / C40

Mensagem por ivanfm »

Aqui o foco é a versão totalmente elétrica, mas parte dessas informações podem ser aplicáveis a outros modelos da Volvo e até a versão a combustão e PHEV do XC40

Muitas dessas informações podem ser encontradas com mais detalhes no fórum internacional - https://www.xc40forum.com/

As informações têm sido editadas e complementadas, então não se prenda a data original das mensagens

Esse tópico já ficou grande e dependendo da sua configuração de perfil pode ficar com mais de uma página, leia também o que está após a primeira página se na sua visualização houver paginação

Dicas gerais sobre veículos elétricos em : Informações para iniciantes

Muitos dos itens aqui testei pessoalmente, mas completei com outros relatos conforme fui recebendo e seguirei atualizando quando surgirem novas informações


Tags:
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Garantias / Revisões

Mensagem por ivanfm »

Anexos
Tabela_Revisao_XC40_C40_bev_2025.pdf
(223.45 KiB) Baixado 130 vezes
Tabela_Revisao_C40_XC40_BEV_2024.pdf
(167.37 KiB) Baixado 1257 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Conectividade

Mensagem por ivanfm »

  • Internet (Plano de dados) / Volvo On Call

    • Diferente dos carros com Sensus a internet e conectividade funciona mesmo sem assinatura Volvo on Call
    • Quando o carro fica em local sem sinal de celular por algum tempo o ícone de SOS no teto do carro começa a piscar, nesse momento não tem conectividade de dados nem para chamadas do Volvo On Call
    • 2025 algumas pessoas que tentaram renovar Volvo On Call que estava vencendo receberam informação da Volvo que não estavam renovando o serviço, e que não tinham ainda definição sobre o plano de dados
    • 2025- EUA não tem definição também, um cliente depois de questionar também não recebeu uma data de vencimento
  • Internet via Wifi

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Tela Central - IHU

Mensagem por ivanfm »

  • Se apertar e segurar o botão por alguns segundos a tela entra em modo de limpeza desativando a detecção de toques
  • Primeiras unidades da IHU (Infotainment Head Unit) vem com processador Atom, as mais recentes com Qualcomm que pelos relatos é bem mais rápida
  • Part Number 36011499
  • https://www.xc40forum.com/threads/2023- ... ance.8733/
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Problemas

Mensagem por ivanfm »

  • Problemas do usuário

    • Não engata marcha corretamente
      • Aconteceu comigo uma vez e já vi outras pessoas com mesmo problema até fora do Brasil
      • Veja se não o cabo do celular ou alguma outra coisa não está impedindo a movimentação da alavanca :lol: :lol:
  • Bugs / Problemas (Alguns foram somente em versões antigas de software em 2022/2023, mantenha seu carro sempre atualizado)

    • Não é possível mudar do tipo de midia pelo volante (no XC40 ICE era possivel)
    • Não apresenta nenhuma informação sobre a radio atual, permite mudar de estação mas não indica para o motorista a mudança
    • = 2.5, 2.6 - erro no calculo de tempo de final de carregamento
    • <= 2.6 - barulho ao ligar a iluminação / luz interna (alguns veículos tem ruido mais forte que outros)
    • Alguns veículos apresentam aviso de revisão antes do prazo correto
      • Tem que levar na concessionária ou fazer o procedimento indicado aqui : http://web.archive.org/web/202303160053 ... e_message/
      • Nosso carro indicou bem antes e na concessionária descobri que existe um terceiro parametro de horas para revisão e nosso carro estava com valor errado nesse parâmetro
    • Aviso ecall Manutenção necessária
    • As vezes não destrava o carro sem a chave
      • Começou a acontecer depois da atualização para 2.5, depois ficou bem estável
        • Normalmente não falha ao utilizar o sensor interno
        • O manual indica que a externa é para travamento e interna destravamento, mas antes funcionava para travar/destravar e as vezes ainda funciona - Utilizando como indicado no manual não falha, aparentemente mudaram o comportamento para ser exatamente como indicado no manual
        • macaneta_porta.png
          macaneta_porta.png (134.52 KiB) Exibido 47875 vezes
        • https://www.volvocars.com/br/support/ma ... s-ao-toque
    • App demora para mudar de estado
      • as vezes ao iniciar a climatização o botão não muda, mas se clicar novamente no iniciar ele desliga
      • ao entrar não aparecem os botões de travar/climatização, clicar no mapa e voltar - normalmente resolve
    • Diversos icones do google assistant no carro
      • na play store: desativar o aplicativo, reiniciar o sistema e reativar o aplicativo
    • Limitação de corrente da carga AC fixa em 6A e carga limitada em 80%
    • Ruidos no som
      • Algumas pessoas que tiveram problema, falaram que passou com reboot da central
    • Tela Central entra em Recovery Mode
    • Ao entrar no carro aparece uma mensagem de verificação e não é possível engatar marcha
      • acontecia na versão 2.x
      • algumas pessoas indicaram esse problema, ao ligar para a Volvo foi solicitado trancar o carro e aguardar uns 10 minutos, depois disso ficou normal
      • no meu caso aconteceu em algumas vezes com software antigo, percebi que era quando entrava no carro e já tentava engatar a marcha, provavelmente o sistema não tinha inicializado por completo e isso foi ajustado nas versões novas de software
      • partida_verificacao_do_sistema.jpg
        partida_verificacao_do_sistema.jpg (10.97 KiB) Exibido 45091 vezes
    • Camera traseria parando de funcionar
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Problemas resolvidos ou com solução conhecida

Mensagem por ivanfm »

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Problemas Barulho Suspensão

Mensagem por ivanfm »

  • Alguns proprietários percebem barulhos na parte dianteira

  • parece um problema recorrente que acontece quando se anda em terrenos irregulares, bloquets, paralelepipedos

  • Diversas pessoas tem esse problema, mas ainda não parece ter solução, mesmo MY24 ainda tem isso

  • Existem relatos de informações de concessionárias indicando a chegada de solução em fevereiro/2024

  • existem TSBs de 2023

  • Existem também casos relatados de pedrinhas que acabam entrando e ficando na proteção inferior frontal causando barulho

  • 2024-02 levei o veículo na concessionária, eles tem um boletim novo e parece que o meu caso se encaixa nesse boletim pois parece ter resolvido o barulho (depois de um tempo vou ter certeza)

    • As pastilhas de freio estavam um pouco folgadas e em terrenos irregulares a movimentação causa barulho
    • fizeram um ajuste para fixar melhor e colocaram uma graxa grossa que evita a movimentação involuntária das pastilhas
Anexos
MC-10236774-9999.pdf
(825.03 KiB) Baixado 1653 vezes
MC-10234795-9999.pdf
(848.14 KiB) Baixado 2327 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Recalls

Mensagem por ivanfm »

Anexos
2024-Recall_00026_XC40_MY24.pdf
(7.05 MiB) Baixado 1603 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Recursos não implementados

Mensagem por ivanfm »

  • Recursos ainda prometidos e pendentes de liberação

  • Itens que estavam disponíveis na versão a Combustão / Sensus

    • Trava do porta malas com senha / Privacy Lock
      • Permitia criar uma senha para bloquear a abertura do porta malas, com isso era possível colocar alguma coisa de forma segura na parte inferior pois mesmo baixando os bancos não é possível acessar aquela área sem abrir a tampa do porta malas
  • Já liberado
    • Log de viagem (distancia, consumo etc)
    • Envio de rotas para o carro
      • 2024-01 liberado no google maps
    • Alternar entre ACC e Pilot Assist pelos comandos do volante
      • Disponível nos XC40 com Sensus, e veio na versão 2.9
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Atualizações de Software

Mensagem por ivanfm »

Atualizações de Software

  • A atualização pode demorar até 1h30 (normalmente as minhas foram em menor tempo), então só inicie a atualização em CASA e quando puder deixar o carro TRANCADO e PARADO por um tempo

  • Algumas atualizações podem ser removidas depois de um tempo quando eles encontram algum problema, então pode acontecer de você não receber uma versão especifica. E algumas versões só ficam disponíveis nas concessionárias

  • Lista de mudanças no software
    - https://www.volvocars.com/br/support/ca ... ase-notes/
    - https://www.volvocars.com/br/support/so ... ic/2022w22
    - https://volvo.custhelp.com/app/answers/ ... _id/10364/
    - As atualizações demoram um tempo para serem disponibilizadas depois do anuncio no site/app, e mesmo assim uma pessoa pode receber em uma semana e outra duas semanas depois. A solução é aguardar ou levar o carro para atualização na concessionária se tiver algum item que realmente você precise para resolver um problema(e mesmo lá podem não ter ainda liberação para o seu veículo)
    - Algumas versões ficam disponíveis sem dados publicados no site (ex 3.2.5)
    - Normalmente uma ou duas semanas depois que atualizam a lista fica disponível nas concessionárias e depois de mais uma ou duas semanas fica liberado para atualização OTA
    - na versão 2.9 no mesmo dia que foi divulgado uma pessoa já conseguiu atualizar em concessionária.

  • Atualizações do Polestar normalmente sai antes e pode servir de referencia do que vai sair para Volvo, historicamente as versões são bem parecidas

  • Versões

    • Versão 3.7.8 - Anuncio 2025-08-18
    • Versão 3.6.4 - Anuncio 2025-06-16
      • Algumas pessoas receberam aviso dessa atualização relacionada ao caso do recall que indica 3.5.14
      • 2025-07-01 usuários no Brasil receberam via OTA
    • Versão 3.5.24 - Anuncio 2025-05-1? com indicação de data de 2025-06-02
      • Publicaram no site cerca de 3 semanas antes da data indicada de 2025-06-02 mas mesmo assim diz que fica disponível via OTA 3 semanas depois da data de lançamento
      • No site da Volvo em inglês diz "This OTA update includes vehicles running on software version 2.4 and later." o que indica que essa versão talvez possa ser atualizada em veículos com versões bem antigas de software sem necessidade de ir em concessionária
    • Versão 3.5.14 - Algumas pessoas receberam em concessionária
    • Versão 3.4.4 - Anuncio 2025-02-10
      • Iria ser disponibilizada via OTA e depois mudaram para somente nas oficinas
    • Versão 3.3.16 - Anuncio 2024-11-16 - suporte ao Android Auto e inicialmente publicaram que seria somente para MY24 , depois removeram isso do texto
    • Versão 3.2.8 - Anuncio em 2024-10-04, somente para novo hardware da fabrica, sem OTA, algumas pessoas receberam na atualização em concessionária
    • Versão 3.2.5 - Recebi em uma visita a concessionária (não teve publicação no site)
    • Versão 3.2.4 - Anuncio em 2024-08-19
    • Versão 3.1.10 - Anuncio em 2024-07-15
      • 2024-07-16 já houve atualização feita em concessionária no Brasil
    • Versão 3.1.9 - Anuncio em 2024-07-01
      • No mesmo dia do anuncio já houve atualização feita em concessionária no Brasil
      • 2024-07-13 recebemos em nosso carro que ainda estava com 2.14.3, atualizado sem problemas
    • Versão 3.1.2 - Anuncio em 2024-05-13 - Somente nas concessionárias, sem OTA
    • Versão 3.0.3 - Anuncio em 2024-04-15
      • Atualização para Android Automotive OS 12
      • Informações da versão indicavam que em caso do carro estar carregando não retornaria automaticamente após o update.
      • 2024-04-25 - pelo menos uma pessoa recebeu no Brasil
      • 2024-04-27 - recebemos no nosso carro, mas não atualizamos, depois isso desapareceu e outras pessoas não receberam mais
        • uma pessoa que teve problemas com essa versão resolveu ao fazer o reset de fabrica portanto não parece ter problema na versão, mas no processo de atualização
    • Versão 3.x - boatos de lançamento em 2024-04-15
    • Versão 2.14.3 - Anúncio em 2024-02-19
      • 2024-03-04 - várias pessoas receberam no Brasil
    • Versão 2.13.3 - Anúncio em 2024-01-02
      • Atualizações para MY24
    • Versão 2.13.1 - Anúncio em 2023-11-27
      • Favoritos do radio são perdidos, precisa definir novamente
      • 2023-12-04 - uma pessoa recebeu a atualização durante revisão em concessionária em São Paulo
      • 2023-12-05 - alguns usuários do Brasil informaram que receberam via OTA
      • 2023-12-08 - recebemos no nosso carro
    • Versão 2.12 - Anúncio em 2023-10-16
      • Não deixa claro na lista de mudanças se só tem mudanças para MY24 ou para todas versões
      • 2023-10-31 Alguns usuários começaram a receber no Brasil
    • Versão 2.11 - Anuncio em 2023-09-01 EUA - https://volvo.custhelp.com/app/answers/ ... re-updates
      • 2023-09-05 - uma pessoa que levou o carro na concessionária para outro serviço já teve o carro atualizado nessa versão
    • Versão 2.10 - Anuncio em 2023-06-19
      • 2023-07-04 - manhã - Primeira informação de atualização em um grupo internacional
      • 2023-07-04 - noite - recebemos a atualização a aplicamos no dia seguinte pela manhã (aproximadamente 30 minutos)
      • 2023-07-05 - diversas pessoas do Brasil receberam
    • Versão 2.9 - Anuncio em 2023-05-15 - Primeira atualização em concessionário no mesmo dia do anuncio
      - https://www.xc40forum.com/threads/ota-v ... nced.6453/
      - 2023-05-16 OTA recebido no Brasil - https://www.xc40forum.com/threads/ota-v ... post-70594
      - 2023-06-01 recebemos em nosso carro, primeira tentativa de atualizar deu um erro, mas na segunda tentativa foi sem problemas (aproximadamente 30 minutos)
    • Versão 2.8 - sem disponibilização OTA - Anuncio 2023-04-17
      - https://www.xc40forum.com/threads/update-2-8.6328/
    • Versão 2.7 - Anuncio em 2023-02 - Android 11
      - Primeira pessoa que vi relatando que recebeu 2.7 no Brasil 2023-03-07, recebemos no nosso carro em 2023-03-15
      - https://www.xc40forum.com/threads/softw ... ased.6036/
    • Versão 2.5 estava disponível via OTA e foi bloqueada
      - Relato do bloqueio da versão 2.5 e liberação da 2.5.1 no Canada - https://www.xc40forum.com/threads/updat ... -5-1.5776/
  • Algumas versões não são liberadas para OTA (ex 2.8), algumas foram liberadas e depois retiradas, normalmente depois de aparecer no site ficam disponíveis em 3-4 semanas para atualização no carro
    - não são liberadas ao mesmo tempo para todos os carros, esse tipo de processo é comum na liberação de grandes atualizações para diversos equipamentos / softwares
  • Os arquivos são baixados enquanto o carro esta em movimento e o aviso aparece, precisa parar e trancar o carro para atualizar

    • a estimativa é de 1h30
      • tive duas vezes com com atualizações de menos de 30 minutos
      • atualização 3.6.4 passou 1h30 sem indicar o termino, aparentemente o percentual do App tem base no tempo previsto de 1h30 pois chegou em 100% nesse tempo
      • depois de 2h tentei abrir o carro mas não funcionava a abertura das portas, mas funcionava no porta-malas
        • fiz abertura manual e restart do TCAM e tudo voltou ao normal
    • precisa de pelo menos 40% de carga na bateria para fazer a atualização
    • algumas pessoas receberam um email indicando a disponibilidade um ou dois dias antes do download da atualização no carro
  • 2025-07 na atualização para versão 3.6.4 monitorei o comportamento do carregamento

    • Provavelmente a atualização acontece em fases e em alguns momentos alguns módulos como o de carregamento são desativados

    • Liguei o carro no carregador e iniciei a instalação,

    • depois de uns 2 minutos o consumo caiu para aproximadamente 110 W

    • ficou uns 5 minutos com consumo de 110W e depois zerou e o carregador indicou que o carro não estava mais carregando (Plugged In)

    • ficou uns 25 minutos sem consumo, até o app indicar que já tinha passado de 30% da atualização e dai voltou a recarregar.

      -

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Aplicativos Android Automotive OS - AAOS

Mensagem por ivanfm »

Aplicativos AAOS - Android Automotive

  • Google Play Store
    • Se ficar besta (fechando sozinho sem mostrar nada), pelo menos no meu caso voltou ao normal depois de apagar todos os dados e cache a partir do menu de configurações geral
  • Amazon Prime Video (disponibilizado em 2023-09-12)
Anexos
20230912_171357.jpg
20230912_171357.jpg (291.84 KiB) Exibido 46727 vezes
20230912_171021.jpg
20230912_171021.jpg (275.35 KiB) Exibido 46727 vezes
20230912_170945.jpg
20230912_170945.jpg (266.95 KiB) Exibido 46727 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Aplicativos Android Automotive Google Maps

Mensagem por ivanfm »

  • Google Maps

  • É possível baixar mapas do Google Maps para uso quando não tem conexão com a internet

    • Da mesma forma que no aplicativo para telefone o google maps permite baixar os mapas e deixar disponível para acesso offline
    • disponível na configuração do maps (engrenagem)
    • recomendável baixar antes de uma viagem de forma que mesmo que entre em área sem sinal os mapas e parte das pesquisas vão ficar disponíveis
  • Mostra a estimativa de percentual da bateria nos destinos, quando inicia uma navegação ele chega e indicar o percentual no retorno

  • 2023-12 percebi que existe uma opção de escolher trajeto com menor consumo de energia

  • 2024-08 algumas pessoas relataram que o painel do motorista passou a indicar o tempo e distancia de chegada ao destino

    • pessoalmente eu gostaria de ver a estimativa de bateria no destino que é bem útil em viagens / rotas de grandes distancias
Anexos
google-maps-eco-friendly-routing.pdf
(367.74 KiB) Baixado 967 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Aplicativos Android Automotive - Youtube

Mensagem por ivanfm »

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Proteção da conta AAOS / Configurações

Mensagem por ivanfm »

Proteção da conta AAOS / Configurações

  • Como qualquer Android é possível definir uma senha / PIN / padrão para proteção da conta
    • eu prefiro o PIN em relação ao padrão que acaba deixando uma marca bem visível na tela com o tempo então tem que ficar limpando com maior frequência
  • Depois que o carro é desligado ele solicita a senha para liberação de acesso a conta
    • mesmo se deixar a chave dentro do carro ao sair por um tempo ele pode pedir novamente a senha
  • Para ativar manualmente basta arrastar o dedo de cima para baixo na tela e mandar trocar para o perfil de convidado
    • bom quando vai passar o carro rapidamente para um manobrista
  • Se necessário uma pessoa que precise utilizar o carro pode ter acesso ao perfil de convidado sem necessidade da senha
  • Perfis de usuários
    • Cada chave pode ser vinculada a um perfil de usuário, configurações pessoais e conta google
    • No topo da tela lado direito aparece um icone indicativo de qual perfil ativado com a primeira letra do nome do usuário
    • Perfil Convidado
      • Permite utilizar o carro sem fazer login em conta google / associar a conta volvo
      • Recomendável utilizar ele quando deixar o carro com outras pessoas
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - PNEU

Mensagem por ivanfm »

PNEU

  • Marcas que vi proprietários dizendo que colocaram e gostaram do custo / benefício (algumas pessoas trocaram pelas marcas conhecidas)
    • Itaro
      • "utilizando por 250000 km e parece meia vida"
    • Nexen
      • "utilizando por 30000 km em P6"
    • SPEEDMAX
      • P6 - dados que consegui observar em um vídeo
        • Dianteiro 235/55 R19 105V Extra Load M+S
        • Traseiro 255/50 R19
        • proprietário gostou, mas são medidas que alteram em mais de 3% em relação às originais
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - ESTEPE

Mensagem por ivanfm »

ESTEPE

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - TPMS

Mensagem por ivanfm »

Não tem sensores de pressão nos pneus por isso não mostra indicação da pressão, utiliza o sistema ITPMS que monitora o giro das rodas e sensores de ABS determinando se existe uma variação da pressão

  • por isso se fizer mudança de PNEUS ou alteração na calibragem padrão é necessário selecionar para armazenar as informações (na tela maior, com o carro em D) e rodar um tempo para que o sistema analise o giro e armazene qual a condição normal

  • Vale pensar em ter um calibrador em casa para não ter mais que parar em postos de combustível :
    Compressor para calibrar PNEU em casa / na Garagem

  • Em algumas atualizações do software existe a recomendação de fazer o procedimento de armazenar a pressão novamente

  • https://www.volvocars.com/br/support/ma ... ao-do-pneu

  • https://www.volvocars.com/br/support/ma ... -dos-pneus

  • Em relação a veículos que mostram a pressão de cada pneu esse não mostra, mas não tem sensores nos pneus, não tem manutenção nenhuma a ser feita nem cuidado quando faz rodízio, ou mudanças nos pneus e não precisa trocar quando acaba a bateria.

  • Comparação de comportamento do ITPMS do carro com o externo que coloquei ( Re: Acessórios XC40 / C40 - TPMS externo ) em um caso de PNEU furado :

    • passei em cima de uma pedra na rodovia com o pneu da frente
    • o TPMS externo indicou queda de pressão do pneu traseiro do mesmo lado, quando consegui ver o número já marcava 37
    • não houve nenhum aviso no carro até chegar na marcação de 30 no TPMS externo, com essa pressão já era possível sentir alguma diferença na direção do veículo
    • consegui chegar em casa, como era noite não tinha local para arrumar o pneu, ainda dava para ouvir barulho do ar escapando
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - MACACO / PONTOS PARA LEVANTAR O CARRO

Mensagem por ivanfm »

MACACO / PONTOS PARA LEVANTAR O CARRO

pontos_elevacao_xc40.png
pontos_elevacao_xc40.png (640.38 KiB) Exibido 47562 vezes


Ver no youtube
  • Aqui um XC40 P6 levantado e não existem pontos internos para levantar
20240106_081317_xc40_p6_levantado.jpg
20240106_081317_xc40_p6_levantado.jpg (3.09 MiB) Exibido 44774 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Energia - Recarga - Bateria

Mensagem por ivanfm »

Energia / Recarga

  • É possível configurar o limite de carga da bateria de 10 em 10 %
    • Manter a Bateria na faixa intermediária de carga aumenta a vida util - Como prolongar a vida util de uma bateria
    • Inicialmente somente no carro, em 2024-07 iniciaram a liberação no controle pelo aplicativo
  • Recomendado recarregar quando chegar nos 20 %
  • Se o veículo for ficar parado por mais de um mês, a Volvo recomenda no manual deixar com carga entre 40 e 60 %, se for ficar por mais de três meses recomendam deixar conectado no carregador
  • Os veículos disponiveis no Brasil tem conexão Tipo 2 / CCS 2
  • Trava do cabo
    • se o carro estiver trancado quem for soltar precisa estar com a chave do carro
    • se o carro estiver destrancado qualquer um pode soltar o cabo
      • é possível destrancar o carro via APP para que uma pessoa solte o cabo e depois trancar novamente via APP
    • Se por algum motivo a trava do conector não se soltar ao terminar a recarga tem um sistema para soltar manualmente no porta-malas
  • Limites de potencia de carga / OBC
    • AC 7 kW - monofásico (220 V) / bifásico (220 V) - 32 A
    • AC 11 kW - trifásico 220 V(FASE-NEUTRO) / 380 V(FASE-FASE) - 16 A
      • Em regiões como SP,RJ,MG,PR(entre outros) onde o trifásico é 127 V / 220 V utilizar trifásico na potencia máxima depende da instalação de transformador
        • normalmente o 7 kW atende muito bem para recarga durante a noite sem grande diferença para o 11 kW, então se não estiver em região 220 V / 380 V não me parece uma boa opção instalar transformador, considerando também que existem perdas de energia durante a sua utilização
    • PN
    • DC 135 kW (P6) / 150 kW (P8) - existem informações conflitantes em alguns sites sobre essas potências
  • O carro não "dorme" totalmente se não for trancado, assim se estiver com carga lenta em tomada vai acabar demorando um tempo maior se estiver destrancado, então mesmo em casa/local seguro é melhor sempre trancar o carro
  • Esse consumo adicional pode fazer muita diferença ao utilizar cargas de baixa potencia (ex tomadas comuns)

Recarga AC

  • É possível configurar o limite de corrente em carga AC de 6 A até 32 A (versões americanas permitem 48 A) dessa forma é possível utilizar tomadas comuns de forma segura

    • Essa configuração vai limitar a potencia de carga do carro, se estiver abaixo de 32 A ou 16 A você não vai utilizar a potência máxima dos carregadores
    • Essa configuração é muito importante para utilização segura de tomadas comuns com o carregador portátil, nesses casos sempre utilizar ABAIXO do limite da tomada (6/8 A ou 16 A dependendo do tipo de tomada e da qualidade dela)
  • Na carga AC o veiculo não mostra a potencia de carga, Mostra velocidade em km/h de carga

    • se você souber se o local utiliza 110 V ou 220 V pode multiplicar a tensão pelo primeiro número da corrente pelo número após o til :

      Código: Selecionar todos

      16/16 3~ = 220 V * 16 A * 3 = 10560 W
      16/32 1~ = 220 V * 16 A * 1 = 3520  W
      
      • os números X/Y F~ significam :
        • X - corrente que o carro está utilizando
          • Y - corrente máxima que o carro está configurado para utilizar (ajustável na tela de configuração de carregamento)
          • F - número de fases disponiveis para carga
            • 1~ indica que está carregando com uma ou duas fases aceita até 32 A (7 kW)
            • 3~ indica que está carregando com trifásico aceita até 16 A (11 kW)
  • Carregador portátil fornecido com o veículo no Brasil funciona somente em 220V com aterramento

  • Problema no OBC

Recarga DC

  • baterias do carro tem arquitetura de 400 V então em carregadores com cabo limitado em 200 A a potência máxima vai ser de 80 kW
Anexos
limite_corrente.jpeg
limite_corrente.jpeg (150.63 KiB) Exibido 47536 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Convenios de Recarga

Mensagem por ivanfm »

Eletropostos Volvo

  • necessário utilizar o aplicativo Volvo Cars Eletropostos - Rede de Carregadores Volvo - Aplicativo Volvo Cars Eletropostos
  • https://eletropostosvolvocars.com.br/
  • Cobrança iniciada em 2024-07-10 para clientes de outras marcas e inatividade para todos : Re: Carregadores públicos Volvo - Inicio da cobrança para usuários de outras marcas
  • Contatos de atendimento :
  • 2025-02 Cada conta só funciona em um dispositivo e VIN
    • precisa de comprovação de propriedade para a gratuidade enviando CRLV para
  • 2025-03 precisei mudar o aplicativo de telefone celular, o aplicativo não permite sozinho mudança de dispositivo e não dá detalhes sobre procedimento se você utiliza a opção "Sair" no dispositivo anterior não consegue mais entrar, e email de atendimento não responde rapidamente (3 dias sem resposta)
    • enviando e-mail para o atendimento não recebi retorno depois de 2 dias
    • liguei para o 0800 e liberaram na hora, questionei sobre prazo dos emails e disseram que são 48 horas (já tinha vencido esse prazo do meu e-mail inicial)
      • questionei sobre o caso onde duas pessoas da familia utilizam o carro e não é possivel ter vinculação no App, disseram que basta a pessoa que não tem o App ligar no 0800 e solicitar a liberação indicando a conta que tem a liberação (disseram que o atendimento funciona 24 horas)

Membership Zletric

  • Permite recarregar gratuitamente em pontos Zletric, fica com validade de 1 mês e é renovado automaticamente no mês seguinte
  • 2024-11 as recargas gratuitas ficaram disponíveis somente nas EcoVagas da Estapar e não mais em toda a rede da Zletric
  • https://www.zletric.com.br/membership
Anexos
2024-07-volvo-termos.pdf
(777.17 KiB) Baixado 832 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Bateria 12 V

Mensagem por ivanfm »

Bateria 12 V

Tomadas 12V

Fusíveis

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Ar Condicionado

Mensagem por ivanfm »

  • Deixando alguém ou pet dentro do carro sem motorista com ar condicionado ligado
    • clicar no botão embaixo da tela central para ativar o ar condicionado por 30 minutos
    • se uma pessoa que não sabe operar precisar ficar dentro do carro trancado veja o modo de nível de alarme reduzido em Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Alarme e não esqueça de ativar o ar condicionado pelo aplicativo
  • Na tela, clicar no simbolo do ventilador na barra inferior -> Temporizadores -> Manter climatização ativa

Filtro do Ar Condicionado



Ver no youtube


Ver no youtube
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Freios

Mensagem por ivanfm »

Freios

  • Desativar freio traseiro automático durante manobras

    • Clicar na tela da câmera para aparecer opção de desativar
  • As vezes ao sair é possível perceber um barulho pois as pastilhas "grudam" nos discos

    • Isso acontece normalmente depois de andar com carro na chuva ou lavar as rodas e deixar o carro secar parado
    • ideal antes de parar o carro depois de molhar é pisar algumas vezes no freio para reduzir a água nos discos e pastilhas
    • Manual tem uma indicação de recomendação de pisar forte no freio de tempos em tempos para evitar isso
    • 2024-02 uma pessoa informou que grudaram de uma forma que houve dano as pastilhas e discos depois de lavar o carro
  • Para movimentar o carro precisa que o motorista esteja com cinto de segurança OU porta do motorista fechada

  • Como colocar o carro em neutro e sem freio de estacionamento

    • Precisei disso num borracheiro que queria girar a roda (coloquei em neutro, mas o freio de estacionamento continuou ativo)
    • Serve para o caso do carro precisar ser guinchado / rebocado para ser colocado em uma plataforma em caso de problemas
      • O manual indica claramente que não deve ser utilizado para outras situações
    • Parece que o modo reboque é a melhor opção
    • Para desativar o freio de estacionamento pode engatar D ou R, dai poderia colocar novamente em N, mas precisa que o motorista fique no banco
    • https://www.xc40forum.com/threads/xc40- ... wash.5989/
  • Prevenção de Colisão / City Safety

  • O sistema de prevenção de colisão é bem brusco, freia totalmente o carro quando detecta possibilidade de colisão

  • "Uma ação de frenagem em andamento pode ser sempre interrompida com uma pressão forte do motorista no pedal do acelerador."

  • Revisão de 210000 de XC40 P8 - Pastilhas e discos ainda uma vida util grande - Re: Frenagem Regenerativa / Regeneração - Pastilhas e discos após 210000 km em XC40 P8

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - LIGAR / DESLIGAR / REINICIAR

Mensagem por ivanfm »

LIGAR / DESLIGAR / REINICIAR

  • Ativar climatização (ar condicionado) e radio sem motorista no carro
    • Apertar botão da central de midia - vai ativar por 30 minutos
    • Aplicativo Volvo - clicar no ventilador e ativar
  • Ficar dentro do carro mas com as luzes desligadas e ligando quando engatar a marcha
    • Ir no menu de configuração de Luzes ( Engrenagem - Controles)
    • Selecionar a ultima opção para "Desligar o Automovel"
    • https://www.volvocars.com/br/support/ca ... 511d233e42
    • Depois que o carro desligar apertar o botão embaixo da tela, a tela e ar condicionado voltam a funcionar mas as luzes externas do carro ficam desativadas
  • Reativar energia para utilizar sistema de abertura/fechamento dos vidros
    • pisar no freio
    • aconteceu durante um carregamento DC, depois de um tempo com carro parado não conseguia utilizar os vidros, ao pisar no freio o vidro voltou a funcionar
  • Desligar / ligar manualmente o carro
    • apertar e segurar o botão PLAY / PAUSE
  • Reboot do sistema Android
    • Em alguns casos resolve quando perde conectividade e outros casos estranhos
  • Desativar o touch screen da tela para modo de limpeza
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Reboot TCAM / LTE

Mensagem por ivanfm »

Reboot do sistema de comunicação / modem / TCAM / LTE

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Capacidade de Carga

Mensagem por ivanfm »

Capacidade de carga

xc40_p6_pesos.jpg
xc40_p6_pesos.jpg (456.07 KiB) Exibido 47516 vezes


Ver no youtube
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Porta Malas

Mensagem por ivanfm »



Ver no youtube
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Autonomia

Mensagem por ivanfm »

Autonomia

  • O carro apresenta uma ESTIMATIVA de autonomia com base em diversos parâmetros
  • A autonomia apresentada no painel do motorista (após versão 2.9) é a autonomia média apresentada no aplicativo de autonomia (na tela central)
    • Na versão que temos no Brasil é apresentado como "Intervalo" na versão em Inglês "Range", italiana "Autonomia"
  • Com um mesmo nível de bateria essa autonomia pode variar de acordo com os últimos kms percorridos pelo carro (forma de aceleração, relevo, velocidade média), além disso a capacidade da bateria é afetada pela temperatura (dias mais frios podem afetar a autonomia de forma sensível)
  • Em algumas atualizações aparentemente mudaram a forma de cálculo, na 2.9 no meu caso parece que houve um "reset" do histórico e depois ajustou conforme nosso uso.
  • No manual do carro tem um gráfico interessante indicando as variações de autonomia de acordo com variação de temperatura e velocidade - Re: Consumo / Autonomia - Variações de acordo com temperatura e velocidade Volvo XC40
  • Imagem
  • Consumo de energia e velocidade em veiculos elétricos
  • Uma conversa sobre efeitos de velocidade no consumo / autonomia
  • Essa foto foi tirada em um dia com temperatura externa de aproximadamente 16 C e com o carro com 56 % de carga, indicando uma autonomia mínima de 120 km e máxima de 250 km
20230928_084743.jpg
20230928_084743.jpg (619.17 KiB) Exibido 46748 vezes
  • Já vi diversos casos de pessoas comentando o consumo inicial do veículo e melhora na sequência, um dos motivos desse acontecimento é a climatização que no vídeo mostra que pode consumir sensivelmente no início até a estabilização da temperatura (quando entrei no carro começou a consumir 7 kW como é possível observar na foto anterior, mas quando iniciei a gravação já tinha reduzido)


Ver no youtube
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Chaves

Mensagem por ivanfm »

4372641_HUF8423MS_manual.pdf
(139.05 KiB) Baixado 1541 vezes
  • Chaveiro em São Paulo que faz cópia da chave física (metal) no formato correto para caber na carcaça da chave do Volvo
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Alarme

Mensagem por ivanfm »

Alarme

  • https://www.volvocars.com/br/support/ca ... 514284c2dd
  • O sistema é ativado sempre que o carro é travado
  • O carro possui sensores de movimentação internos no carro, quando o alarme é ativado esses sensores ficam ativos
  • Nivel de alarme reduzido
    • https://www.volvocars.com/br/support/ca ... 51586c5d57
    • Se uma pessoa ou pet ficarem dentro do carro o alarme será disparado pelo movimento
    • Manuais antigos da Volvo também recomendam esse modo para casos onde o veículo é transportado de trem, balsa, barco etc
    • Via tela do carro é possivel selecionar para ser utilizado, e é desabilitado quando o carro for dirigido retornando ao padrão de alarme completo
      • Engrenagem (Settings) -> Controles -> "Modo de alarme reduzido"
      • "O nível de alarme reduzido é desativado após cada uso e deve ser reativado"
    • Via App é possível trancar o carro no modo de Guarda Reduzida que desativa os sensores internos, dessa forma via app é possível trancar o carro e ligar o alarme e ar condicionado caso seja necessário deixar uma pessoa (que não saiba operar os controles) ou pet dentro do carro
Screenshot_20231019-082435_Volvo Cars.jpg
Screenshot_20231019-082435_Volvo Cars.jpg (19.86 KiB) Exibido 46532 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - API / Integração

Mensagem por ivanfm »

API / Integração Volvo

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Active Mode - Deixando o carro ligado

Mensagem por ivanfm »

  • Existem algumas pequenas variações que podem ser feitas, mas essa eu testei e é a mais clara para saber que entrou no modo correto

  • se durante o procedimento aparecer alguma mensagem de cinto de segurança basta apertar o botão central do lado direito do volante para apagar

    Código: Selecionar todos

    - Entrar no carro e sentar no banco do motorista com  a chave do carro
    - Apertar o botão de trancar o carro na chave (ao trancar as tomadas 12V desligam)
    - Apertar o botão de destrancar o carro na chave
    - Pressionar e segurar o pedal de freio
    - Apertar o botão do pisca-alerta duas vezes (Ligar/Desligar)
    - Abrir a porta do motorista
    - Soltar o pedal do freio
    - Deve aparecer uma mensagem no painel do motorista - "O veículo está ativo"
    
  • Funcionou mesmo com vidro do passageiro aberto (deixei um cabo passando para ligar o cabo de energia)

  • A Luz de DRL frontal fica ligada mesmo quando na alavanca de seleção for escolhido o modo desligado

  • 2024-10 testes com uso das tomadas 12V

    • uma vez desligou depois de aproximadamente 1h50, em outro momento aproximadamente 1h
    • Não ficou claro qual o tempo e não tem a ver com consumo pois os equipamentos ligados consomem menos de 100W
  • Mesmo abrindo e fechado portas o carro continua no modo ativo, se trancar pelo controle e destrancar ele sai do modo ativo

Normalmente o carro só fica ligado quando tem alguem no banco do motorista, fora colocar peso para simular uma pessoa parece que ainda não se sabe uma solução definitiva para deixar o carro totalmente ligado

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Palhetas Limpador parabrisas

Mensagem por ivanfm »

  • Algumas concessionárias trocam dentro da garantia, outras não
  • Manual indica que é item de desgaste então não é coberto pela garantia
  • O esguicho fica no braço do limpador, não na palheta que pode ser trocada facilmente
  • Dianteiras
    • Uma tem 24 " / 600 mm e outra 20 " / 500 mm
  • 2024-01 um proprietário de XC40 comprou essa :
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - sistemas de segurança

Mensagem por ivanfm »

  • Um vídeo bem interessante que mostra a evolução dos sistemas de segurança ativa da Volvo


Ver no youtube
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Indicação de Energia Utilizada / Regenerada

Mensagem por ivanfm »

Uma coisa que não gosto no painel do Volvo é não ter indicação numérica do consumo e nível de regeneração somente pontinhos indicando a escala.

painel_volvo_manual.png
painel_volvo_manual.png (412.17 KiB) Exibido 43679 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Modos de Direção

Mensagem por ivanfm »

  • Dependendo da versão do software no carro algumas opções podem aparecer de forma diferente

  • Algumas versões tem como ativar/desativar o modo OPD e outras ainda tem a versão "Auto" que entra em modo OPD quando está próximo de outro veículo

  • No manual da versão MY24 - aparece a recomendação de não utilizar OPD em condições escorregadias

  • Em locais de piso irregular / escorregadio mesmo no P6 com tração dianteira ativar o modo Off-Road ajuda bastante

    • O modo off-road deixa o carro mais "travado" parece até com um modo OPD mais forte o que ajuda bastante a ir devagar em pisos irregulares
    • depois que passa uma velocidade (acho que 40 ou 50 km/h) o modo off-road é desligado automaticamente
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Limpeza de Bancos

Mensagem por ivanfm »

Produtos indicados pela concessionária para limpeza dos bancos xc40 / c40 e outros tecidos

Produto para limpeza e hidratação de couros

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - RSI Road Sign Information / Indicação de Placas no Painel

Mensagem por ivanfm »

  • Indicação de placas no painel / google maps

    • só ficou disponível nas P8 MY22 (não nas MY23 P6/P8 e posteriores) no Brasil
    • alguns chamam de leitor de placa, mas a documentação chama de RSI (Road Sign Information)
    • quando utilizei uma P8 com essa função não "lia" as placas, passei por várias bem legíveis que não foram mostradas, então acho que é somente a base do google maps mesmo
  • Em 2025-05 estive em viagem com um veículo da Audi que tinha a função de leitura das placas e como não tinha GPS nativo utilizamos o google maps que naquele país apresenta a indicação de placas

    • Foi possivel perceber em ambos os casos que existem diversos erros
    • o leitor de placas do carro percebe facilmente as mudanças de placas sem necessidade de cadastro em uma base (ex em caso de obras, mas não analisa por exemplo quando você sai de uma via de baixa velocidade para uma via de maior velocidade sem ter placa
    • o sistema do maps tem as vias com definições de velocidades então independente da existência de placas de velocidade determina claramente as mudanças o que facilita quando não se conhece completamente as regras do país
    • um sistema ideal seria a combinação dos dois, mas mesmo assim percebo que não seria totalmente seguro devido a possíveis inconsistências, imagino ser por isso que a Google nem tem a definição de velocidade no Brasil e ter vindo nos primeiros MY22 foi um engano, ter a leitura seria mais preciso mas mesmo assim com possibilidades de erros
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2063
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Desmontagem do forro da Tampa Traseira

Mensagem por ivanfm »

o vídeo é para a versão a combustão 2019, mas não deve ter diferença para as versões elétricas



Ver no youtube
Responder

Voltar para “Volvo BEV - XC40 / C40 Recharge”