Para facilitar a vida daqueles interessados sobre veículos elétricos aqui tem um resumo das informações disponíveis no forum para os iniciantes. E também algumas respostas para as perguntas mais frequentes feitas por aqueles que ainda estão conhecendo o assunto.
Alguns assuntos tem um tópico especifico para permitir a conversa e melhoria das informações
- Diversos vídeos para iniciantes
- Guias
- Termos básicos para iniciantes
- Pontos a considerar antes de comprar / alugar
- Veículos disponíveis no Brasil :
- https://forumve.gitlab.io/evs-brasil/
- Fabricantes / Distribuidores e Importadores : viewtopic.php?f=6&t=1889
- Quantos veículos elétricos existem no Brasil : viewtopic.php?f=3&t=344
- Existem diversas áreas nesse forum com informações especificas de alguns veículos.
- Consumo / Autonomia
- viewtopic.php?p=33#p33
- Efeitos da velocidade : viewtopic.php?f=6&t=2217
- Planejamento de rotas : viewtopic.php?f=11&t=12
- Ar condicionado consome energia, mas não "potencia" do motor : https://www.youtube.com/watch?v=FWp-nmgowIs
- A conta de energia vai subir ?
- Se você carregar na sua casa é claro que vai subir, mas vai subir muito menos que a sua conta do posto de gasolina vai cair
- é importante considerar a diferença nas suas despesas e não quanto aumenta a conta de energia elétrica
- o custo por km em um veiculo elétrico é de 0% a 30% do custo de um veiculo a combustão
- 0% quando utilizar recargas gratuitas disponíveis...
- se você possuir um sistema fotovoltaico o custo também é muito baixo
- 0% quando utilizar recargas gratuitas disponíveis...
- https://canaltech.com.br/carros/quanto- ... co-209077/
- Dicas de condução : viewtopic.php?f=70&t=161
- Diversas informações em vídeo : viewforum.php?f=71
- Como conversar com proprietários de veiculos elétricos para tirar mais dúvidas
- Além do forum você pode participar dos grupos de mensagens instantâneas :
- Baterias
- Qual a vida util da bateria ?
- Na maioria dos casos maior que a carroceria do carro, desde que utilizada de maneira correta
- Como prolongar a vida util da Bateria : viewtopic.php?p=2507#p2507
- Reciclagem : viewtopic.php?f=27&t=1941
- Qual a vida util da bateria ?
- Energia / Recarga
- Posso carregar em uma tomada comum de casa ou empresa ? 110 ou 220V ?
- Sim, mas o tempo de carga vai depender da potencia que essa tomada pode fornecer (potencia W = tensão V * corrente A)
- é necessário utilizar um carregador portátil : viewtopic.php?p=3440
- é muito importante configurar o carro e/ou carregador para não exceder o limite dessa tomada
- Não utilize o limite de uma tomada residencial (ex 10A), pois ela não foi projetada para ficar horas no seu limite
- Nesse caso limite a corrente pelo carro ou pelo carregador portátil - viewtopic.php?p=3440
- Exemplos de problemas com tomadas comuns : viewtopic.php?p=3427#p3427
- existem poucos veículos que só podem ser carregados em tomadas com NEUTRO (Renault ZOE), portanto não carregam em 220V em estados como SP que tem 220V(na maior parte dos casos na configuração bifásica)
- existem veículos e carregadores que só carregam com um bom aterramento
- é importante medir antes de utilizar uma tomada que você não conheça para garantir que vai utilizar a tensão correta
- Para saber as tensões nominais de cada região do Brasil de acordo com a ANEEL : viewtopic.php?f=8&t=1443
- se vai utilizar o veículo em viagens em locais desconhecidos é recomendável ter um kit de adaptadores viewtopic.php?p=2627#p2627
- Quanto tempo gasto para recarregar ?
- você não precisa ficar esperando a carga do carro
- "10 segundos, 5 segundos para conectar a noite e 5 segundos para desconectar pela manhã" - Marcelo Dejon 2018 - Guia do Carro elétrico 2021 Estadão
- diversos fatores afetam o tempo de carga (capacidade da instalação, do carregador, do carro, do estado de carga atual do carro)
- para estimar quanto tempo o carro vai demorar para carregar : viewtopic.php?p=2550
- É melhor carregar com potencia menor ou maior em casa ?
- Teoricamente cargas mais lentas são melhores para bateria, MAS nas novas baterias que suportam cargas acima de 50kW em DC provavelmente reduzir a potencia na carga residencial não deve fazer diferença para vida util da bateria pois a carga residencial está muito abaixo do limite suportado pela bateria
- Cada bateria tem caracteristicas diferentes, e os fabricantes não indicam claramente qual ponto é melhor para manter a vida util da bateria
- Existem perdas durante o processo de recarga e nesse caso cargas com maior potencia podem ser mais eficientes por durarem tempo menor : viewtopic.php?p=3351#p3351
- Se você possui um sistema solar e um carregador conectado pode utilizar a energia que seria enviada para a rede na recarga variando a corrente máxima
- Tipos de conectores utilizados nos carros elétricos : viewtopic.php?f=6&t=1578
- Tipos de tomadas disponíveis no Brasil : viewtopic.php?f=29&t=1885
- Mesmo que tenha um hibrido que utiliza somente 16A, tente já preparar sua instalação para 32A que vai permitir no futuro a carga mais rapida de um elétrico puro
- Lembre que a parte de instalação pode dar o maior trabalho no processo de preparação e a diferença de preço nos fios não é tão grande, então deixe sua instalação preparada para o futuro
- Como recarregar em viagem em lugar que não tem carregador
- Um carregador portátil pode ser suficiente se for ficar alguns dias em um local que ofereça tomadas comuns
- viewtopic.php?t=2340
- Onde encontro pontos de recarga ?
- A maioria dos pontos está cadastrada em https://www.plugshare.com
- Redes de Recarga e Aplicativos : viewtopic.php?f=28&t=1727
- Devo fazer check-in no plugshare quando for carregar ?
- sim, fazer o check-in ajuda a manter o histórico de funcionamento dos locais
- também permite que outras pessoas saibam quando o ponto de carregamento está em uso
- Posso deixar meu carro estacionado em vaga de carregamento sem carregar
- Apesar de ainda não termos legislação sobre o assunto, é importante retirar o carro da vaga de recarga de forma a deixar disponível para outros usuários
- principalmente nos pontos de recarga rápida é recomendado que se carregue até 80% pois a partir dai na maioria dos carros a recarga fica lenta
- viewtopic.php?p=3350#p3350
- Informações sobre carregadores viewtopic.php?f=28&t=1657
- Segurança em instalações : viewtopic.php?f=8&t=1831
- Regras sobre recargas ANEEL : viewtopic.php?f=8&t=205
- Energia solar e recarga de carro elétrico : viewtopic.php?f=8&t=1897
- Como posso recarregar no condomínio : app.php/tag/condominio
- Posso colocar uma vaga de carregamento em meu estabelecimento e oferecer aos meus clientes ?
- Sim, mas faça a sinalização corretamente para garantir que seja utilizada somente durante a recarga
- Legislação sobre vagas - viewtopic.php?t=2355
- Modelos de placas / sinalização - viewtopic.php?t=281
- Tenha cópias do Aviso de cortesia da ABRAVEI para colocar no período de adaptação
- Posso cobrar recargas feitas no meu estabelecimento ?
- Sim, mas você não pode cobrar somente energia pois isso parece ser exclusividade das distribuidoras você deve cobrar pelo serviço de recarga
- O valor pode (e como usuário acho que deve) ser derivado do consumo de energia
- viewtopic.php?p=268#p268
- Posso carregar em uma tomada comum de casa ou empresa ? 110 ou 220V ?
- Manutenções
- Comparativo de valores de revisões : https://forumve.gitlab.io/evs-brasil/revisoes.html
- Marcas como Volvo definiram no Brasil inspeções a cada 2 anos ou 30000km
- Diferenças de manutenção para veiculos a combustão
- Pneus : viewtopic.php?f=6&t=2033
- Troca de óleo : Não tem na maioria dos modelos (alguns precisam de troca de óleo da caixa de transmissão)
- Pastilhas de freio : Vão durar muito mais nos carros que possuem freio regenerativo
- Posso andar com o veículo elétrico na chuva ?
- Os carros elétricos são preparados para funcionar normalmente, mas alguns veiculos menores como patinetes e bicicletas podem ter limitações
- Quais cuidados para lavar um veículo elétrico ?
- Carros:
- "Fechar os vidros"...
- não se deve lavar motor
- não existem outros cuidados específicos
- Verificar as especificações do fabricante...
- Patinetes, bicicletas, motos etc:
- Verificar as especificações do fabricante...
- Carros:
- Legislação : viewtopic.php?f=7&t=1699
- Alguns estados oferecem até isenção de IPVA para veiculos elétricos
- Emissões
- viewtopic.php?p=1545#p1545
- Os elétricos poluem mais durante sua produção do que os veiculos a combustão ?
- Em alguns casos sim, mas durante a vida util total do carro tem um volume muito menor de emissões e lixo
- viewtopic.php?f=69&t=1589