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Para facilitar a vida daqueles interessados sobre veículos elétricos aqui tem um resumo das informações disponíveis no forum para os iniciantes. E também algumas respostas para as perguntas mais frequentes feitas por aqueles que ainda estão conhecendo o assunto.
Alguns assuntos tem um tópico especifico para permitir a conversa e melhoria das informações
Em dias diferentes carrego o carro até o mesmo ponto e autonomia apresentada é diferente ?
A maioria dos carros apresenta somente um número de autonomia no painel (muitos chamam de adivinhometro)
essa autonomia tem como base uma série de fatores como último consumo feito (que varia conforme, velocidade, relevo, carga etc...), temperatura ambiente ....
algumas marcas utilizam um número fixo para conversão de bateria em autonomia sem considerar consumo anterior
é importante entender como o número é apresentado no veículo que for utilizar
Então essa autonomia de painel é uma referência e pode variar mesmo o veículo tendo a mesma indicação de carga da bateria
Se você carregar na sua casa é claro que vai subir, mas vai subir muito menos do que você iria gastar com posto de combustível. Não adianta observar somente um ponto separado pois se você tem um carro a combustão e troca por um elétrico vai parar de gastar com combustível e gastar com energia elétrica.
é importante considerar a diferença nas suas despesas e não quanto aumenta a conta de energia elétrica
o custo por km em um veiculo elétrico é de 0% a 30% do custo de um veiculo a combustão
0% quando utilizar recargas gratuitas disponíveis...
se você possuir um sistema fotovoltaico o custo também é muito baixo
Posso carregar em uma tomada comum de casa ou empresa ? 110 ou 220V ?
pode ser utilizado eventualmente, o uso contínuo dessas tomadas pode causar degradação por temperatura e necessidade de substituição. O custo para colocar uma tomada industrial de 16A ou 32A é baixo tente fazer a substituição sempre que possível
o tempo de carga vai depender da potencia que essa tomada pode fornecer (potencia W = tensão V * corrente A)
existem poucos veículos que só podem ser carregados em tomadas com NEUTRO (Renault ZOE), portanto não carregam em 220V em
estados como SP que tem 220V(na maior parte dos casos na configuração bifásica)
existem veículos e carregadores que só carregam com um bom aterramento
é muito importante configurar o carro e/ou carregador para não exceder o limite dessa tomada
Não utilize o limite de uma tomada residencial (ex 10A), pois ela não foi projetada para ficar horas no seu limite
É melhor carregar com potencia menor ou maior em casa ?
Teoricamente cargas mais lentas são melhores para bateria, MAS nas novas baterias que suportam cargas acima de 50kW em DC provavelmente reduzir a potencia na carga residencial não deve fazer diferença para vida util da bateria pois a carga residencial está muito abaixo do limite suportado pela bateria
Cada bateria tem caracteristicas diferentes, e os fabricantes não indicam claramente qual ponto é melhor para manter a vida util da bateria
desde que sua instalação elétrica tenha capacidade pode instalar
mas um carregador desses custa caro e normalmente é possivel carregar com carregador AC em uma noite enquanto se dorme então para a maioria dos casos não faz sentido
Tenho uma viagem para fora do Brasil, posso comprar e trazer um carregador sem dor de cabeça ?
Verifique antes qual o tipo de conector do seu carro e o que vai comprar (maioria dos vendidos aqui é Tipo 2, EUA normalmente só tem carregadores Tipo 1 e China GB/T) , então se trouxer um carregador com conector diferente do seu carro vai precisar de um adaptador
Carregar em wallbox é melhor / mais eficiente que em carregador portátil ?
A potência depende da instalação elétrica e limite de corrente configurado no carregador, o carro vai utilizar de acordo com sua curva de carga respeitando o limite indicado pelo carregador.
Então a potência pode ser a mesma em ambos os casos (se utilizando carregadores de mesma potência e com mesmo limite de corrente)
Para o caso mais comum que é o uso de 7kW (220V 32A) tanto o portátil como wallbox atendem da mesma forma
Mesmo que tenha um híbrido que utiliza somente 16A, tente já preparar sua instalação para 32A que vai permitir no futuro a carga mais rápida de um elétrico puro
Lembre que a parte de instalação pode dar o maior trabalho no processo de preparação e a diferença de preço nos fios não é tão grande, então deixe sua instalação preparada para o futuro
Como recarregar em viagem em lugar que não tem carregador
Um carregador portátil pode ser suficiente se for ficar alguns dias em um local que ofereça tomadas comuns
Os carros elétricos são preparados para funcionar normalmente, mas alguns veiculos menores como patinetes e bicicletas podem ter limitações
Posso passar por áreas alagadas ?
Ele não tem o mesmo risco de parar no meio de um alagamento como um carro a combustão, mas não quer dizer que você pode passar por pontos de alagamento sem problemas.
Lembre que como qualquer carro moderno esses veículos estão cheios de conectores, cabos que podem não sofrer no momento mas que podem se deteriorar mais rapidamente pelo contato prolongado com a água