Antes de iniciar a leitura desse tópico recomendo a leitura do tópico geral sobre "carregadores" em
AC Informações uteis para escolha e instalação e uso de "carregadores" CA- muitos conceitos necessários estão apresentados lá
- vai ver que não é um carregador de verdade, apesar de utilizarmos esse termo na maioria das vezes
Pelo que entendi da
ABNT NBRIEC 61851-1 ocarregador portátil é classificado comoICCB ouIC-CPD se possuir as proteções para pessoas- Modo 2 de recarga - Classificação de métodos de carga / Carregadores - Nível / Level e Modo / Mode
Existem carregadores portáteis com diversas capacidades de potência máxima
- Um
carregador portátil de7 kW (32 Amonofasico /bifasico ) e com a instalação correta tem o mesmo resultado de carregamento que umwallbox de7 kW quando utilizando a corrente máxima de 32 A, - Alguns fabricantes chamam esses carregadores de "Carregador de emergência" pois fornecem carregadores com corrente limitada em 8 A, 10 A e nesse caso ajudam em eventualidades, mas não são ideais para o uso em casos onde se precisa fazer uma carga completa em uma noite
- é muito importante respeitar o limite das tomadas, não se pode utilizar 32 A se o circuito não foi dimensionado para 40 A
- se você tem mais tempo do que o necessário para recarga em 32 A utilize mesmo assim uma corrente um pouco menor, isso ajuda na vida útil de todos os componentes
- Um
Tomadas comuns não foram feitas para uso continuo- Devem ser utilizadas somente eventualmente e com cuidados, utilizando ABAIXO da CAPACIDADE NOMINAL
- Problemas em recargas em tomadas comuns
- Eu pessoalmente acho que um bom equipamento portátil resolve os problemas da maioria da pessoas, passei 2 anos somente com um carregador desses e foi mais que suficiente utilizando uma
tomada industrial AZUL2P+T de 32 A em casa, e atétomadas comuns de 2 pinos 10 A em viagens - Exemplos de recargas em hotéis com carregador portátil- Deve ser utilizado com cuidado e respeitando os limites das instalações
- sempre que possível com
tomada industrial e todas as proteções recomendadas nas normas - o carregador que vem em alguns carros pode atender a diversas situações, mas não a maioria que considero comuns
- o
carregador portátil normalmente pode ficar fixo na sua garagem utilizando umatomada industrial e removido para viagens
- Se você vai fazer uma viagem programada converse antes com o local para verificar a possibilidade da instalação de um circuito de 40 A com
tomada industrial de 32 A- Em mais de uma vez eu negociei com o local que ia ficar para a instalação dessa tomada, o que facilitou muito para recarga durante a estadia
- O estabelecimento pode colocar medidor de energia e cobrar, o que passa a ser um serviço e não um favor e dessa forma você será melhor atendido
Cuidado ao utilizar tomadas desconhecidas, verifique com um multímetro a tensão dos pinos antes de utilizar
Uma
tomada comum de 10 A ou 20 A não foi projetada para equipamentos de uso constante, portanto não considere esses limites como os possíveis de utilização nessas tomadas.- secador de cabelo, aspirador de pó não são equipamentos que ficam horas ligados
- da mesma forma que circuitos para carregadores são projetados com 20% de "folga" aplique esse valor, utilize no máximo 8 A (eu acho mais seguro 6-7 A por já ter visto tomadas esquentarem muito com 8 A ) em tomadas de 10 A e no máximo 16 A em tomadas de 20 A
- Uso de
tomadas comuns deve ser feito de forma eventual nessas tomadas somente quando não existe outra opção, o resultado do uso continuo de 16 A em uma tomada de 20 A pode ser visto em : Re: Problemas em recargas em tomadas comuns - Tomada de 20 A utilizada por 6 meses em 16 A - Além disso é comum nas instalações no Brasil o compartilhamento de circuitos, um
disjuntor que atende diversas tomadas, iluminação etc.. o que implica em emendas / divisões que podem aquecer durante um uso no limite - em diversos casos no Brasil as instalações não possuem
DPS /IDR e/ou aterramento que são itens importantes para proteção - Exemplos de problemas : Problemas em recargas em tomadas comuns
Desde o início eu já tinha referência de alguns pontos que deveriam ser considerados em um carregador desse tipo e hoje já tenho mais pontos que acho que devem ser considerados na escolha de um
carregador portátil - Capacidade para
7 kW (monofásico fase-neutro oubifásico fase-fase ) 32 A- A diferença de preço do carregador de
7 kW para o de3.5 kW 16 A é minima, e pouca diferença no peso- Para muitas pessoas o de
3.5 kW que vem com conectoresNBR 14136 de 20 A pode ser suficiente, é uma escolha pessoal, mas considerando a pequena diferença e a possibilidade de uso do carregador fixo na garagem acho o de 32 A com melhor custo / benefício- Mas como indicado anteriormente
tomadas comuns não foram feitas para uso continuo em corrente máxima, então é necessário tomar mais cuidado ao utilizar qualquer carregador emtomadas comuns
- Mas como indicado anteriormente
- Para muitas pessoas o de
- Razoavelmente mais barato que o
trifásico de22 kW , que é muito mais pesado e dificilmente se encontram tomadas trifásicas para uso , além disso muitos carros não tem carregamentotrifásico - Um carregador de
22 kW pode valer a pena para quem está / utiliza em estados onde o padrão é 220 Vfase-neutro (não é o caso de SP, RJ, PR...)
- Um carregador de
- Carregador de
11 kW na maioria dos casos é PIOR que o de7 kW - vai carregar um carromonofásico em somente3.5 kW
- A diferença de preço do carregador de
- Deve funcionar em 110 V ou 220 V, ideal que funcione de 90 a 250 V que são valores encontrados pelo Brasil
- Deve funcionar sem aterramento, apesar de ser necessário para proteção é comum encontrar tomadas em viagem que não tem aterramento
- funcionar sem aterramento permite a carga quando não existe opção, mas reduz o nível de proteção dos equipamentos, então cuidado em dias de chuvas, ventos, finais de linha e locais com grandes equipamentos que podem causar variações na rede elétrica, pois o aterramento é muito importante para o funcionamento de proteções como
DPS , em alguns casos oDPS pode proteger mesmo sem aterramento - a opção mais segura parecem os modelos que bloqueiam a carga quando não tem aterramento, mas permitem que o usuário via configuração liberem a carga temporariamente
- funcionar sem aterramento permite a carga quando não existe opção, mas reduz o nível de proteção dos equipamentos, então cuidado em dias de chuvas, ventos, finais de linha e locais com grandes equipamentos que podem causar variações na rede elétrica, pois o aterramento é muito importante para o funcionamento de proteções como
- Deve ter seleção de corrente, para que você possa utilizar adaptadores Kit para recarga em diversos tipos de tomadas do Clemente Gauer e utilizar nos diversos tipos de tomadas com segurança Problemas em recargas em tomadas comuns (sempre utilizar abaixo do limite teórico da tomada)
- Permitir seleção de corrente a partir de 6 ou 8 A, alguns modelos (como o meu) tem corrente minima de 10 A, isso não é um problema se o seu carro permitir a seleção de corrente, mas diversos veículos não tem essa opção, então para um carregador que possa funcionar em qualquer carro e tomada de forma segura acho que esse é um ponto muito importante
- iniciar com a seleção do menor valor de corrente por padrão
- Considerando as tomadas mais comuns no Brasil Tipos de tomadas encontrados no Brasil eu recomendo que tenha pelo menos as configurações para 6/16/24/32 A
- as configurações de 10 e 20 A acho que tendem a fazer o usuário escolher elas nas
tomadas comuns então acho mais seguro quando não tem essas opções
- as configurações de 10 e 20 A acho que tendem a fazer o usuário escolher elas nas
- Não são todos os veículos que tem configuração no painel para seleção de corrente de carga
- Não deve ter memória para lembrar qual foi a última seleção utilizada, isso garante maior segurança pois se você utilizou uma tomada de 32 A no dia anterior ao ligar em uma tomada de 10 A ele não vai iniciar em 32 A
- Algumas pessoas preferem que tenha memória para casos de queda de energia retornar com a configuração anterior, mas no uso normal acho mais perigoso principalmente se não for utilizado sempre por uma pessoa que vai verificar todos detalhes antes de ligar
- Antes de comprar tome sua decisão segurança ou praticidade, enquanto aguardamos algum modelo que seja lançado com um sistema que mantenha a memória por alguns minutos caso caia a energia durante a recarga
- https://www.instagram.com/p/Cqis5RjL49b/
- Ter mostrador com Tensão/Corrente/Energia consumida, permite ver exatamente quanto está entrando de energia no veículo, muitos veículos não tem essa informação no painel, e não é um fator que vai afetar o preço de forma sensível
- Ter homologações internacionais, como não temos no Brasil regras específicas para isso pode ajudar a garantir a qualidade
- Ter proteções internas como
IDR eDPS , muitos carregadores de baixo custo não possuem proteções, esse é um item que pode fazer uma boa diferença no preço, é como um seguro que você paga mas não quer utilizar, mas se precisar ele está disponível para te salvar. Então se tiver essa opção vale a pena comprar a versão com oIDR integrado - Ter proteção contra sobre aquecimento dos plugues
- um sensor no plugue que permite saber a temperatura e desligar em caso de aquecimento
- tenha em mente que ao utilizar adaptadores o ponto de maior aquecimento que é a tomada de entrada não será monitorado
- por isso equipamentos que já permitem troca de plugs e que possuem esses sensores em cada plugue são melhores
- Tamanho do cabo, tenho um carregador com cabo de 5 m, mas já vi marcas que oferecem cabos de até 10 m, essa diferença de tamanho pode facilitar bastante em alguns casos sem necessidade de extensões.
- Mas lembre de não deixar o cabo enrolado durante a recarga.
- Efeitos de utilizar extensão / cabo elétrico enrolado
- Nível de proteção IP56 ou superior para permitir o uso em dias de chuva
- Sempre verifique como estão os cabos antes de utilizar, para garantir que não existe problema que possa afetar a vedação
- Capacidade para
Algumas empresas já oferecem kits para instalação em uma caixa contendo
IDR ,DPS ,tomada industrial para conexão do carregador, isso pode reduzir os custos para ter uma instalação de qualidade com uma única ligação nessa caixaMuitas pessoas compraram esse tipo de carregador direto da china, as vezes aparecem promoções com bons preços
- alguns não tiveram problemas e ficaram satisfeitos
- mas vi diversos relatos de cobrança dos impostos, em alguns casos os produtos foram recusados (aparentemente pela fiscalização) e devolvidos para o vendedor
- Ter confiança na qualidade do produto é muito importante e existem lojas com produtos confiáveis no Brasil (esses também vêm da China, não conheço nenhum fabricante de de portátil no Brasil)
- alguns não tiveram problemas e ficaram satisfeitos
- Carregadores fornecidos pelos fabricantes normalmente não tem as características que considero importantes
- Volvo - Não tem configuração (16 A
plug industrial ), funciona somente em 220 V, não funciona sem aterramento : Carregador portátil original Volvo XC40 BEV- Vale lembrar que o carro da Volvo tem configuração de corrente no painel, o que substitui a necessidade de configuração no
carregador portátil
- Vale lembrar que o carro da Volvo tem configuração de corrente no painel, o que substitui a necessidade de configuração no
- Bolt - Não tem configuração ( 10 A plug
NBR 14136 de 20 A)- A partir de 2023 a GM Brasil passou a oferecer um carregador de 32 A da Eletricus que permite ajuste de corrente, e que muda automaticamente o limite máximo quando troca o plug pelo
NBR 14136 (vem com industrial 32 A eNBR 14136 de 20 A)
- A partir de 2023 a GM Brasil passou a oferecer um carregador de 32 A da Eletricus que permite ajuste de corrente, e que muda automaticamente o limite máximo quando troca o plug pelo
- BMW i3 2015 - funciona somente em 220 V
- Volvo - Não tem configuração (16 A