Durante o processo de carga de bateria o veículo decide quanto vai utilizar de energia durante a recarga, normalmente cada veículo tem uma
é comum vermos nas especificações os valores limite de carga suportados pelos veículos
- para
CA 7 kW ,11 kW ,22 kW - para
CC 50 kW, 60 kW, 80 kW, 130 kW, 150 kW
- para
ter um limite maior não significa que esse carro vai carregar mais rapidamente que outro, pois alguns veículos mantém a carga próxima do limite por mais tempo que outros
- além disso condições de temperatura da bateria também podem alterar a
curva de carga - veículos com sistema de arrefecimento para as baterias podem ter cargas mais rápidas que veículos que não tem (houve um caso muito falado que foi chamado de RapidGate)
- além disso condições de temperatura da bateria também podem alterar a
Além do limite do veículo os limites do carregador também precisam ser considerados, pois o veículo vai respeitar os limites indicados pelo carregador
Nas mensagens seguintes são apresentadas algumas curvas que recebi ou encontrei na internet
- vale lembrar que dois veículos do mesmo modelo podem carregar de forma diferente, dependendo da versão do software, temperatura ambiente, temperatura da bateria (que pode aquecer depois de ser utilizada em um trecho grande de rodovia ou grande aceleração)
- um exemplo claro de mudança de software acontece no Bolt que tem uma diferença na
curva de carga entre as versões anteriores a 2020 e as posteriores : Curva de recarga DC do Bolt 2017 e 2020.