• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .



Informações uteis para escolha e instalação e uso de carregadores AC

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 738
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm

Informações uteis para escolha e instalação e uso de carregadores AC

Mensagem por ivanfm »

Os carregadores são classificados de acordo com diferentes normas (https://www.electronicdesign.com/power/ ... e-charging)

Segundo a norma americana (SAE J1772 http://web.archive.org/web/201911141716 ... ing-levels
) os carregadores são classificados em Levels :

  • Level 1 é a carga AC diretamente em uma tomada comum até 16A

  • Level 2 é a carga AC via carregador ligado a uma tomada especifica ou circuito dedicado

  • Level 3 / DCFC - DC Fast Charger é a carga rápida utilizando tensão continua)

Segundo a norma Internacional IEC 61851-1, que dá origem a NBR IEC 61851-1 (https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=255680)

  • Modo 1 é a carga AC diretamente na tomada sem equipamento especifico até 16A

  • Modo 2 é a carga AC utilizando um equipamento especifico para recarga até 32A conectado em tomada

  • Modo 3 é a carga AC utilizando um equipamento especifico conectado de forma permanente a rede elétrica

  • Modo 4 é a carga em DC

Tipos de conectores : IEC 62196

Segurança :

  • Utilização de DR classe B (IEC 62423) ou DR Tipo A + sensor de fuga de corrente DC, obrigatórios pela norma IEC viewtopic.php?f=28&t=1703

Dicas :

  • Existem diversos padrões de conectores para carregamento, a maioria dos fabricantes que trouxeram carros para o Brasil optaram pelo Tipo 2, que é o adotado na Europa ( mais informações em viewtopic.php?f=6&t=1578 )

  • Alguns carregadores já tem o cabo para conexão com o carro e outros dependem que o proprietário do carro conecte seu próprio cabo no carregador

  • Antes de iniciar qualquer calculo é importante saber a tensão da rede elétrica na região onde será utilizado o carregador, o Brasil tem diversas tensões de acordo com a localidade ( mais informações em viewtopic.php?f=8&t=1443 )

  • Cada equipamento tem um conjunto especifico de proteções, a medida de temperatura no conector do carro permite detectar mal contato e evitar derretimento

  • A maioria dos carregadores trabalha com corrente máxima de 32A, nesse caso considerado o caso comum no Brasil de tensão 220V a potencia máxima obtida será de 220 * 32 = 7040 W = 7kW

  • Em diversos locais do Brasil tem sistema trifásico onde a tensão entre fase-fase é 220V, nesse caso a maioria dos carregadores trifásicos chega somente 12192W (normalmente referenciado como 11kW) utilizando as três fases e neutro, pois a tensão de cada fase é de 127 (3(fases) * 127(tensão V)* 32(corrente A) = 12192W , a especificação de 11kW vem da utilização de tensão aproximada de 115V : 3(fases) * 115(tensão V)* 32(corrente A) = 11040W) , para obter 22kW é necessário tensão de 380V (3 fases + neutro) que normalmente está disponível em instalações comerciais

  • Verificar qual a capacidade de carga do veiculo, não adianta um carregador de 22kW se o veiculo suporta no máximo 7kW

  • Um exemplo comum de limitação de carga: um carregador de 11kW, ligado em rede trifásica 220-380V, significa que ele tem tensão fase-neutro de 220V, 16A de corrente por fase, totalizando uma potencia de 10560W (pouco abaixo do limite do carregador), se for utilizado um carro que não tenha suporte para trifásico, ele utilizara somente uma fase, e portanto uma carga com potencia de 3520W (menor que uma tomada 220V/20A pois está limitado aos 16A de cada fase do carregador)

  • Muitos veiculos apesar de terem suas especificações inicando carga monofasica, funcionam corretamente com fase-fase disponivel no Brasil, mas alguns veículos como Renault Zoe que precisam de FASE e NEUTRO para carregar, nesse caso não é possível utilizar uma instalação fase-fase e com isso existe uma limitação de potencia máxima permitida

  • Todo circuito de carga deve ser dimensionado para 20% a mais do que a corrente máxima prevista para carga. Se a carga for efetuada com corrente de 32A, é importante que todo o circuito seja dimensionado para 40A

  • apesar de alguns equipamentos terem comunicação via rede (cabo, wifi) não utilizam protocolos abertos, isso significa que você fica limitado a utilizar somente os softwares do fabricante viewtopic.php?f=28&t=75

Como calcular o tempo de carga :

  • Dividir a capacidade total da bateria (kWh) pela Multiplicação da TENSÃO (Volts) pela CORRENTE (Amperes) e no caso de um sistema trifásico multiplicar por três, o resultado é o tempo de carga. Se o carregador do carro tiver capacidade inferior a potencia máxima do carregador deve ser considerada a potencia do carro como um limitador

Capacidade Bateria (kWh)Capacidade Carregador AC do Carro(W)Tipo de LigaçãoTensão(V)Corrente Máxima(A)Potencia Máxima(W)ContasTempo
66MONO/BI=7380Fase-Neutro11010(110 * 10) = 1100(66000 / 1100)60 horas
66MONO/BI=7380Fase-Neutro12710(127 * 10) = 1270(66000 / 1270)51.9 = 05:58 horas
66MONO/BI=7380Fase-Fase ou Fase-Neutro22010(220 * 10) = 2200(66000 / 2200)30 horas
66MONO/BI=7380Fase-Fase ou Fase-Neutro22020(220 * 20) = 4400(66000 / 4400)15 horas
66MONO/BI=7380Fase-Fase ou Fase-Neutro22032(220 * 32) = 7040(66000 / 7040)9.3 horas = 09:18 horas
66MONO/BI=7380 TRI=22080trifasico Fase-Neutro220/FN 380/FF32(220 * 32 * 3) = 21120(66000 / 21120)3.125 horas = 03:08 horas
66MONO/BI=7380 TRI=11040trifasico Fase-Neutro220/FN 380/FF16(220 * 16 * 3) = 10560(66000 / 10560)6.250 horas = 06:15 horas
66MONO/BI=7380trifasico Fase-Neutro220V/FN 380/FF16(220 * 16) = 3520(66000 / 3520)18.75 horas = 18:45 horas

É importante considerar que os valores apresentados são teóricos se a corrente for constante durante todo o período de carga.
Dependendo da temperatura das baterias e carga atual da bateria o veiculo pode limitar a corrente de carga e portanto os números podem variar.

Coloquem dicas adicionais nesse tópico para criar um guia completo




Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 738
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm

Re: Informações uteis para escolha e instalação de carregadores AC

Mensagem por ivanfm »

Uma análise sobre o uso de trifásico para carregadores em casa : https://thedriven.io/2019/08/18/is-a-3- ... necessary/




Responder