• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .




Como calcular o tempo minimo para recarga de bateria

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 1792
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Como calcular o tempo minimo para recarga de bateria

Mensagem por ivanfm »

  • tempo minimo = valor téorico sem considerar perdas, curva de carga e outros fatores

  • é necessário saber os parâmetros básicos do carro

  • dividindo a capacidade da bateria pelas potencias máximas de CA ou CC se obtem o tempo em horas para recarga em um caso ideal sem considerar a Curva de Carga

    • exemplo : veículo com 70 kWh de bateria
      • potencia de carga CA de 7 kW necessita de pelo menos 10 horas para carga em CA
      • potencia de carga CC de 50 kW necessita de pelo menos 01h e 24 minutos para carga em CC
    • o valor dessa conta resulta em tempo mínimo ideal, pois os veículos não utilizam a potência máxima o tempo todo
      • existem diversos fatores que afetam a potencia máxima que será utilizada realmente e também existe a curva de carga que já prevê normalmente que o início e final da carga não acontecem com a máxima potência
  • Limitadores que impedem que o tempo de carga seja o calculado pela divisão entre capacidade e potência

    • Capacidade do EVSE / Carregador
      • potencia
        • veículo que suporta 7 kW CA se estiver em um carregador de 3.5 kW irá ficar limitado aos 3.5 kW
          • veículo suporta 150 kW CC se estiver em um carregador de 50 kW irá ficar limitado aos 50 kW
      • veículo com OBC monofásico em carregador trifásico ou o contrário podem limitar a carga dependendo das capacidades
      • corrente
        • um carregador CA de 11 kW fornece 16 A, e um veículo monofásico aceita normalmente 32 A / 7 kW então nesse caso carregaria a somente 3.5 kW pois irá utilizar uma única fase em 16 A
          • é comum encontrar relatos de pessoas no PlugShare que reclamam de potência / velocidade em alguns carregadores por desconhecerem esse tipo de informação
    • Curva de carga - Curva de Carga de veículos elétricos
    • temperatura da bateria - se a bateria estiver com temperatura fora do esperado pelo sistema o BMS vai reduzir a potência utilizada
      • tanto temperatura alta como baixa podem afetar o tempo da carga
    • Perdas durante a recarga de veiculos elétricos
    • A variação de tempo não é totalmente linear devido as perdas e consumo básico do veiculo
      • se um veiculo demora X horas para carregar em 6A provavemente vai utilizar menos de (X / 2) ao carregador em 12A pois o consumo básico do veículo não segue de forma proporcional ao aumento da corrente, muitas vezes esse consumo pode ser até constante
  • Mais informações :

  • Um exemplo de curva de carga do Chevrolet Bolt em DC (versões diferentes do carro tem curvas diferentes), observe que no final a velocidade chega próxima a ser equivalente a carga CA, por isso se recomenda que em locais públicos não se carregue até 100% para liberar que outras pessoas possam utilizar o carregador, e dessa forma é possível perceber que se deseja gastar menos tempo com recargas é necessário carregar nos pontos onde o veículo aceita maior potência
    Imagem

  • Exemplo de curva medida em um Tesla Model Y que mostra que ele vai subindo até o limite máximo e depois começa a reduzir a potência utilizada
    Imagem

Responder

Voltar para “Veiculos Elétricos”