Um resumo das diferenças entre os dois tipos de carregamento de forma simplificada para :
Tipo 1 /Tipo 2 -CA CCS1 /CCS2 -CC
Essas informações também se aplicam no uso de adaptadores utilizando esses padrões
sistemas como o
NACS / Tesla tem variações que não estão sendo considerados aqui- no
NACS alguns dos pinos são compartilhados para uso emCA ouCC
- no
CA /AC - O "carregador" na realidade não é um carregador, mas só um equipamento que controla a liberação de energia em corrente alternada para o veículo -SAVE /EVSE - Ele repassa libera a energia da rede elétrica para o carro sem nenhum tipo de conversão- a recarga pode acontecer em
tomadas comuns sem grandes dificuldades - as configurações mais comuns de potências são 3.5 kW,
7 kW ,11 kW e22 kW - ter maior potência não significa carregar mais rápido, um carregador de
11 kW vai fazer recarga de somente 3.5 kW na maioria dos carros - é importante entender os limites de corrente do veículo, que podem ser diferentes de acordo com o tipo de recarga (ex Volvo 32 A quando carregando em
monofasico e 16A quando carregando emtrifásico )
- ter maior potência não significa carregar mais rápido, um carregador de
- esse carregador fornece a energia com uma, duas ou três fases para o veículo, e dentro do veículo o
OBC faz a conversão deCA paraCC para carregar a bateria - em termos de equipamento o carregador
CA é basicamente bem simples, existem até versões de código aberto como oOpenEVSE - a forma de comunicação entre o veículo e o
EVSE é bem simples- um resistor é utilizado para indicar a corrente máxima que o cabo ou carregador suportam e dessa forma o veículo sabe qual a maior corrente que pode utilizar
- além disso existe uma comunicação
PWM que informa para o veículo se ele pode utilizar a corrente máxima indicada via resistor ou se deve utilizar uma corrente menor (dessa forma é possível controlar a potência máxima que o veículo pode utilizar) - https://www.smart-emotion.de/article/87 ... ally-work/
- a recarga pode acontecer em
CC /DC - O carregador conversa com o veículo para fornecer a energia em corrente contínua no nível necessário para a carga da bateria- Normalmente utilizam uma potência bem maior que os carregadores
CA , por isso precisam de instalações mais robustas- Atualmente existem :
- versões a partir de 20 kW
- versões "portáteis" que podem ser conectadas em
tomadas industriais
- Atualmente existem :
- A maioria dos
PHEV não suporta o uso desse tipo de carregamento pois possuem baterias pequenas e com isso acabariam utilizando potencia baixa - O protocolo permite que :
- o veículo se identifique com o carregador, permitindo o sistema Plug and Charge
- o veículo solicite níveis de tensão de acordo com as necessidades do sistema de baterias
- o carregador saiba algumas informações do veículo como percentual de carga da bateria
- Limitações
- da mesma forma que carregadores
CA existem limites de corrente nos carregadoresCC - um carregador
CC que suporte até 800 V e que tem limite de 200 A no cabo só vai conseguir carregar um carro que tem baterias de 400 V com no máximo 80 kW, enquanto pode carregar outros carros com potências maiores- ex carregadores da Volvo / ENEL X de 150 kW tem essa caracteristica e portanto só carregam os Volvo em até 80 kW
- da mesma forma que carregadores
- Normalmente utilizam uma potência bem maior que os carregadores
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Diferenças básicas entre carregadores CA / AC e CC / DC
- ivanfm
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