• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .




Diferenças básicas entre carregadores CA / AC e CC / DC

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 1792
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Diferenças básicas entre carregadores CA / AC e CC / DC

Mensagem por ivanfm »

  • Um resumo das diferenças entre os dois tipos de carregamento de forma simplificada para :

    • Tipo 1 / Tipo 2 - CA
    • CCS1 / CCS2 - CC
  • Essas informações também se aplicam no uso de adaptadores utilizando esses padrões

  • sistemas como o NACS / Tesla tem variações que não estão sendo considerados aqui

    • no NACS alguns dos pinos são compartilhados para uso em CA ou CC
  • CA / AC - O "carregador" na realidade não é um carregador, mas só um equipamento que controla a liberação de energia em corrente alternada para o veículo - SAVE / EVSE - Ele repassa libera a energia da rede elétrica para o carro sem nenhum tipo de conversão

    • a recarga pode acontecer em tomadas comuns sem grandes dificuldades
    • as configurações mais comuns de potências são 3.5 kW, 7 kW, 11 kW e 22 kW
      • ter maior potência não significa carregar mais rápido, um carregador de 11 kW vai fazer recarga de somente 3.5 kW na maioria dos carros
      • é importante entender os limites de corrente do veículo, que podem ser diferentes de acordo com o tipo de recarga (ex Volvo 32 A quando carregando em monofasico e 16A quando carregando em trifásico)
    • esse carregador fornece a energia com uma, duas ou três fases para o veículo, e dentro do veículo o OBC faz a conversão de CA para CC para carregar a bateria
    • em termos de equipamento o carregador CA é basicamente bem simples, existem até versões de código aberto como o OpenEVSE
    • a forma de comunicação entre o veículo e o EVSE é bem simples
  • CC / DC - O carregador conversa com o veículo para fornecer a energia em corrente contínua no nível necessário para a carga da bateria

    • Normalmente utilizam uma potência bem maior que os carregadores CA, por isso precisam de instalações mais robustas
      • Atualmente existem :
        • versões a partir de 20 kW
        • versões "portáteis" que podem ser conectadas em tomadas industriais
    • A maioria dos PHEV não suporta o uso desse tipo de carregamento pois possuem baterias pequenas e com isso acabariam utilizando potencia baixa
    • O protocolo permite que :
      • o veículo se identifique com o carregador, permitindo o sistema Plug and Charge
      • o veículo solicite níveis de tensão de acordo com as necessidades do sistema de baterias
      • o carregador saiba algumas informações do veículo como percentual de carga da bateria
    • Limitações
      • da mesma forma que carregadores CA existem limites de corrente nos carregadores CC
      • um carregador CC que suporte até 800 V e que tem limite de 200 A no cabo só vai conseguir carregar um carro que tem baterias de 400 V com no máximo 80 kW, enquanto pode carregar outros carros com potências maiores
        • ex carregadores da Volvo / ENEL X de 150 kW tem essa caracteristica e portanto só carregam os Volvo em até 80 kW
  • Veja mais detalhes técnicos em :


Tags:
Responder

Voltar para “Carregadores”