Algumas vezes vi pessoas fazendo contas estranhas para determinar a corrente que o carro estava utilizando do carregador, mas que não faziam sentido
- Multiplicando por 2 pois o numero que viram uma vez era praticamente a metade da corrente do "carregador"
Observando percebi que alguns veículos Chineses mostram nas informações de carregamento os dados de corrente e tensão da Bateria (ou seja
CC ) em vez de mostrarem os dados do carregador- Sei de veículos da JAC e GWM que apresentam a informação dessa forma
Quando um carro é conectado em um "carregador"
CA , o carro recebe energia em corrente alternada e dentro do carro é feita a conversão paraCC para carregar as baterias peloOBC (On Board Charger). OOBC manda para a bateria energiaCC para carregar a bateria.Quando o carro apresenta os valores do lado da bateria esses números não batem com os do carregador quando carregando em
CA Acontece que não é possível utilizar diretamente um único número para fazer essa conversão, de forma simplificada (sem considerar as perdas do
OBC ) podemos considerar que :- a POTÊNCIA no LADO
CA é IGUAL a POTÊNCIA DO LADOCC - POTÊNCIA = TENSÃO (VOLTS) * CORRENTE (AMPERES)
- a TENSÃO DA REDE ELÉTRICA (
CA ) é praticamente constante - a TENSÃO DA BATERIA (
CC ) aumenta conforme a carga da BATERIA - dessa forma principalmente no período enquanto o carro utilizar a maior corrente da rede elétrica, podemos considerar como a CORRENTE que vem da REDE ELÉTRICA é constante
- se a TENSÃO e a CORRENTE da REDE ELÉTRICA são CONSTANTES, a TENSÃO DA BATERIA AUMENTA conforme o nível de CARGA, para que a POTÊNCIA seja igual a CORRENTE do LADO da BATERIA DEVE REDUZIR conforme passa o tempo de recarga.
- a POTÊNCIA no LADO
Indicação da tensão do JAC IEV40 do Thiago Garcia
- 79% de bateria - 388V e corrente de 68A, o que significa que estava carregando em 26kW (26384W)
- nesse caso está carregando em
CC - mas caso estivesse carregando em
CA 220V com 30A (a maioria dos veículos chineses tem esse limite de corrente por isso conseguem no máximo 6600W na recargaCA ), nessa mesma condição de bateria com 79% de carga a corrente apresentada seria de 17A (220*30 = 6600W / 388V = 17A)
Indicação do painel de um HWM Haval e dados do carregador mostrando que o carro estava utilizando a corrente máxima de 30A no carregador, mas o painel mostrava corrente
CC