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Monofásico / Bifásico / Trifásico

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ivanfm
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Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
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Monofásico / Bifásico / Trifásico

Mensagem por ivanfm »

Em diversos locais do forum já escrevi sobre alguns detalhes desses tipos de instalações, mas vou tentar organizar um pouco mais de forma a facilitar o entendimento (para quem não é da área) sobre as possibilidades encontradas em instalações residenciais. Também considerando o padrão mais utilizado no Brasil para recarga que é o tipo 2 com conector limitado em 32 A (não vou considerar aqui veículos que permitem mais que isso em condições especificas).

  • Nosso sistema elétrico no Brasil veio importado principalmente dos EUA e da Europa, com isso em cada região temos um "padrão" diferente de instalações elétricas.

  • As instalações mais comuns em ambiente residencial são :

    • Monofásico - Só chega uma fase
      • normalmente só vai ter equipamentos 110 V ou 220 V mas não os dois tipos (existem casos onde as pessoas utilizam transformadores, mas isso é uma adaptação e não a situação comum)
    • Bifásico - Chegam duas fases
      • Se cada fase for 110 V é possível encontrar equipamentos / tomadas 110 V ou 220 V
      • Se cada fase for 220 V os equipamentos são todos 220 V (é incomum o uso de equipamentos bifásicos 380V, mas podem existir)
    • Trifásico - Chegam três fases
      • Se cada fase for 110 V é encontrar equipamentos / tomadas 110 V ou 220 V
        • Em algumas partes do Brasil existe um trifásico chamado de Delta Aberto onde uma das fases não pode ser utilizada sozinha pois possui tensão acima de 180 V enquanto as outras duas tem tensão de 110 V
      • Se cada fase for 220 V os equipamentos são 220 V ou 380 V
  • O que isso afeta no uso de carregadores para veículos elétricos :

    • Informações uteis para escolha e instalação e uso de "carregadores" CA
    • Em um local onde a instalação tem fases de 110 V
      • com uma unica fase é possível ter carga de até 3.5kW (110 V * 32 A)
        • com duas fases é possível ter carga de até 7 kW (220 V * 32 A)
        • com três fases é possível ter carga de até 11.5 kW (110 V * 32 A * 3)
          • acontece que muitos carros que tem OBC de 11kW estão limitados em 16A para carga trifásica, o que faz que numa condição como essa a maior potencia possível seja de 5.28 kW (110 V * 16 A * 3)
          • Dessa forma é melhor utilizar um sistema bifásico nesses locais em vez de colocar um transformador para transformar 110 V / 220 V em 220 V / 380 V
    • Em um local onde a instalação tem fases de 220 V
      • com uma única fase é possível ter carga de até 7 kW (220 V * 32 A)
        • não é possível utilizar duas fases diretamente pois os OBC normalmente estão limitados em 240-250V
        • com três fases é possível ter carga de até 22 kW (220 V * 32 A * 3)
          • Se você está em uma região que tem essa configuração pode valer a pena ter a instalação de um carregador trifásico, pois mesmo um veículo monofásico vai carregar em 7 kW
  • Tenho uma instalação que é trifásico de 110 V / 220 V e um carro que aceita até 22 kW consigo instalar um carregador nessa potência ?

    • é possível com a instalação de um transformador que vai passar o seu 110 V / 220 V para 220 V / 380 V
    • mas esses transformadores vão gastar mais energia devido as perdas, muitos acabam gerando um certo ruído
    • considerando que em um veículo de 70 kWh de bateria demoraria 10h para carga em 7 kW e 3-4h em 22 kW você precisa pensar se realmente precisa carregar tão rapidamente.
    • para ter 32 A na saída do transformador você precisa de mais de 64 A na sua entrada e portanto terá custos maiores de cabeamento antes do transformador, o custo do transformador, energia perdida
    • talvez o menor tempo de carga não faça a menor diferença se você carregar durante a noite enquanto estiver dormindo

Caso você tenha também um sistema de energia solar, e não utilize todas as fases isso pode afetar também sua escolha para uso na recarga



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