Resumo de dicas para quem deseja fornecer opções de carregamento para seus clientes (são as opções que considero mais viáveis, existem outras) e hóspedes.
Detalhes adicionais em : Informações uteis para escolha e instalação e uso de "carregadores" AC
Quais vantagens para o estabelecimento
- Ajuda ao meio ambiente para evitar emissões na atmosfera que acorrem com veículos a combustão
- Preparação para o futuro onde provavelmente a maioria dos carros vai ser elétrico
- Divulgação para usuários que utilizam carros elétricos
- www.
plugshare .com- por ser uma comunidade ainda pequena normalmente os usuários fazem a divulgação dos locais onde puderam recarregar em seus grupos - Grupos abertos para conversa sobre Veículos Elétricos e Carros Autonomos
- www.
- serviço adicional oferecido aos clientes e que no futuro poderá ser o novo Wifi que inicialmente era um diferencial e hoje em dia é praticamente obrigatório de ser oferecido
- diferenciação dos concorrentes
- dependendo da região seu estabelecimento pode ser o único a aparecer no www.
plugshare .com ou nas pesquisas de hospedagem com local para recarga de veículos elétricos no www.booking.com - https://www.uol.com.br/carros/colunas/p ... e-luxo.htm
- pesquise nessas ferramentas e verifique como está a sua concorrência
- dependendo da região seu estabelecimento pode ser o único a aparecer no www.
- Fidelização de clientes
- Muitos usuários de veículos elétricos preferem estabelecimentos #evfriendly dessa forma você pode atender clientes / hospedes novos
- Vai permitir que seus clientes façam viagens longas como a que foi feita de Fortaleza a Gramado - 2023-03 Dois elétricos de Fortaleza até Gramado
Disponibilizar circuito de 220 V
fase-fase oufase-neutro dependendo da localidade- apesar da maioria dos veículos carregarem em 110 V também, a utilização de 220 V reduz pela metade o tempo de recarga em relação ao circuito 110 V
Por questão de segurança para todas opções é recomendável ter na instalação, conforme indicado nas normas
- aterramento - dá segurança pois o aterramento permite que proteções internas dos equipamentos possam funcionar corretamente
- alguns carregadores funcionam sem problemas sem aterramento mas não é a condição ideal, pode ser uma situação temporária até uma instalação com aterramento
Disjuntor dedicado ao circuito da carregamentoIDR tipo/classe A ou B - proteção contra fuga de corrente / choquesDPS - Proteção contra surtos- Algumas empresas já oferecem caixas / kits prontos com proteções e tomadas - Kits prontos de caixas de proteção para recarga de veículos elétricos
- Proteção física
- Apesar dos conectores industriais e carregadores funcionarem mesmo com chuva o ideal é que sejam colocados com algum tipo de proteção para aumentar sua vida útil, um beiral de cobertura / telhado já é suficiente para proteção
Tomadas comuns não são preparadas para utilização em ambiente externo então precisam de uma proteção ainda maior que as industriais- O local onde o veículo vai ficar estacionado não precisa ser coberto
- Proteção contra o sol direto também aumenta a vida util dos equipamentos / tomadas
- aterramento - dá segurança pois o aterramento permite que proteções internas dos equipamentos possam funcionar corretamente
- Possibilidades - As que considero melhores primeiro
- Instalação de carregador
7 kW - permite que o usuário possa carregar seu veículo diretamente sem necessidade de um
carregador portátil - apesar de ser a melhor em termos de segurança e facilidade é a mais cara, mas existem empresas que oferecem carregadores sem custo como a Volvo e se conseguir participar de um programa como esse é o ideal
- o carregador pode ser ligado na
tomada industrial AZUL 32 A portanto pode ser uma evolução futura da segunda opção que é a que considero de melhor custo / benefício para quem deseja iniciar no oferecimento de recarga
- permite que o usuário possa carregar seu veículo diretamente sem necessidade de um
- Instalação de
tomada industrial AZUL 32 A - 6 h - 220 V -2P+T -7 kW - Minha recomendação para instalação com ótimo custo / benefício- Projeto Tomadas para o Futuro
ABRAVEI / ABB - Tem tutorial de instalação desse tipo de tomada - Projeto Tomadas para o Futuro ABB / ABRAVEI - a opção ideal para que os usuários tragam seus próprios carregadores portáteis Carregador Portátil / Carregador de emergência / Carregador de Viagem e possam de forma segura carregar a maioria dos veículos durante uma noite facilmente
- circuito dedicado de 40A com fiação compatível (deve ser analisado de acordo com a distancia / instalação - Dimensionamento de Condutores para Circuitos Elétricos )
- Para essa corrente o minimo indicado é de 6 mm2, mas em diversos casos o correto pode ser 10 mm2
- Esse vídeo fala sobre instalação de chuveiro mas explica muito bem os detalhes do correto dimensionamento dos condutores https://www.youtube.com/watch?v=CP8rkctJa74
- Para essa corrente o minimo indicado é de 6 mm2, mas em diversos casos o correto pode ser 10 mm2
- o usuário não precisa se preocupar em saber qual a corrente pode utilizar já que essa potencia é a maior disponível para os carregadores portáteis monofásicos/bifásicos
- serve como base para instalação futura de um carregador fixo
- O conector deve ser montado de forma que a conexão fique para baixo dessa forma não existe possibilidade de entrada de água
- https://lista.mercadolivre.com.br/tomad ... Index_True
- Projeto Tomadas para o Futuro
- Instalação de
tomada industrial AZUL 32 A - 110V - 3.5 kW- fica fora da especificação por ser 110 V em tomada AZUL que indica 220 V, bom indicar com etiqueta 110 V para deixar claro que está fora do padrão se essa for a única alternativa caso não tenha 220 V disponível
- é melhor do que utilizar a amarela pois poucas pessoas possuem adaptadores para a tomada amarela, por não ser comum
- permite utilizar a terceira fase em uma instalação trifásica onde já tiver duas fases com um outro ponto, para locais com
trifásico 110 V / 220 V pode ser uma opção interessante para ter dois pontos de carga sendo um com 2 fases e outro com uma fase e neutro, ficando assim com uma instalação de7 kW e outra de 3.5 kW sem necessidade detransformador .
- As opções seguintes com
tomadas comuns dependem de um conhecimento do usuário para utilização de forma segura - Instalação de
tomada comum de 20 A- circuito dedicado de 25 A com fiação compatível (deve ser analisado de acordo com a distancia / instalação - Dimensionamento de Condutores para Circuitos Elétricos )
- esse tipo de tomada não foi feito para utilização por diversas horas então é recomendável que o usuário utilize até 16A para ter maior segurança
- a diferença de preço para uma instalação de 32 A é pequena e a da 32 A tem oferece mais vantagens e segurança
- Utilizar tomadas já existentes de 10 A ou 20 A
- apesar de ser viável muitas tomadas não tem circuitos dedicados e também não são preparadas para serem utilizadas por horas na sua condição máxima de corrente
- funciona mas não é a condição recomendável para utilização por todos usuários que precisam utilizar com corrente abaixo do limite da tomada
- recomendável que esse tipo de uso seja feito somente por usuários experientes então não é o ideal de se oferecer para os clientes / hóspedes que não possuem conhecimentos de eletricidade ou que não saibam como reduzir limites de carregamento
- Instalação de
tomada industrial VERMELHA4P+T para uso de22 kW - Necessita de instalação trifásica de 220 V / 380 V (não disponível em todos locais / estados)
- A maioria dos carros vai carregar somente em
7 kW - Se optar por esse tipo de instalação coloque também a AZUL de 32 A
7 kW que evita a necessidade de adaptador por parte da maioria dos usuários - A maioria dos veículos já consegue carregar em uma noite em uma tomada de
7 kW - A maioria dos veículos disponíveis no Brasil não aceita recarga trifásica e com isso vai utilizar no máximo
7 kW - praticamente com o mesmo valor é possível instalar 3
tomadas industriais de7 kW de forma a atender 3 veículos em vez de um único veículo
- Instalação de carregador de
22 kW - mesma característica de instalação da
tomada industrial VERMELHA4P+T para uso de22 kW - custo maior que a instalação de
7 kW pois normalmente os carregadores desse tipo são mais caros e existe a necessidade de mais fios,IDR tetrapolar, mais doisDPS
- mesma característica de instalação da
- Instalação de carregador
- Para medição de consumo e cobrança
- Cobrança é permitida e eu pessoalmente acho a melhor opção pois permite manter a manutenção e estrutura funcionando : Aprovadas regras sobre recarga de Veículos Elétricos - Reunião pública 21 da ANEEL - Resolução Normativa nº 819/2018
- Algumas pessoas ainda divergem se é cobrado como mercadoria ou serviço (ICMS ou ISS)
- Estimativa de custo de uma recarga, um Chevrolet Bolt tem bateria de 66
kWh , uma recarga completa custa em 2023-03 por volta de R$60 no estado de SP, mas na maioria dos casos o motorista não faz a recarga completa - Carregador inteligente permite gerenciamento remoto e cobrança por App
- Medidor simples de energia permite a verificação antes e depois do uso para determinar a energia utilizada
- Basta anotar o valor no inicio e no final da recarga para saber o total de energia utilizado
- Exemplos de instalação em condominio com medição individual
- Exemplos
- Jaguariuna - SP - Re: Projeto Tomadas para o Futuro ABB / ABRAVEI
- Hotel Bergblick -
Tomada Industrial AZUL 32 A e medidor de energia - Hotel Bergblick - Pomerode - SC - Recargas em hotéis - Exemplos de recargas em hotéis com carregador portátil