• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .




Dicas para escolha, comparação e compra / aluguel de carros elétricos

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 1780
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Dicas para escolha, comparação e compra / aluguel de carros elétricos

Mensagem por ivanfm »

Vejo muitas pessoas comprando carros elétricos e depois descobrem alguns detalhes que podem fazer uma boa diferença. Resolvi colocar aqui os pontos que acho importantes para serem verificados antes da decisão

  • Verificar as informações para iniciantes para entender mais sobre o assunto - Informações para iniciantes
  • Converse com outras pessoas que possuem os veículos que estiver considerando - Grupos abertos para conversa sobre Veículos Elétricos e Carros Autonomos
  • Verifique como você vai carregar o veículo, se vai ter como instalar na sua casa ou se vai utilizar recarga pública
    • Se mora em prédio / condomínio verifique se poderá instalar uma tomada ou circuito para fazer sua recarga
    • Informações a considerar para instalação de carregadores em condomínios
    • Se você não tiver opção de recarga em casa e for depender de recarga pública pode ser que não seja o seu momento ainda para term um carro elétrico, analise se realmente você terá condições de utilizar a rede pública
  • Verificar o tipo de conectores utilizados para recarga - Tipos de conectores utilizados em carros elétricos
    • No Brasil temos muitos locais públicos com conector Tipo 2 e CCS2 e alguns com Chademo, raramente se encontram pontos GB/T / Tipo 1
      • apesar de não existir ainda uma definição formal de padrão a ser utilizado o Tipo 2 é o encontrado na maioria dos veículos vendidos no Brasil e também nos carregadores públicos
    • Alguns fabricantes entregam adaptadores do padrão AC do carro para Tipo 2
    • Não conheço nenhum que entregue com o carro adaptador DC (CHADEMO / GB/T) para CCS2
    • Um adaptador DC GB/T - CCS2 que permite fazer recargas rápidas em viagens custa mais de R$ 13900 (2023) isso pode ser a diferença de preço entre um veículo e outro
    • Pessoalmente e pensando no futuro eu escolheria um veiculo com conectores Tipo 2 / CCS2, pois simplifica a operação e evita ter que ficar carregando esses adaptadores para recarga pois sendo o adaptador DC caro e pesado tem mais risco de danos
      • mas uma pessoa que não pretende fazer viagens e só vai carregar em casa pode não ter essa preocupação
  • Verificar a capacidade de carga do carregador AC e DC interno dos veículos
    • Alguns carros permitem carga em 6 kW, 7 kW, 11 kW, 22 kW, mas isso não permite uma comparação direta simples entre eles, pois ainda tem que se considerar onde vai ser feita a recarga, a maioria locais tem instalações monofásicas / bifásicas e portanto mesmo o carro aceitando 22 kW nesses locais vai conseguir no máximo 7 kW, um carregador trifásico de 11 kW vai carregar um carro monofásico com menos de 3.5 kW
    • A potencia máxima e curva de carga DC pode influenciar muito se o veículo for utilizado em viagens
      • Um veículo que permite carga mais rapidamente pode deixar a viagem com tempo total menor
        • Não adianta olhar somente a potência máxima, pois alguns veículos tem uma queda grande na potência e não ficam no pico por muito tempo, converse com proprietários que fizeram viagens para saber como é a recarga dos veículos que você tem interesse
        • Curvas de carga rápida de veículos elétricos
        • Cuidado com especificações indicadas por vendedores e não publicadas nos sites, existem casos de veículos que foram divulgados pelos vendedores com potencia máxima de 50 kW e que no uso real não passaram de 23 kW
  • Entre ganhar um wallbox e um carregador portátil de 7 kW eu prefiro o carregador portátil, é possível utilizar a mesma instalação elétrica com uma tomada industrial de 32 A e ainda tem a opção de ter um bom carregador para viagens
  • Cuidado na comparação de autonomias, apesar de em 2023 termos uma previsão de padronização na apresentação de autonomias, muitos fabricantes ainda utilizam ciclos NEDC e WLTP na divulgação dos seus dados então fica mais difícil de comparar diretamente os números - Ciclos de Consumo / Autonomia
    • escolha um veículo que atenda seu uso normal, se você faz uma única viagem longa por ano será que precisa mesmo buscar toda essa autonomia ? Pode ser melhor alugar outro veículo para essa única viagem ou ir de ônibus / avião
  • Verifique se o veículo já passou por testes de segurança em outros países, isso pode dar uma boa ideia do nível de segurança do modelo até que a versão vendida aqui seja testada pelo LATIN NCAP
Responder

Voltar para “Geral”