Vejo muitas pessoas comprando carros elétricos e depois descobrem alguns detalhes que podem fazer uma boa diferença. Resolvi colocar aqui os pontos que acho importantes para serem verificados antes da decisão
- Verificar as informações para iniciantes para entender mais sobre o assunto - Informações para iniciantes
- Converse com outras pessoas que possuem os veículos que estiver considerando - Grupos abertos para conversa sobre Veículos Elétricos e Carros Autonomos
- Verifique como você vai carregar o veículo, se vai ter como instalar na sua casa ou se vai utilizar recarga pública
- Se mora em prédio / condomínio verifique se poderá instalar uma tomada ou circuito para fazer sua recarga
- Informações a considerar para instalação de carregadores em condomínios
- Se você não tiver opção de recarga em casa e for depender de recarga pública pode ser que não seja o seu momento ainda para term um carro elétrico, analise se realmente você terá condições de utilizar a rede pública
- Verificar o tipo de conectores utilizados para recarga - Tipos de conectores utilizados em carros elétricos
- No Brasil temos muitos locais públicos com conector
Tipo 2 eCCS2 e alguns comChademo , raramente se encontram pontosGB/T /Tipo 1 - apesar de não existir ainda uma definição formal de padrão a ser utilizado o
Tipo 2 é o encontrado na maioria dos veículos vendidos no Brasil e também nos carregadores públicos
- apesar de não existir ainda uma definição formal de padrão a ser utilizado o
- Alguns fabricantes entregam adaptadores do padrão
AC do carro paraTipo 2 - Não conheço nenhum que entregue com o carro adaptador
DC (CHADEMO /GB/T ) paraCCS2 - Um adaptador
DC GB/T -CCS2 que permite fazer recargas rápidas em viagens custa mais de R$ 13900 (2023) isso pode ser a diferença de preço entre um veículo e outro - Pessoalmente e pensando no futuro eu escolheria um veiculo com conectores
Tipo 2 /CCS2 , pois simplifica a operação e evita ter que ficar carregando esses adaptadores para recarga pois sendo o adaptadorDC caro e pesado tem mais risco de danos- mas uma pessoa que não pretende fazer viagens e só vai carregar em casa pode não ter essa preocupação
- No Brasil temos muitos locais públicos com conector
- Verificar a capacidade de carga do carregador
AC eDC interno dos veículos- Alguns carros permitem carga em 6 kW,
7 kW ,11 kW ,22 kW , mas isso não permite uma comparação direta simples entre eles, pois ainda tem que se considerar onde vai ser feita a recarga, a maioria locais tem instalações monofásicas / bifásicas e portanto mesmo o carro aceitando22 kW nesses locais vai conseguir no máximo7 kW , um carregadortrifásico de11 kW vai carregar um carromonofásico com menos de 3.5 kW - A potencia máxima e
curva de carga DC pode influenciar muito se o veículo for utilizado em viagens- Um veículo que permite carga mais rapidamente pode deixar a viagem com tempo total menor
- Não adianta olhar somente a potência máxima, pois alguns veículos tem uma queda grande na potência e não ficam no pico por muito tempo, converse com proprietários que fizeram viagens para saber como é a recarga dos veículos que você tem interesse
- Curvas de carga rápida de veículos elétricos
- Cuidado com especificações indicadas por vendedores e não publicadas nos sites, existem casos de veículos que foram divulgados pelos vendedores com potencia máxima de 50 kW e que no uso real não passaram de 23 kW
- Um veículo que permite carga mais rapidamente pode deixar a viagem com tempo total menor
- Alguns carros permitem carga em 6 kW,
- Entre ganhar um
wallbox e umcarregador portátil de7 kW eu prefiro ocarregador portátil , é possível utilizar a mesma instalação elétrica com umatomada industrial de 32 A e ainda tem a opção de ter um bom carregador para viagens- muitas marcas têm oferecido o
wallbox sem conectividade que acaba sendo equivalente ao carregador portatil, fiquei por 2 anos somente com ocarregador portátil e me atendeu bem, e outras pessoas tem a mesma situação - Carregador Portátil / Carregador de emergência / Carregador de Viagem
- muitas marcas têm oferecido o
- Cuidado na comparação de autonomias, apesar de em 2023 termos uma previsão de padronização na apresentação de autonomias, muitos fabricantes ainda utilizam ciclos
NEDC eWLTP na divulgação dos seus dados então fica mais difícil de comparar diretamente os números - Ciclos de Consumo / Autonomia- escolha um veículo que atenda seu uso normal, se você faz uma única viagem longa por ano será que precisa mesmo buscar toda essa autonomia ? Pode ser melhor alugar outro veículo para essa única viagem ou ir de ônibus / avião
- Verifique se o veículo já passou por testes de segurança em outros países, isso pode dar uma boa ideia do nível de segurança do modelo até que a versão vendida aqui seja testada pelo
LATIN NCAP