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Perdas durante a recarga de veiculos elétricos

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ivanfm
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Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
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Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Perdas durante a recarga de veiculos elétricos

Mensagem por ivanfm »

  • Enquanto o veículo é carregado, parte dos seus circuitos se mantêm ativos e é feita a conversão da energia AC para DC, esse processo também consome energia dessa forma nem tudo que é consumido da rede vai para a bateria. O processo de conversão é definido durante o projeto e tem pontos de maior eficiência de acordo com essas definição de projeto.
  • sem nenhuma medição precisa alguns usuários de Volvo perceberam que deixando o carro destrancado um mesmo percentual de carga da bateria demora mais para ser feito, pois o carro fica acordado e portanto gastando mais energia para se manter ativo.

Um estudo da ADAC na Alemanha analisou essas perdas https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/e ... to-studie/

É possível determinar pelos dados que o ZOE tem um consumo aproximado de :

  • 550W quando carregando a 2500W
  • 1060W quando carregando em 11000W.
  • O consumo instantâneo é menor na carga a 2500W mas como fica muito mais tempo carregando as perdas ao final da carga acabam sendo bem maiores.
  • Parte desse consumo é fixo e vinculado a sistemas do carro que precisam ficar ligados durante a carga e parte relacionada a perdas no processo da conversão AC/DC.

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Teoricamente a recarga em potências menores é melhor para as baterias, mas não existe um detalhamento de qual é a potência que realmente faz diferença para cada veículo/bateria. E considerando que os veículos mais novos tem baterias maiores talvez o limite do carregador do veículo já seja baixo o bastante para não afetar a vida útil da bateria mesmo quando utilizado na maior potência.

Não encontrei no site, mas algumas pessoas indicam que a Tesla recomenda carga AC sempre na maior potência disponível.

  • Isso indica que o sistema provavelmente foi projetado para maior eficiência na maior potência

Então carregar de forma constante na menor potência pode ser ruim para o bolso, o ideal é determinar juntamente com o fabricante do veículo qual o limite para preservar a bateria e com maior eficiência. Lembrando também que as condições da instalação do local devem ser respeitadas.

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