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Para facilitar a vida daqueles interessados sobre veículos elétricos aqui tem um resumo das informações disponíveis no forum para os iniciantes. E também algumas respostas para as perguntas mais frequentes feitas por aqueles que ainda estão conhecendo o assunto.
Alguns assuntos tem um tópico especifico para permitir a conversa e melhoria das informações
Para muitas das pessoas atende, para alguns casos não, você precisa analisar seu caso
A maneira mais simples de carregar um carro elétrico é em casa, portanto verifique antes se pode carregar na sua casa e isso pode simplificar bastante o seu uso
Se você mora em apartamento / condomínio verifique se pode fazer a instalação de wallbox / tomada industrial antes de tomar a decisão
Os carros híbridos foram criados como uma forma de economizar e reduzir emissões, mas atualmente isso não é totalmente verdadeiro alguns veículos híbridos tem motores mais antigos que veículos puramente a combustão
Os carros híbridos apesar de darem maior "liberdade" pois poderem ser abastecidos em qualquer posto de combustível tem maior complexidade e dependem de manutenção mais especializada que os puramente elétricos.
Pela integração existente entre os sistemas em diversos casos se um dos sistemas parar de funcionar o carro não pode se movimentar
Mas podem ser uma opção para aqueles que ainda tem "medo" de migrarem para carros totalmente elétricos ou não conseguem se programar para as recargas
Escolha depende totalmente da realidade de cada um
disponibilidade de local para recarga
frequência e distancia de viagens que realiza
aceitar ou não :
se programar mais para viagem
andar em velocidade mais próxima da regulamentada na via
morar em apartamento/condomínio ou casa onde possui liberdade para instalação de ponto para recarga
Se você não puder colocar um ponto carregar o seu veículo em casa, tenha mais cuidado ao tomar a decisão
preferir ou não as vantagens do veículo elétrico em relação as do veículo a combustão
O seguro do carro elétrico é diferente ou mais caro ?
Seguro depende de diversos fatores, incluindo o perfil do proprietário / motorista
Carros importados podem ter seguros um pouco mais caros que carros nacionais pela disponibilidade preços de peças, mas dependendo de outros fatores podem ser mais baratos que carros nacionais com maiores índices de roubos / acidentes etc
Converse com seu corretor antes de comprar e faça uma cotação antes de decidir
Um relato de uma pessoa que já está utilizando carros elétricos a 10 anos
nesse vídeo acho que faltou ele contar mais alguns detalhes da experiencia dele como diversas viagens incluindo ter comprado um Bolt no RS e levar ele rodando até o RJ
Ver no youtube
Se você carregar na sua casa é claro que vai subir, mas vai subir muito menos do que você iria gastar com posto de combustível. Não adianta observar somente um ponto separado pois se você tem um carro a combustão e troca por um elétrico vai parar de gastar com combustível e gastar com energia elétrica.
é importante considerar a diferença nas suas despesas e não quanto aumenta a conta de energia elétrica
se você carregar em casa e tiver um sistema de energia solar os custos se reduzem
o custo por km em um veículo elétrico é de 0 % a 30 % do custo de um veículo a combustão
0 % quando utilizar recargas gratuitas disponíveis, mas não utilize isso como base pois a tendência é que todas sejam cobradas a maior vantagem de recarga com custo é que você pode exigir um serviço de qualidade
se você possuir um sistema fotovoltaico o custo também é muito baixo
Acelerações rápidas - ao acelerar muito rapidamente se gasta mais energia que ao acelerar com mais calma
Relevo - consumo em subida é maior que consumo em descida (dependendo da velocidade na descida se ganha energia)
Duas pessoas em um mesmo modelo de carro / percurso podem ter consumos diferentes, não dá para simplesmente querer utilizar referencias de outros como uma "verdade absoluta" do que é possível ter de consumo / autonomia
Em dias diferentes carrego o carro até o mesmo ponto e autonomia apresentada é diferente ?
A maioria dos carros apresenta somente um número de autonomia no painel (muitos chamam de adivinhometro)
essa autonomia tem como base uma série de fatores como último consumo feito (que varia conforme, velocidade, relevo, carga etc...), temperatura ambiente ....
algumas marcas utilizam um número fixo para conversão de bateria em autonomia sem considerar consumo anterior, outras utilizam média de consumo anterior dessa forma o valor varia de acordo com o uso anterior do veículo
é importante entender como o número é apresentado no veículo que for utilizar
Então essa autonomia de painel é uma referência e pode variar mesmo o veículo tendo a mesma indicação de carga da bateria
essa resposta depende de diversos fatores como : capacidade da instalação, do carregador, modelo do veículo, do estado de carga atual do carro, temperatura ambiente, temperatura da bateria, configurações de limites no veículo
você não precisa ficar esperando a carga do carro, aproveite seu tempo com outras atividades (diferente do que se faz com veículo a combustão)
"10 segundos, 5 segundos para conectar a noite e 5 segundos para desconectar pela manhã" - Marcelo Dejon 2018 - Guia do Carro elétrico 2021 Estadão
para estimar quanto tempo o carro vai demorar para carregar
Posso carregar em uma tomada comum de casa ou empresa ? 110 V ou 220 V ?
pode ser utilizado eventualmente, o uso contínuo dessas tomadas pode causar degradação por temperatura e necessidade de substituição, além de riscos de segurança.
o custo para colocar uma tomada industrial azul (220 V) 2P+T de 16 A ou 32 A é baixo, tente fazer a substituição sempre que possível
existem poucos veículos que só podem ser carregados em tomadas com NEUTRO (Renault ZOE), portanto não carregam em 220 V em
estados como SP que tem 220 V (na maior parte dos casos na configuração bifásica) - No caso do ZOE já existe um carregador que consegue carregar ele mesmo sem o neutro - On - charge
existem veículos e carregadores que só carregam com um bom aterramento
é muito importante configurar o carro e/ou carregador para não exceder o limite dessa tomada
Não utilize o limite de uma tomada residencial (ex 10 A), pois ela não foi projetada para ficar horas no seu limite
É melhor carregar com potencia menor ou maior em casa ?
Teoricamente cargas mais lentas são melhores para bateria, MAS nas novas baterias que suportam cargas acima de 50 kW em DC provavelmente reduzir a potencia na carga residencial não deve fazer diferença para vida util da bateria pois a carga residencial está muito abaixo do limite suportado pela bateria
Cada bateria tem caracteristicas diferentes, e os fabricantes não indicam claramente qual ponto é melhor para manter a vida util da bateria
É melhor carregar com um wallbox do que com um carregador portátil ?
depende das caracteristicas, existem portáteis de mesma capacidade que wallbox
muitos PHEV vem com portatil de 3.5 kW que já é a potência máxima do OBC
a maioria dos carregadores que vem com veículos tem potencia menor que 7 kW, mas se tiver um carregador de 7 kW com tomada industrial azul vai ter o mesmo resultado da maioria dos wallbox
Posso carregar todos os dias até 100 % ? Posso deixar o carro conectado depois de atingir 100% ?
Se for utilizar carregador publico é sempre melhor parar antes para dar chance a outras pessoas utilizarem o carregador devido a redução da potencia no final da carga e com isso reduzindo a velocidade da carga
Diversas químicas de bateria sofrem mais estresse ao ficarem em 100% ou quando muito descarregadas e isso ajuda a reduzir a vida útil da bateria. É importante verificar o manual do seu veículo para ver a recomendação do fabricante para seu modelo.
Se seu veículo possui configuração de limite de carga e você não precisa utilizar 100% todos os dias pode deixar o limite e só carregar até 100% em casos de necessidade / viagem
Mas vale lembrar que em termos de vida útil, o uso de aceleração muito forte pode afetar mais a degradação do que carregar até 100%
O sistema de gerenciamento do veículo vai parar a carga quando chegar no 100%
Energia efetivamente absorvida pela bateria vs energia fornecida pelo carregador
O carregador diz que forneceu 30 kWh mas meu carro diz que recebeu menos
O carregador diz que forneceu X kWh mas isso é mais que a capacidade da bateria do meu carro
Existem perdas durante o processo de recarga por diversos motivos como
calor gerado pela energia, nos cabos, conectores, circuitos
circuitos do carro que se mantem ativos durante a recarga, incluindo no caso da recarga CA os conversores CA / CC
o usuário ficar dentro do carro e com isso mais sistemas ficam ligados incluindo ar condicionado
sistema de arrefecimento / aquecimento de baterias
erros de medição, todo equipamento de medição tem um erro que pode ser positivo ou negativo se o carregador está para um lado e o carro para outro isso aumenta a diferença
Algumas pessoas adaptam inversores para utilizar energia do carro
Como destravar o cabo de carregamento
depende do veículo, o ideal é verificar para cada modelo qual o método correto a ser utilizado mas existem algumas formas comuns que diversos veículos utilizam
alguns tem botão especifico para destravamento ao lado da porta
normalmente funciona quando o controle remoto está próximo
alguns tem botão especifico no controle remoto do carro
alguns destravam automaticamente quando se pressiona por um tempo o botão de destrancar o veículo
O sistema de Energia Brasileiro vai suportar o volume de energia necessário para abastecer todos os veículos elétricos ?
desde que sua instalação elétrica tenha capacidade pode instalar
mas um carregador desses custa caro e normalmente é possível carregar com carregador AC em uma noite enquanto se dorme então para a maioria dos casos não faz sentido
Antes de iniciar a preparação é muito importante saber qual a potencia que pode ser utilizada na sua casa
observar o ponto de entrada, verificar os fios utilizados, fazer medições para saber qual a disponibilidade real para utilizar em um carregador
Tenho uma viagem para fora do Brasil, posso comprar e trazer um carregador sem dor de cabeça ?
Verifique antes qual o tipo de conector do seu carro e o que vai comprar (maioria dos vendidos aqui é Tipo 2, EUA normalmente só tem carregadores Tipo 1 e China GB/T) , então se trouxer um carregador com conector diferente do seu carro vai precisar de um adaptador
qual devo comprar um carregador portátil ou wallbox ?
se você só vai comprar um dos dois recomendo a compra de um portátil de 7 kW com corrente configurável, ele tem a mesma potencia que a maioria dos wallbox, e pode ser levado em viagens
escolha o ponto de instalação levando em conta onde você estaciona de se vai carregar mais de um veículo
a maioria dos carregadores tem cabos de 5 m (alguns tem cabos de 7 m)
cada carro tem porta de carga em local diferente
no meu caso considerando que um carro tem porta na frente e outro na traseira e somente 2 lados da garagem que possuem paredes o cabo de 7 m foi a melhor opção pela forma que normalmente estacionamos
quanto mais distante esse ponto estiver do quadro de onde a energia vai vir mais gastos com cabos, conduites etc
quanto gastarei na instalação ?
parte comum que todas instalações acabam tendo com custo próximo
basicamente você precisa de um conjunto de proteções de acordo com as normas, que podem ser instaladas por um eletricista de confiança em um quadro comum ou já virem em um kit
disjuntor adicional no quadro de onde vem a energia
para uma instalação mais comum de 7 kW (wallbox ou tomada industrial azul 2P+T 32A) esses valores devem ficar na faixa de R$ 500-1000 em 2024
parte variável que depende do local e das necessidades especificas de cada instalação
a melhor maneira de economizar é deixar o ponto de carga próximo do quadro de onde virá a energia, cuidado ao economizar em cabos pois existem diversos cabos no mercado que não seguem as especificações
mão de obra para instalação elétrica e possível fixação dos elementos
terminais, cabos, conduítes que dependem totalmente do local onde será feita a colocação do ponto de carga em relação ao ponto de origem da energia elétrica
é melhor colocar logo um carregador de 22 kW ?
não necessariamente, a maioria dos veículos consegue uma carga completa em uma noite utilizando um carregador de 7 kW
a instalação de 22 kW pode fazer sentido para locais onde existe instalação trifásica 220 V / 380 V mas não em locais onde o padrão é 127 V / 220 V pois depende da instalação de transformadores que são caros, grandes, pesados e geram perdas de energia
Carregar em wallbox é melhor / mais eficiente que em carregador portátil ?
A potência depende da instalação elétrica e limite de corrente configurado no carregador, o carro vai utilizar de acordo com sua curva de carga respeitando o limite indicado pelo carregador.
Então a potência pode ser a mesma em ambos os casos (se utilizando carregadores de mesma potência e com mesmo limite de corrente)
Para o caso mais comum que é o uso de 7 kW (220 V 32 A) tanto o portátil como wallbox atendem da mesma forma
tenho um carro que carrega em 3.5 kW posso fazer a instalação de uma tomada comum de 20 A para recarga
apesar de possível se você vai fazer uma nova instalação pense em já preparar para pelo menos 7 kW que é a potência mais comum de recarga de elétrico e a diferença de custos normalmente não é grande, dessa forma não precisará alterar no futuro, além disso tomadas industriais são melhores para utilização na recarga que as tomadas comuns
Mesmo que tenha um híbrido que utiliza somente 16 A, tente já preparar sua instalação para 32 A que vai permitir no futuro a carga mais rápida de um elétrico puro
Lembre que a parte de instalação pode dar o maior trabalho no processo de preparação e a diferença de preço nos fios não é tão grande, então deixe sua instalação preparada para o futuro
Se não for possível deixar o circuito para até 7 kW utilize pelo menos tomada industrial de 16 A em vez de tomada comum de 20 A
Posso utilizar um wallbox como carregador portátil ?
Em termos de carga não existe problema
Mas esses equipamentos foram projetados para condições físicas diferentes
um portátil foi feito para ficar jogado no chão onde pode chover, alguém pode fazer uma besteira e passar por cima, cabos são mais movimentados etc
um wallbox é feito para ter as conexões normalmente pela traseira ou parte de baixo de forma a proteger da entrada de água, dessa forma não é muito seguro utilizar fora do posicionamento em dias de chuva
os portáteis normalmente são bem mais leves que os wallbox
alguns portáteis tem IDR, DPS embutido o que ajuda no uso em locais onde não se sabe o nível de proteção
os portáteis normalmente tem configuração para limitar a corrente, alguns wallbox tem isso somente dentro do equipamento ou nem tem esse tipo de opção de forma física
Energia solar e recarga de carro elétrico
um sistema de energia solar reduz sensivelmente os custos da energia depois que o sistema se paga
mas mesmo sem energia solar os custos normais da energia são inferiores aos custos de um veículo a combustão
Participe registrando sucesso e problemas no aplicativo
Cadastre carregadores que encontrar e não estiverem cadastrados
Não confie na existência / funcionamento somente por encontrar um carregador cadastrado, observe / leia os comentários e as datas para ter ideia da confiabilidade do local
Com o aparecimento de mais veículos com Android Automotive OS - AAOS a tendencia é que mais locais também sejam cadastrados no Google Maps, pois esses veículos indicam os pontos de recarga diretamente durante a navegação
Posso colocar uma vaga de carregamento em meu estabelecimento e oferecer aos meus clientes ?
* Sim, mas faça a sinalização corretamente para garantir que seja utilizada somente durante a recarga
* Diversas informações para implantação : Dicas para permitir recarga para clientes / hospedes
Posso cobrar recargas feitas no meu estabelecimento ?
Sim, mas você não pode cobrar somente energia pois isso parece ser exclusividade das distribuidoras você deve cobrar pelo serviço de recarga
O valor pode (e como usuário acho que deve) ser derivado do consumo de energia
Viagem com carro elétrico ainda exige Planejamento, alguns brincam comparando com plano de voo de aviões
mas isso não é muito diferente de anos atrás quando os postos de combustível não funcionavam 24x7 em diversos lugares
hoje ainda existem regiões do Brasil onde os postos de combustível só funcionam durante o dia
Conheça o carro e o consumo antes de fazer uma viagem longa
procure fazer pequenas viagens para entender melhor o seu consumo com o carro
Se programe para fazer as paradas para refeições, banheiro nos locais onde existem carregadores dessa forma você não gastará mais tempo que numa viagem com veículo a combustão
Considere as variações de relevo, em um sentido o seu consumo pode ser bem diferente do sentido contrário
caso comum de viagem com descida de serra e retorno com subida de serra
A velocidade afeta muito o consumo, reduzir um pouco sua velocidade do veículo pode significar uma viagem mais rápida por necessitar de menos tempo em recarga
Os carros elétricos são preparados para funcionar normalmente, mas alguns veiculos menores como patinetes e bicicletas podem ter limitações
Posso passar por áreas alagadas ?
Ele não tem o mesmo risco de parar no meio de um alagamento como um carro a combustão, mas não quer dizer que você pode passar por pontos de alagamento sem problemas.
Lembre que como qualquer carro moderno esses veículos estão cheios de conectores, cabos que podem não sofrer no momento mas que podem se deteriorar mais rapidamente pelo contato prolongado com a água
Quais cuidados para lavar um veículo elétrico ?
Carros:
"Fechar os vidros"...
não se deve lavar motor
não existem outros cuidados específicos
Verificar as especificações do fabricante...
Patinetes, bicicletas, motos etc:
Verificar as especificações do fabricante...
alguns equipamentos desse tipo não podem nem ficar na chuva pois não possuem proteções para evitar a entrada de agua