Boa parte dos conceitos indicados aqui servem para maior parte das baterias recarregáveis,
- Evitar acelerações muito fortes
- Não utilizar carga rápida (
CC ) se não for necessário - Na carga
CA utilizar a menor corrente possível ou de melhor eficiência- não tem motivo para carregar em 3h a noite se o carro vai ficar 9h parado
- Perdas durante a recarga de veiculos elétricos
- Carregar sempre que possível em horários de menor temperatura( a noite ou a sombra)
- Manter temperatura baixa
- Se possível não deixar o carro parado no sol em dias quentes
- Recomendação de não deixar passar de 50°C : https://autopapo.com.br/blog-do-boris/c ... ermometro/
- Manter a faixa de carga da bateria sem grande carga ou descarga por volta de 20-80% (ver gráfico abaixo)
- Existem alguns tipos de baterias que PRECISAM ser carregadas até 100% para calibração do sistema, VEJA NO MANUAL DO SEU VEÍCULO SE É O CASO DELE
- Evitar manter a bateria com grande carga ou descarga 0-20% e 80%-100% (ver gráfico abaixo)
- É melhor utilizar 4x25% (ex 65-40% ) do que 1x (100%-0%)
Esse texto foi ajustado com um resumo do @CGAUER 2020
https://www.researchgate.net/publicatio ... Assessment
https://batteryuniversity.com/learn/art ... _batteries
https://electricbikereview.com/forum/th ... ity.23724/
Stress na bateria de acordo com o estado da carga :
https://www.chevybolt.org/threads/battery-stress.34513/
https://teslamotorsclub.com/tmc/threads ... st-4339396 :
"Moral da história, não deixe a bateria carregada por muito tempo além de 80% em dias muito quentes, especialmente carros sem refrigeração ativa das baterias. Pode não importar muito agora, mas na hora de vender, a autonomia vai pesar no valor..." @CGAUER ,2019
https://www.youtube.com/channel/UC0Q-on ... 9Z238SGwBQ
Ver no youtube
https://electrek.co/2019/12/14/8-lesson ... tric-cars/