Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários
Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .
Vou tentar fazer uma comparação com vantagens e desvantagens entre os dois veículos de acordo com meu ponto de vista pessoal, outras pessoas podem ter uma visão diferente, vou incrementando esse texto conforme vou percebendo mais diferenças entre os dois
Não vou colocar aqui alguns detalhes que aparecem nas fichas dos produtos
A comparação aqui tem base no Bolt 2020 e Volvo XC40 P6 2022, mas atualizei alguns pontos que percebi nas versões posteriores de Bolt e XC40
Acabamento
Volvo ganha bem do Bolt 2020, e parece um pouco melhor que o Bolt 2022
Desempenho
P6 tem um pouco mais de potência e mais peso que o Bolt, com isso acho que ficam bem parecidos de forma geral
mas o XC40 dá uma sensação de mais força ao sair, o que acho que acaba sendo responsável por gastar mais os pneus dianteiros que o Bolt.
Painel de instrumentos
Bolt - muito prático, é possível ver autonomia minima, média, máxima , potencia instantânea consumida, de regeneração e diversas outras informações de forma bem simples - acho a informação da autonomia mais importante que capacidade de bateria que vem em múltiplos de 5% que o painel arredonda para mais 5.01 % já vira 10 %
XC40 - é um painel de ICE desperdiçando espaço com coisas inúteis, não mostra potencia de recarga, não mostrava autonomia em km quando pegamos o carro mas depois de uma atualização passou a mostrar, tem mostrador analógico e digital de velocidade, um espaço enorme para mostrar energia de forma analógica sem escala. A única coisa boa é o mapa para navegação.
Bolt 2020 - Só tem controle de cruzeiro comum e assistente de permanência em faixa, mas respeita bem a velocidade definida mesmo em descidas
Bolt 2022 - controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa
Volvo - controle de cruzeiro adaptativo e Pilot Assist que segue a via sem intervenção do Motorista, não respeita bem a velocidade definida em descidas, as vezes chega a passar em uns 4 km/h
Conectividade
Bolt 2020 - Nenhuma
Bolt 2022 - On star
XC40 - Volvo On Call, Serviços Google, 4 anos de dados inclusos, atualizações do sistema OTA (sem informações do preço após os 4 anos)
Informações via OBD
Bolt - existe uma lista com PIDs que permitem acesso a diversas informações e softwares já prontos para facilitar
XC40 - não encontrei nenhuma lista de PIDs ou aplicativo que consiga obter mais informações do veículo
Aquecimento
Bolt - aquecimento de Volante e bancos dianteiros e traseiros (em dias frios é interessante)
XC40 - sem aquecimento de volante e bancos
Cameras
Bolt camera 360 de alta resolução
XC40 P6 - somente camera traseira
XC40 P8 - camera 360
qualidade de cameras da Volvo é inferior a do Bolt
Retrovisores
Bolt - interno pode funcionar como espelho ou visor de uma camera traseira (camera é bem melhor que espelho e com ângulo maior)
XC40 - Sem camera nos espelhos, mas tanto interno como externos são eletrocromicos
Bolt lateral dianteira - lado motorista, destravamento no controle remoto/chave do carro, avisa quando está aberta
XC40 lateral traseira - lado motorista, tem um botão ao lado para destravamento além de opção no painel do carro, não existe nenhum tipo de indicação dentro do carro quando a tampa está aberta, mas a posição que ela fica dá para ver facilmente pelo retrovisor
Carregador de emergência - EVSE
Bolt 10A com plug NBR 14136 20 A, funciona em 110 V ou 220 V, com ou sem aterramento
2023 - Chevrolet passou a oferecer um carregador de 32 A da Eletricus em vez do carregador básico de 10 A oferecido inicialmente
XC40 16 A com plug industrial azul 6h, funciona somente em 220 V com aterramento (a limitação é do EVSE portátil e não do carro, como o Bolt o XC40 carrega em qualquer condição)
Configuração de carregamento
Limite de corrente - CA
Bolt - só permite limitar em 6A quando o carregador tem limite de 10 A
XC40 permite limitar de 1 em 1 ampere entre 6 A e 32 A
Bolt permite agendar horário de saída (sendo que pode ter horários diferentes para cada dia da semana), isso é bem útil para saida de viagem onde podemos definir para o carro chegar em 100 % no momento de saída e assim não deixar a bateria com 100% por muito tempo
XC40 permite programar somente uma faixa de horário para recarga, Bolt tem configurações até por dia da semana
Carregamento CC
Bolt - 50 kW
XC40 - 135 kW (algumas referências indicam que P6 é limitado em 135 kW e que P8 faz 150 kW, outras falam que ambos são 150 kW, todos usuarios que vi carregando conseguiram no máximo 135 kW na P6)
Regeneração - Direção com um Pedal - One Pedal Drive - OPD
Bolt 2020 - muito bom quando em modo L, tem uma aleta no volante que permite aumentar o nível de regeneração. Toda vez que colocar o carro para andar precisa mudar de D para L. Quando a bateria fica em 100 % o carro fica "solto" como em D
XC40 - Inicialmente pareceu muito com o Bolt, mas depois de um tempo dirigindo somente a XC40 e voltando para o Bolt foi possível perceber que o modo OPD do XC40 é mais forte que no Bolt, não ficamos mais buscando a alavanca do volante e ao voltar para o Bolt ele parece "solto". Mesmo com 100% de bateria no XC40 o carro chega a parar ao soltar o acelerador, é possível perceber que utiliza o sistema de freio nessa condição deixando sempre a mesma sensação de direção com um pedal.
Bolt precisa que aperte o botão nas portas dianteiras, caso queira abrir uma porta traseira precisa primeiro apertar botão em uma das portas dianteiras
Volvo permite abertura em qualquer porta, basta puxar estando com a chave
Chave Volvo tem sistema Motion Sensing que desativa a comunicação se ficar sem movimento o que evita o risco de Keyless Relay Attack
Travamento automático das portas
Bolt ao se distanciar do carro ele trava automaticamente
Não trava automaticamente ao sair do carro. Precisa ser travado manualmente pela chave ou toque no sensor da porta
Bolt 2020 por ter um console aberto dá uma sensação de mais espaço
Bolt 2022 e XC40 acho que são parecidos pois tem um console central grande
Tunel Central
Bolt não tem, é plano para os passageiros do banco traseiro
XC40 tem e é mais alto que no XC40 T4 (o tapete central de borracha era utilizado na T4 não serve na P6)
Espaço banco traseiro
Bolt parece mais espaçoso
XC40 tem túnel central que atrapalha mais para quem vai no meio
Altura do Solo
Bolt tem dificuldade em passar em diversas lombadas quando tem mais de uma pessoa no carro, precisa passar bem devagar para não raspar ou meio de lado
XC40 vai bem sem problemas
Área Envidraçada / Visão externa
É impressionante depois de ficar um tempo com o Volvo e voltar para o Bolt como o Bolt tem uma área envidraçada maior
comprei um protetor de solar de 150x70 serviu no XC40 e ficou pequeno no Bolt pois o vidro frontal é bem maior e mais inclinado
melhor visão externa no Bolt principalmente com a câmera de retrovisor que dá uma visão traseira bem melhor que no Volvo
camera no retrovisor do Bolt é muito boa e aumenta bastante o campo de visão, XC40 tem visão traseira menor mesmo quando comparando com o espelho comum no Bolt
Porta malas
apesar do Bolt ter espaço maior em litros que o XC40, acho que a forma que o espaço é distribuído no XC40 é bem mais prática para o tipo de carga que carrego
a tampa rígida do XC40 dificulta colocar alguns itens, acaba sendo necessário remover, no caso do Bolt com tampa flexível é mais fácil
a tampa intermediária do Bolt ajuda bastante quando tem itens frágeis, podem ficar em baixo separados de outros itens.
a tampa intermediaria do Volvo também permite colocar alguns itens embaixo mas como o espaço não tem muita altura só permite coisas pequenas
XC40 tem tampa elétrica que permite abrir / fechar sem utilizar as mãos
A Volvo detalhou melhor os dados no XC40 do que a Chevrolet no Bolt
Bolt tem 396 kg de capacidade de carga de acordo com a etiqueta no carro e manual- Re: Dicas Bolt EV - Pneus
Volvo tem aproximadamente 450k g de capacidade de carga indicada diretamente no CRLV
Volvo pode tracionar / rebocar 1500 kg ( CMT - PBT = 1.5T ), Bolt não pode tracionar nada (CMT = PBT)
Mesmo o Volvo tendo possibilidade de tração pelos números o manual do usuário não indica a posição de fixação do engate, item obrigatório para atender as regras existentes no Brasil - Regras sobre Reboque / Engate