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Carros que mostram corrente / tensão da bateria e não do carregador durante a recarga

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ivanfm
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Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
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Carros que mostram corrente / tensão da bateria e não do carregador durante a recarga

Mensagem por ivanfm »

  • Algumas vezes vi pessoas fazendo contas estranhas para determinar a corrente que o carro estava utilizando do carregador, mas que não faziam sentido

    • Multiplicando por 2 pois o numero que viram uma vez era praticamente a metade da corrente do "carregador"
  • Observando percebi que alguns veículos Chineses mostram nas informações de carregamento os dados de corrente e tensão da Bateria (ou seja CC ) em vez de mostrarem os dados do carregador

    • Sei de veículos da JAC e GWM que apresentam a informação dessa forma
  • Quando um carro é conectado em um "carregador" CA, o carro recebe energia em corrente alternada e dentro do carro é feita a conversão para CC para carregar as baterias pelo OBC (On Board Charger). O OBC manda para a bateria energia CC para carregar a bateria.

  • Quando o carro apresenta os valores do lado da bateria esses números não batem com os do carregador quando carregando em CA

  • Acontece que não é possível utilizar diretamente um único número para fazer essa conversão, de forma simplificada (sem considerar as perdas do OBC) podemos considerar que :

    • a POTÊNCIA no LADO CA é IGUAL a POTÊNCIA DO LADO CC
      • POTÊNCIA = TENSÃO (VOLTS) * CORRENTE (AMPERES)
      • a TENSÃO DA REDE ELÉTRICA (CA) é praticamente constante
      • a TENSÃO DA BATERIA (CC) aumenta conforme a carga da BATERIA
      • dessa forma principalmente no período enquanto o carro utilizar a maior corrente da rede elétrica, podemos considerar como a CORRENTE que vem da REDE ELÉTRICA é constante
      • se a TENSÃO e a CORRENTE da REDE ELÉTRICA são CONSTANTES, a TENSÃO DA BATERIA AUMENTA conforme o nível de CARGA, para que a POTÊNCIA seja igual a CORRENTE do LADO da BATERIA DEVE REDUZIR conforme passa o tempo de recarga.
  • Indicação da tensão do JAC IEV40 do Thiago Garcia

    • 79% de bateria - 388V e corrente de 68A, o que significa que estava carregando em 26kW (26384W)
    • nesse caso está carregando em CC
    • mas caso estivesse carregando em CA 220V com 30A (a maioria dos veículos chineses tem esse limite de corrente por isso conseguem no máximo 6600W na recarga CA), nessa mesma condição de bateria com 79% de carga a corrente apresentada seria de 17A (220*30 = 6600W / 388V = 17A)
      iev40_79_pct.jpg
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  • Indicação do painel de um HWM Haval e dados do carregador mostrando que o carro estava utilizando a corrente máxima de 30A no carregador, mas o painel mostrava corrente CC

haval_painel_e_carregador.png
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