Em diversos locais do forum já escrevi sobre alguns detalhes desses tipos de instalações, mas vou tentar organizar um pouco mais de forma a facilitar o entendimento (para quem não é da área) sobre as possibilidades encontradas em instalações residenciais. Também considerando o padrão mais utilizado no Brasil para recarga que é o
Nosso sistema elétrico no Brasil veio importado principalmente dos EUA e da Europa, com isso em cada região temos um "padrão" diferente de instalações elétricas.
ANEEL tinha uma página pública para pesquisar por município, mas não está mais funcionando- https://www.inf.ufrgs.br/~cabral/Tensao ... rasil.html
- https://www.worldstandards.eu/electrici ... ry/brazil/
As instalações mais comuns em ambiente residencial são :
Monofásico - Só chega uma fase- normalmente só vai ter equipamentos 110 V ou 220 V mas não os dois tipos (existem casos onde as pessoas utilizam transformadores, mas isso é uma adaptação e não a situação comum)
Bifásico - Chegam duas fases- Se cada fase for 110 V é possível encontrar equipamentos / tomadas 110 V ou 220 V
- Se cada fase for 220 V os equipamentos são todos 220 V (é incomum o uso de equipamentos bifásicos 380V, mas podem existir)
Trifásico - Chegam três fases- Se cada fase for 110 V é encontrar equipamentos / tomadas 110 V ou 220 V
- Em algumas partes do Brasil existe um
trifásico chamado de Delta Aberto onde uma das fases não pode ser utilizada sozinha pois possui tensão acima de 180 V enquanto as outras duas tem tensão de 110 V
- Em algumas partes do Brasil existe um
- Se cada fase for 220 V os equipamentos são 220 V ou 380 V
- Se cada fase for 110 V é encontrar equipamentos / tomadas 110 V ou 220 V
O que isso afeta no uso de carregadores para veículos elétricos :
- Informações uteis para escolha e instalação e uso de "carregadores" CA
- Em um local onde a instalação tem fases de 110 V
- com uma unica fase é possível ter carga de até 3.5kW (110 V * 32 A)
- com duas fases é possível ter carga de até
7 kW (220 V * 32 A) - com três fases é possível ter carga de até 11.5 kW (110 V * 32 A * 3)
- acontece que muitos carros que tem
OBC de 11kW estão limitados em 16A para carga trifásica, o que faz que numa condição como essa a maior potencia possível seja de 5.28 kW (110 V * 16 A * 3) - Dessa forma é melhor utilizar um sistema
bifásico nesses locais em vez de colocar umtransformador para transformar 110 V / 220 V em 220 V / 380 V
- acontece que muitos carros que tem
- com duas fases é possível ter carga de até
- com uma unica fase é possível ter carga de até 3.5kW (110 V * 32 A)
- Em um local onde a instalação tem fases de 220 V
- com uma única fase é possível ter carga de até
7 kW (220 V * 32 A)- não é possível utilizar duas fases diretamente pois os
OBC normalmente estão limitados em 240-250V - com três fases é possível ter carga de até
22 kW (220 V * 32 A * 3)- Se você está em uma região que tem essa configuração pode valer a pena ter a instalação de um carregador
trifásico , pois mesmo um veículomonofásico vai carregar em7 kW
- Se você está em uma região que tem essa configuração pode valer a pena ter a instalação de um carregador
- não é possível utilizar duas fases diretamente pois os
- com uma única fase é possível ter carga de até
Tenho uma instalação que é
trifásico de 110 V / 220 V e um carro que aceita até22 kW consigo instalar um carregador nessa potência ?- é possível com a instalação de um
transformador que vai passar o seu 110 V / 220 V para 220 V / 380 V - mas esses transformadores vão gastar mais energia devido as perdas, muitos acabam gerando um certo ruído
- considerando que em um veículo de 70
kWh de bateria demoraria 10h para carga em7 kW e 3-4h em22 kW você precisa pensar se realmente precisa carregar tão rapidamente. - para ter 32 A na saída do
transformador você precisa de mais de 64 A na sua entrada e portanto terá custos maiores de cabeamento antes dotransformador , o custo dotransformador , energia perdida - talvez o menor tempo de carga não faça a menor diferença se você carregar durante a noite enquanto estiver dormindo
- é possível com a instalação de um
Caso você tenha também um sistema de energia solar, e não utilize todas as fases isso pode afetar também sua escolha para uso na recarga
Ver no youtube
Ver no youtube
Ver no youtube