Nas minha pesquisas sobre veículos elétricos percebi que existem diversas variações nas informações de um mesmo fabricante.
Em cada local o fabricante utiliza o "ciclo" de teste disponível / homologado, um fabricante que vende mundialmente acaba fazendo os testes em diversos ciclos e mesmo esses ciclos tem variações (urbano, rodoviario, curto, longo, combinado).
NEDC ( New European Driving Cycle ) - Ciclo antigo utilizado na Europa- Muito otimista, nem todos motoristas conseguem essa autonomia
EPA - Ciclo atual Americano que oferece valores próximos a maioria dos padrões de utilização, segue a normaSAE J1634 :2017- Ciclo EPA
- https://pushevs.com/electric-car-range-efficiency-
epa / - Muitos motoristas conseguem valores de autonomia bem melhores que esses
WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure) - Ciclo atual que deveria ser adotado mundialmente para unificação, oferece valores próximos a maioria dos padrões de utilização como oEPA . Existe possibilidade de medida com menor (TEL) e maior consumo (TEH) quando está com todos acessórios/opcionais ligados.CLTC - China Light Duty Vehicle Test Cycle - Padrão chinês atualPBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular- pelo decreto 9557/2018 : "medidos segundo o ciclo de condução combinado descrito nas normas
ABNT NBR 7024:2017 e 16567:2016, eSAE J1634 :2017, e segundo as instruções normativas complementares do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para veículos elétricos"- PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular
- Tendo como base a mesma norma do ciclo
EPA deve ter valores próximos para os mesmos veículos
- pelo decreto 9557/2018 : "medidos segundo o ciclo de condução combinado descrito nas normas
SAE J1634 - Battery Electric Vehicle Energy Consumption and Range Test Procedure - Existem diversas referências a definição de consumo por essa norma, é a base das mediçõesEPA ePBEV
- Mais informações e comparações sobre os ciclos
Como regra simples : O
Alguns fabricantes não tem divulgado qual ciclo utilizado e portanto não é possível fazer uma comparação direta entre diferentes veículos se não utilizar o mesmo ciclo.
- Então muito cuidado se for comparar um veículo que tem autonomia estimada de X Km em ciclo
NEDC com os mesmos X Km em cicloWLTP , o veículo que faz os X Km emWLTP deve ter uma autonomia maior que o que tem a indicação emNEDC . - Em https://forumve.gitlab.io/evs-brasil/ é possível ver diversos veículos disponíveis no Brasil comparando a autonomia nos diversos ciclos utilizando um fator estimado para a conversão entre os ciclos.
- Então muito cuidado se for comparar um veículo que tem autonomia estimada de X Km em ciclo
Os veículos elétricos NORMALMENTE consomem mais na estrada do que na cidade, pois em velocidades elevadas utilizam mais energia, e por não terem o processo de anda/para não tem a possibilidade de
regeneração tão frequente como na cidade (exceto nos casos de descidas).- Acontece que algumas pessoas tem uma situação diferente disso (eu sou um desses), a região onde moro tem um relevo bem irregular, lombadas e normalmente em viagens consigo consumos melhores por utilizar melhor a inércia do veículo e não ter tanto o processo de aceleração diversas vezes
Um vídeo sobre as diferenças dos processos
Ferramentas como o Green Race http://www.jurassictest.ch/GR/ tem em sua base diversos modelos de veículos que podem ser comparados em rotas definidas pelo usuário e considera inclusive as diferenças de altitude no terreno.
Algumas estimativas para conversão entre os padrões :
Comparações de estimativas
EPA com outra metodologia nos EUA
- A velocidade afeta diretamente o consumo de energia do veículo, portanto menores velocidades oferecem maiores autonomias