• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .




Resumo de dicas e bugs XC40 / C40

Post Reply
User avatar
ivanfm
Posts: 1331
Joined: Wed Apr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Resumo de dicas e bugs XC40 / C40

Post by ivanfm »

Parte dessas informações podem ser aplicáveis a outros modelos da Volvo

Muitas dessas informações podem ser encontradas com mais detalhes no fórum internacional - https://www.xc40forum.com/

A maioria testei pessoalmente, mas vou completando com outros relatos conforme for recebendo

  • Atualizações de Software
  • Ativar climatização e radio sem motorista no carro

    • Apertar botão da central de midia - vai ativar por 30 minutos
    • Aplicativo Volvo - clicar no ventilador e ativar
  • Abrir e fechar todos os vidros

    • Manter apertado botão da chave para destrancar/trancar o carro
  • Saber quando esta sem sinal de celular

    • luz do SOS no teto fica piscando
  • Comandos de voz Android Automotive OS

  • Abrir / Fechar o porta-malas elétrico

    • "Chute" na direção da letra V inicial da tampa traseira
    • As vezes funciona passar o pé, mas o "chute" normalmente não falha
  • Utilizar musicas em pen drive

  • Reboot do sistema Android

    • Em alguns casos resolve quando perde conectividade e outros casos estranhos
      • Pressionar o botão abaixo da tela de midia e segurar até desligar o ar condicionado / aparecer logo da Volvo
  • Reboot do sistema de comunicação / TCAM

  • Comportamentos já conhecidos

    • As atualizações demoram um tempo para serem disponibilizadas, e mesmo assim uma pessoa pode receber em uma semana e outra duas semanas depois. A solução é aguardar ou levar o carro para atualização na concessionária (e mesmo lá podem não ter ainda liberação para o seu veiculo)
    • Na carga AC o veiculo não mostra a potencia de carga, Mostra velocidade em km/h de carga
      • se você souber se o local utiliza 110 ou 220V pode multiplicar a tensão pelo primeiro número da corrente pelo numero após o til :
        • ex 16/16 3 = 220V * 16 * 3 = 10560 W
          • ex 16/32 1 = 220V * 16 * 1 = 3520 W
          • os números X/Y significam - X - corrente que o carro está utilizando Y - corrente máxima que o carro está configurado para utilizar (ajustável na tela de configuração de carregamento)
    • O carro não "dorme" totalmente se não for trancado, assim se estiver com carga lenta em tomada vai acabar demorando um tempo maior se estiver destrancado, então mesmo em casa/local seguro é melhor sempre trancar o carro
      • Esse consumo adicional pode fazer muita diferença ao utilizar cargas de baixa potencia (ex tomadas comuns)
    • Pneus de diferentes medidas dianteiro / traseiro
      • Não pode ser feito rodizio entre dianteiro / traseiro que poderia ser útil na P6 que tem somente tração dianteira
  • Indicação de placas no painel / google maps

    • só disponivel nas P8 MY22 (não nas MY23 P6/P8)
    • alguns chamam de leitor de placa, mas a documentação chama de RSI (Road Sign Information)
    • quando utilizei uma P8 com essa função não "lia" as placas, passei por várias bem legíveis que não foram mostradas, então acho que é somente a base do google maps mesmo
  • Bugs / Problemas

    • Diversos carros MY23 não aparecem com a cor / carcaça correta no aplicativo
      • No meu caso parece ser um XC60 hibrido que esta no APP (pela diferença na traseira e posição de carga)
      • Aparentemente foi resolvido para todos em 2023-01-13
    • Não é possivel mudar do tipo de midia pelo volante (no XC40 ICE era possivel)
      • Alternar entre spotify, radio, bluetooth...
    • Não apresenta nenhuma informação sobre a radio atual, permite mudar de estação mas não indica para o motorista a mudança
    • = 2.5 - erro no calculo de tempo de final de carregamento
    • <= 2.5 - barulho ao ligar a iluminação / luz interna (alguns veículos tem ruido mais forte que outros)
    • carregador portátil original funciona somente em 220V com aterramento
      • viewtopic.php?t=2307
        • existem outros carregadores no mercado que funcionam normalmente em 110V ou sem aterramento além de ter opção de até 7kW / 11 kW que são suportados pelos carros
    • Não tem estepe (muitos veiculos novos mesmo a combustão tem vindo sem estepe)
      • Soluções utilizadas em blindados como NoPare
        • Comprar kit estepe, macaco, chave e deixar no porta-malas
    • PNEUs não estão disponiveis ainda no mercado brasileiro em até 2023/janeiro ainda
    • As vezes não destrava o carro sem a chave
      • Começou a acontecer depois da atualização para 2.5
        • Normalmente não falha ao utilizar o sensor interno
        • O manual indica que a externa é para travamento e interna destravamento, mas antes funcionava para travar/destravar e as vezes ainda funciona
        • macaneta_porta.png
          macaneta_porta.png (134.52 KiB) Viewed 83 times
        • https://www.volvocars.com/br/support/ma ... s-ao-toque
    • Problema na abertura do carro com a chave/controle remoto
    • App demora para mudar de estado
      • as vezes ao iniciar a climatização o botão não muda, mas se clicar novamente no iniciar ele desliga
      • ao entrar não aparecem os botões de travar/climatização, clicar no mapa e voltar - normalmente resolve
  • Recursos ainda prometidos e pendente de liberação



Post Reply

Return to “Volvo BEV - XC40 / C40 Recharge”