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Curvas de carga de veículos elétricos em corrente alternada

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ivanfm
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Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
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Curvas de carga de veículos elétricos em corrente alternada

Mensagem por ivanfm »

  • O carregamento em corrente alternada acontece normalmente com WallBox ou Carregador portátil

  • Nos carregamentos com potências maiores normalmente o carro não mantém a corrente constante, no final da carga a corrente é reduzida.

    • Nesse vídeo da UVE (logo após os 12min) tem um exemplo com água que ajuda a explicar como funciona essa redução de velocidade


    • Ver no youtube
  • Exemplo de curva de carga do JAC IEV40 do @thiagogarcia , é possível perceber que o carro reduz drasticamente a carga no final e fica quase 2 horas com potência reduzida - Gráfico do sistema da Incharge

    carga_completa_jac_iev_40.jpeg
    carga_completa_jac_iev_40.jpeg (17.13 KiB) Exibido 5965 vezes
  • Exemplo de curva de carga do Nissan Leaf do Igor Goethel em um carregador de 7 kW, é possível observar que o carro reduz a carga somente nos últimos 45 minutos - Gráfico do APP do carregador JuiceBox

    carga_completa_nissan_leaf_2.jpeg
    carga_completa_nissan_leaf_2.jpeg (38.86 KiB) Exibido 5965 vezes
  • Exemplo de final de carga Bolt EV 2020, é possível observar que ocorre a queda de forma linear nos 30 minutos finais - Gráfico do sistema da Incharge fornecido pelo Alexandre

    carga_completa_bolt_ev.jpeg
    carga_completa_bolt_ev.jpeg (38.41 KiB) Exibido 5956 vezes
  • Exemplo de final de carga Golf GTE, é possível observar a redução nos últimos 20 minutos e que por ser um híbrido a potência máxima do carregador interno é de 3.5 kW já que a bateria não é muito grande - Gráfico do sistema da Incharge fornecido pelo Alexandre

    carga_completa_golf_gte.jpeg
    carga_completa_golf_gte.jpeg (38.83 KiB) Exibido 5956 vezes
  • Exemplo de final de carga Volvo XC60, é possível observar a redução nos últimos 30 minutos e que por ser um híbrido a potência máxima do carregador interno é de 3.5 kW já que a bateria não é muito grande - Gráfico do sistema da Incharge fornecido pelo Alexandre

    carga_completa_xc60.jpeg
    carga_completa_xc60.jpeg (36.5 KiB) Exibido 5956 vezes

Pelos gráficos de carga acima é possível perceber que o final de carga é muito mais lento que o início e considerando as recomendações de não carregar totalmente o carro para aumentar a vida util da bateria, pode ser interessante deixar o carro para carregar completamente quando for necessário utilizar o máximo de bateria. Mas se estiver em uma viagem ou conjunto de grandes deslocamentos vai aproveitar melhor o seu tempo se fizer diversas cargas em vez de cargas completas.

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ivanfm
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Re: Informações uteis para escolha e instalação e uso de "carregadores" AC

Mensagem por ivanfm »

Curva de carga XC40 P8

Segue acima de 10 kW até os 97 % (no carregador trifasico) depois cai para 4 kW até quase no final.

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f8089af1-cd52-40d6-856a-13d9e0129d60.jpeg (43.35 KiB) Exibido 2603 vezes
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