- Enquanto o veículo é carregado, parte dos seus circuitos se mantêm ativos e é feita a conversão da energia
AC paraDC , esse processo também consome energia dessa forma nem tudo que é consumido da rede vai para a bateria. O processo de conversão é definido durante o projeto e tem pontos de maior eficiência de acordo com essas definição de projeto. - sem nenhuma medição precisa alguns usuários de Volvo perceberam que deixando o carro destrancado um mesmo percentual de carga da bateria demora mais para ser feito, pois o carro fica acordado e portanto gastando mais energia para se manter ativo.
Um estudo da ADAC na Alemanha analisou essas perdas https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/e ... to-studie/
É possível determinar pelos dados que o ZOE tem um consumo aproximado de :
- 550W quando carregando a 2500W
- 1060W quando carregando em 11000W.
- O consumo instantâneo é menor na carga a 2500W mas como fica muito mais tempo carregando as perdas ao final da carga acabam sendo bem maiores.
- Parte desse consumo é fixo e vinculado a sistemas do carro que precisam ficar ligados durante a carga e parte relacionada a perdas no processo da conversão
AC /DC .
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Teoricamente a recarga em potências menores é melhor para as baterias, mas não existe um detalhamento de qual é a potência que realmente faz diferença para cada veículo/bateria. E considerando que os veículos mais novos tem baterias maiores talvez o limite do carregador do veículo já seja baixo o bastante para não afetar a vida útil da bateria mesmo quando utilizado na maior potência.
Não encontrei no site, mas algumas pessoas indicam que a Tesla recomenda carga
- Isso indica que o sistema provavelmente foi projetado para maior eficiência na maior potência
Então carregar de forma constante na menor potência pode ser ruim para o bolso, o ideal é determinar juntamente com o fabricante do veículo qual o limite para preservar a bateria e com maior eficiência. Lembrando também que as condições da instalação do local devem ser respeitadas.
- Testes de eficiência em carga
AC feitos por proprietários de veículos elétricos