• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .




Atualização de autonomia declarada em 2023 PBEV

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 1760
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Atualização de autonomia declarada em 2023 PBEV

Mensagem por ivanfm »

A Volvo atualizou em seu site a autonomia utilizando dados do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular).

Em uma entrevista o Adalberto Maluf diretor da ABVE disse que tem que ser aplicado um fator de redução de 30% na autonomia determinada, mas acontece que os números EPA do XC40 P8 (não achei P6) indicam 223 milhas, o que representam 358km já tendo essa redução de 30% e no site Brasileiro indicam 305km. Exceto em referencias ao SAE J1634 não encontrei outras referencias a esse fator de redução de 30%, portanto se o fator já for aplicado no final na medição (quando necessário) não faz sentido ser aplicado novamente.
- https://useeletrico.com/2023/01/25/abve ... no-brasil/
- https://www.fueleconomy.gov/feg/Find.do ... s&id=45761

I - eficiência energética: níveis de autonomia expressos em quilômetros por litro de combustível (Km/l) ou níveis de consumo energético expressos em megajoules por quilômetro (MJ/Km), medidos segundo o ciclo de condução combinado descrito nas normas ABNT NBR 7024:2017 e 16567:2016, e SAE J1634:2017, e segundo as instruções normativas complementares do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para veículos elétricos;"

O padrão EPA utilizado nos EUA também utiliza SAE J1634 como referencia, e existem alguns locais que indicam que esse padrão já tem uma redução de 30% em relação aos resultados das medições aplicadas.

Pegando o "Consumo Energético (MJ/km)" publicado pelo PBEV para P6 indica o valor de 0,73 MJ/km, que convertido seria 0,203 kWh/km ou 20,3 kWh/100km , considerando uma bateria de 67kWh uteis teríamos 330 km de autonomia, se aplicar os 30% de redução é possível chegar nos 231 km publicados no site da Volvo. Mas se pegar os mesmos valores para o XC40 P8 os números não batem da mesma forma.

Mas se o padrão SAE já já tem 30% de redução aplicado, qual o motivo de aplicar novamente mais 30% de redução ? Isso não achei nenhuma referencia Brasileira sobre o assunto.

  • A Nissan também atualizou as informações do Leaf :
    • https://www.nissan.com.br/veiculos/modelos/leaf.html
    • "*Autonomia de 192km calculada de acordo com as normas e parâmetros do INMETRO válidos a partir de janeiro de 2023. A autonomia certificada pelo INMETRO equivale a redução de 30% nos testes realizados em laboratório brasileiro de acordo com o ciclo americano EPA (Environmental Protection Agency). Apesar desta mudança de homologação de autonomia no país, não houve nenhuma alteração técnica nos veículos e a bateria do Nissan LEAF segue a mesma de 40kw."

O gráfico da Volvo Re: Consumo / Autonomia - Variações de acordo com temperatura e velocidade Volvo XC40 que aparece no manual da Volvo e dados do ev-database http://web.archive.org/web/202301251140 ... ngle-Motor mostram que a autonomia pode variar em uma faixa de 235 a 500 km de acordo com fatores externos.

Como usuário do veiculo eu entendo que apesar de dizerem que meu carro tem autonomia PBEV de 231 km vou continuar utilizando 350-400 como minha faixa segura de autonomia pois é o que realmente consigo,

Minha opinião é que cada um nesse momento precisa verificar a real autonomia de cada veiculo conversando com proprietários, e que aparentemente o PBEV deveria ser igual ao ciclo EPA em termos de exigência de consumo, pois ambos tem base no SAE J1634, e com isso também muitos proprietários podem ficar contentes pois podem obter uma autonomia maior que a divulgada como é um caso comum do Bolt que teve autonomia EPA divulgada é é muito difícil que alguém não chegue nessa autonomia.

photo_2023-01-25_08-36-53.jpg
photo_2023-01-25_08-36-53.jpg (106.55 KiB) Exibido 849 vezes
Anexos
C40 Recharge 100% elétrico - Vista geral _ Volvo Cars - Brazil.pdf
(4.22 MiB) Baixado 41 vezes
XC40 Recharge 100% elétrico - Vista geral _ Volvo Cars - Master.pdf
(1.32 MiB) Baixado 41 vezes
Portaria nº 2.202-SEI, de 28 de dezembro de 2018 - Imprensa Nacional.pdf
(248.16 KiB) Baixado 41 vezes
portaria_194_2020_inmetro_RTAC002655.pdf
(293.39 KiB) Baixado 48 vezes
portaria_377_2020_inmetro_RTAC002683.pdf
(109.76 KiB) Baixado 44 vezes
metodologia-para-divulgacao-de-dados-de-consumo-veicular.pdf
(19.33 KiB) Baixado 45 vezes
Consideracoes_criticas_sobre_o_PBEV_IEMA26_09[1].pdf
(2.37 MiB) Baixado 42 vezes
Decreto 9557_de_2018.pdf
(681.02 KiB) Baixado 43 vezes
Portaria_MDIC_2202_Eficiencia_Energetica_(leves).pdf
(220.02 KiB) Baixado 45 vezes
pbe-veicular-2022-12.pdf
(505.8 KiB) Baixado 42 vezes
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 1760
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Atualização de autonomia declarada em 2023 PBEV

Mensagem por ivanfm »

Com a publicação dos dados PBEV 2023-01-31 Re: PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular , me parece claro que tem erro em como a Volvo tratou os valores (outros também, mas utilizo aqui o exemplo que é próximo a minha realidade e que tenho conhecimento).

XC40 e C40 P8 tem valores com diferenças para ciclo EPA em percentuais de 15 e 30%, não fazendo sentido pois ambos tem autonomias originais EPA/WLTP próximas.

O Bolt ficou com diferença de aproximadamente 6% para EPA, que pode ser relacionada a nova aplicação do teste com alguma condição um pouco diferente.

Como um veiculo com melhor aerodinâmica (C40), mesmo motor e baterias ao ser testado no Brasil fica com autonomia tão inferior ao "primo/irmão" (XC40) ? Numa replicação de testes poderia até existir uma inversão, já que os valores são muito próximos, mas não no nivel apresentado no site da Volvo e publicado na lista PBEV 2023-01-31

Então são alguns fabricantes que não estão sabendo tratar as normas e medições e não uma norma errada, pois os dados devem ser informados pelos fabricantes ao INMETRO para o PBEV

Use elétrico publicou mais informações e um comparativo das mudanças, não considero o comparativo justo pois no anterior tem mistura entre diversos ciclos diferentes de autonomia - https://useeletrico.com/2023/02/01/conf ... no-brasil/

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 1760
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Atualização de autonomia declarada em 2023 PBEV

Mensagem por ivanfm »

Achei portarias em anos diferentes que batem com números indicados pela Volvo e parecem relacionadas ao tema :
Lista com algumas portarias relacionadas ao PBEV

Não achei uma portaria com número 194 que tenha relação com o assunto.

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 1760
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: Atualização de autonomia declarada em 2023 PBEV

Mensagem por ivanfm »

Live da Tupinambá, onde falamos sobre o assunto



Ver no youtube
Responder

Voltar para “Consumo / Autonomia”