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Perdas durante a recarga de veiculos elétricos

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ivanfm
Posts: 1246
Joined: Wed Apr 18, 2018 12:41 pm

Perdas durante a recarga de veiculos elétricos

Post by ivanfm »

Enquanto o veiculo é carregado, parte dos seus circuitos se mantem ativos e é feita a conversão da energia AC para DC, esse processo também consome energia dessa forma nem tudo que é consumido da rede vai para a bateria. O processo de conversão é definido durante o projeto e tem pontos de maior eficiência de acordo com essas definição de projeto.

Um estudo da ADAC na Alemanha analisou essas perdas https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/e ... to-studie/

É possível determinar pelos dados que o ZOE tem um consumo aproximado de :

  • 550W quando carregando a 2500W
  • 1060W quando carregando em 11000W.
  • O consumo instantâneo é menor na carga a 2500W mas como fica muito mais tempo carregando as perdas ao final da carga acabam sendo bem maiores.
  • Parte desse consumo é fixo e vinculado a sistemas do carro que precisam ficar ligados durante a carga e parte relacionada a perdas no processo da conversão AC/DC.

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Teoricamente a recarga em potencias menores é melhor para as baterias, mas não existe um detalhamento de qual é a potencia que realmente faz diferença para cada veiculo/bateria. E considerando que os veículos mais novos tem baterias maiores talvez o limite do carregador do veiculo já seja baixo o bastante para não afetar a vida útil da bateria mesmo quando utilizado na maior potencia.

Não encontrei no site, mas algumas pessoas indicam que a Tesla recomenda carga AC sempre na maior potencia disponível.

  • Isso indica que o sistema provavelmente foi projetado para maior eficiência na maior potencia

Então carregar de forma constante na menor potencia pode ser ruim para o bolso, o ideal é determinar juntamente com o fabricante do veiculo qual o limite para preservar a bateria e com maior eficiência. Lembrando também que as condições da instalação do local devem ser respeitadas.



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