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Aqui o foco é a versão totalmente elétrica, mas parte dessas informações podem ser aplicáveis a outros modelos da Volvo e até a versão a combustão e PHEV do XC40
Muitas dessas informações podem ser encontradas com mais detalhes no fórum internacional - https://www.xc40forum.com/
As informações têm sido editadas e complementadas, então não se prenda a data das mensagens
Esse tópico já ficou grande e dependendo da sua configuração de perfil pode ficar com mais de uma página, leia também o que está após a primeira página se na sua visualização houver paginação
Muitos dos itens aqui testei pessoalmente, mas completei com outros relatos conforme fui recebendo e seguirei atualizando quando surgirem novas informações
Disponivel somente a partir da versão 2.9 (ou com Sensus)
Seta para direita no lado esquerdo do volante
Pilot Assist - segue as faixas e controla velocidade
Em locais com baixa qualidade na marcação das vias pode ser melhor controlar manualmente o carro
ACC - controla a velocidade
Ajuste da posição do Banco
Quando a porta está aberta basta um toque no botão para voltar o banco para a posição programada
Quando a porta está fechada precisa apertar e segurar, assim é mais seguro e não acontece uma mudança total de forma rapida com a pessoa sentada (já que a nova posição pode ser pequena para quem está dirigindo)
Existe um porta cartões razoavelmente escondido logo acima do carregador por indução para telefone
Esse local é fácil de colocar / retirar o cartão se você souber que ele existe, mas não deixa o cartão visível
Esse local não aparece no manual do carro
Ao lado esquerdo do painel/botão de abertura do porta malas existem duas entradas que também parecem permitir colocar cartões e batem com o manual do carro. Mas o cartão fica visível
parece que só está disponível nas P8 MY22 (não nas MY23 P6/P8)
alguns chamam de leitor de placa, mas a documentação chama de RSI (Road Sign Information)
quando utilizei uma P8 com essa função não "lia" as placas, passei por várias bem legíveis que não foram mostradas, então acho que é somente a base do google maps mesmo
Automatic Relock
o carro não tem travamento automático, mas se você destrancar o carro pelo controle e não abrir depois de uns 2 minutos ele trava novamente para o caso de ter aberto de forma não intencional
AVAS - Aviso de Pedestre
aparentemente não está ativo no Brasil, mas algumas pessoas já indicaram como desativar
Quando o carro fica em local sem sinal de celular por algum tempo o ícone de SOS no teto do carro começa a piscar, nesse momento não tem conectividade de dados nem para chamadas do Volvo On Call
Internet via Wifi
Precisa de WPA2 com senha
Não funciona em access points com WPA3, WEP, WPS WPA
Nosso carro indicou bem antes e na concessionária descobri que existe um terceiro parametro de horas para revisão e nosso carro estava com valor errado nesse parâmetro
As vezes não destrava o carro sem a chave
Começou a acontecer depois da atualização para 2.5, depois ficou bem estável
Normalmente não falha ao utilizar o sensor interno
O manual indica que a externa é para travamento e interna destravamento, mas antes funcionava para travar/destravar e as vezes ainda funciona - Utilizando como indicado no manual não falha, aparentemente mudaram o comportamento para ser exatamente como indicado no manual
macaneta_porta.png (134.52 KiB) Exibido 10503 vezes
as vezes ao iniciar a climatização o botão não muda, mas se clicar novamente no iniciar ele desliga
ao entrar não aparecem os botões de travar/climatização, clicar no mapa e voltar - normalmente resolve
Diversos icones do google assistant no carro
na play store: desativar o aplicativo, reiniciar o sistema e reativar o aplicativo
Limitação de corrente da carga AC fixa em 6A e carga limitada em 80%
Já vi casos onde isso acontecia quando perdia conectividade, comigo aconteceu na versão 2.3 uma vez, não vi mais depois da atualização para 2.5 mas outras pessoas já tiveram mesmo com 2.5
Existem também casos relatados de pedrinhas que acabam entrando e ficando na proteção inferior frontal causando barulho
2024-02 levei o veículo na concessionária, eles tem um boletim novo e parece que o meu caso se encaixa nesse boletim pois parece ter resolvido o barulho (depois de um tempo vou ter certeza)
As pastilhas de freio estavam um pouco folgadas e em terrenos irregulares a movimentação causa barulho
fizeram um ajuste para fixar melhor e colocaram uma graxa grossa que evita a movimentação involuntária das pastilhas
Recursos ainda prometidos e pendentes de liberação
2024-09-04 90/90 - prometeram atualização da interface inclusive para veículos anteriores como XC40 / C40 com o formato que já esta no EX30 e que foi apresentado também para EX90 e XC90
Itens que estavam disponíveis na versão a Combustão / Sensus
Trava do porta malas com senha / Privacy Lock
Permitia criar uma senha para bloquear a abertura do porta malas, com isso era possível colocar alguma coisa de forma segura na parte inferior pois mesmo baixando os bancos não é possível acessar aquela área sem abrir a tampa do porta malas
A atualização pode demorar até 1h30 (normalmente as minhas foram em menor tempo), então só inicie a atualização em CASA e quando puder deixar o carro TRANCADO e PARADO por um tempo
Algumas atualizações podem ser removidas depois de um tempo quando eles encontram algum problema, então pode acontecer de você não receber uma versão especifica. E algumas versões só ficam disponíveis nas concessionárias
Lista de mudanças no software
- https://www.volvocars.com/br/support/so ... ic/2022w22
- https://volvo.custhelp.com/app/answers/ ... _id/10364/
- As atualizações demoram um tempo para serem disponibilizadas depois do anuncio no site/app, e mesmo assim uma pessoa pode receber em uma semana e outra duas semanas depois. A solução é aguardar ou levar o carro para atualização na concessionária se tiver algum item que realmente você precise para resolver um problema(e mesmo lá podem não ter ainda liberação para o seu veículo)
- Algumas versões ficam disponíveis sem dados publicados no site (ex 3.2.5)
- Normalmente uma ou duas semanas depois que atualizam a lista fica disponível nas concessionárias e depois de mais uma ou duas semanas fica liberado para atualização OTA
- na versão 2.9 no mesmo dia que foi divulgado uma pessoa já conseguiu atualizar em concessionária.
Atualizações do Polestar normalmente sai antes e pode servir de referencia do que vai sair para Volvo, historicamente as versões são bem parecidas
2024-12-10 diversas pessoas no Brasil receberam em carros com MY22 e MY23
Versão 3.2.8 - Anuncio em 2024-10-04, somente para novo hardware da fabrica, sem OTA, algumas pessoas receberam na atualização em concessionária
Versão 3.2.5 - Recebi em uma visita a concessionária (não teve publicação no site)
Versão 3.2.4 - Anuncio em 2024-08-19
Versão 3.1.10 - Anuncio em 2024-07-15
2024-07-16 já houve atualização feita em concessionária no Brasil
Versão 3.1.9 - Anuncio em 2024-07-01
No mesmo dia do anuncio já houve atualização feita em concessionária no Brasil
2024-07-13 recebemos em nosso carro que ainda estava com 2.14.3, atualizado sem problemas
Versão 3.1.2 - Anuncio em 2024-05-13 - Somente nas concessionárias, sem OTA
Versão 3.0.3 - Anuncio em 2024-04-15
Atualização para Android Automotive OS 12
2024-04-25 - pelo menos uma pessoa recebeu no Brasil
2024-04-27 - recebemos no nosso carro, mas não atualizamos, depois isso desapareceu e outras pessoas não receberam mais
uma pessoa que teve problemas com essa versão resolveu ao fazer o reset de fabrica portanto não parece ter problema na versão, mas no processo de atualização
Algumas versões não são liberadas para OTA (ex 2.8), algumas foram liberadas e depois retiradas, normalmente depois de aparecer no site ficam disponíveis em 3-4 semanas para atualização no carro
- não são liberadas ao mesmo tempo para todos os carros, esse tipo de processo é comum na liberação de grandes atualizações para diversos equipamentos / softwares
Os arquivos são baixados enquanto o carro esta em movimento e o aviso aparece, precisa parar e trancar o carro para atualizar normalmente a estimativa é de 1h30 (mas nas duas vezes que atualizei, acho que não demorou nem 30 minutos)
precisa de pelo menos 40% de carga na bateria para fazer a atualização
algumas pessoas receberam um email indicando a disponibilidade um ou dois dias antes do download da atualização no carro
Se ficar besta (fechando sozinho sem mostrar nada), pelo menos no meu caso voltou ao normal depois de apagar todos os dados e cache a partir do menu de configurações geral
Car Stats Viewer
Tópico específico pois tem diversos detalhes e serve para outros veículos com Android Automotive
No inicio (testei logo depois que foi lançado em 2023) era possível abrir a aplicação com o carro parado e deixar um video rodando, nesse caso quando o carro entra em movimento a tela é bloqueada mas o vídeo segue rodando somente com o audio no sistema de som
Em 2024 não está mais funcionando, em alguma das atualizações foi bloqueado, ao movimentar o carro o vídeo é pausado
Não pode ser feito rodízio entre pneu dianteiro / traseiro, o que poderia ser útil na P6 que tem somente tração dianteira (ou traseira a partir de MY24)
XL indica "Extra Load" que indica que o PNEU tem reforços para suportar maior carga
Algumas pessoas falaram que tem seguradora que implica e pode recusar cobertura se o carro estiver com medida diferente do original
PNEUs originais ou com mesma medida do P6 não estavam disponíveis ainda no mercado brasileiro em até 2023/janeiro ainda
Antes de alterar as medidas verifique em um comparador de dimensões as diferenças, considerando toda a eletrônica do veículo o ideal é não alterar as dimensões, mas na falta das medidas originais deve ser feito com cuidado
alterar medidas no mínimo pode gerar medições incorretas de velocidade
considerando toda eletrônica embarcada nos novos veículos a alteração pode gerar outros problemas / inconsistências já que o veículo pode esperar uma situação diferente da real
Alternativas que vi as pessoas experimentando
dianteiro P6 - Pneu Michelin 235/55 R19 105V XL TL LATITUDE SPORT 3 ACOUSTIC V (2023-03 - R$ 2706,66 Paraná)
Não tem sensores de pressão nos pneus por isso não mostra indicação da pressão, utiliza o sistema ITPMS que monitora o giro das rodas e sensores de ABS determinando se existe uma variação da pressão
por isso se fizer mudança de PNEUS ou alteração na calibragem padrão é necessário selecionar para armazenar as informações (na tela maior, com o carro parado) e rodar um tempo para que o sistema analise o giro e armazene qual a condição normal
Em algumas atualizações do software existe a recomendação de fazer o procedimento de armazenar a pressão novamente
Em relação a veículos que mostram a pressão de cada pneu esse não mostra, mas não tem sensores nos pneus, não tem manutenção nenhuma a ser feita nem cuidado quando faz rodízio, ou mudanças nos pneus e não precisa trocar quando acaba a bateria.
passei em cima de uma pedra na rodovia com o pneu da frente
o TPMS externo indicou queda de pressão do pneu traseiro do mesmo lado, quando consegui ver o número já marcava 37
não houve nenhum aviso no carro até chegar na marcação de 30 no TPMS externo, com essa pressão já era possível sentir alguma diferença na direção do veículo
consegui chegar em casa, como era noite não tinha local para arrumar o pneu, ainda dava para ouvir barulho do ar escapando
Atenção essa imagem e o vídeo mostram todos os pontos que existem inclusive na versão a combustão. Para versões elétricas só existem os pontos externos que servem para o macaco comum e para o macaco de oficina
pontos_elevacao_xc40.png (640.38 KiB) Exibido 10190 vezes
Se o veículo for ficar parado por mais de um mês, a Volvo recomenda no manual deixar com carga entre 40 e 60 %, se for ficar por mais de três meses recomendam deixar conectado no carregador
Em regiões como SP,RJ,MG,PR(entre outros) onde o trifásico é 127 V / 220 V utilizar trifásico na potencia máxima depende da instalação de transformador
normalmente o 7 kW atende muito bem para recarga durante a noite sem grande diferença para o 11 kW, então se não estiver em região 220 V / 380 V não me parece uma boa opção instalar transformador, considerando também que existem perdas de energia durante a sua utilização
DC 135 kW (P6) / 150 kW (P8) - existem informações conflitantes em alguns sites sobre essas potências
O carro não "dorme" totalmente se não for trancado, assim se estiver com carga lenta em tomada vai acabar demorando um tempo maior se estiver destrancado, então mesmo em casa/local seguro é melhor sempre trancar o carro
Esse consumo adicional pode fazer muita diferença ao utilizar cargas de baixa potencia (ex tomadas comuns)
Recarga AC
É possível configurar o limite de corrente em carga AC de 6 A até 32 A (versões americanas permitem 48 A) dessa forma é possível utilizar tomadas comuns de forma segura
Essa configuração vai limitar a potencia de carga do carro, se estiver abaixo de 32 A ou 16 A você não vai utilizar a potência máxima dos carregadores
Essa configuração é muito importante para utilização segura de tomadas comuns com o carregador portátil, nesses casos sempre utilizar ABAIXO do limite da tomada (6/8 A ou 16 A dependendo do tipo de tomada e da qualidade dela)
Na carga AC o veiculo não mostra a potencia de carga, Mostra velocidade em km/h de carga
se você souber se o local utiliza 110 V ou 220 V pode multiplicar a tensão pelo primeiro número da corrente pelo número após o til :
Informação interessante : "(NOTE: BEV vehicles wake up once every hour to charge the 12v battery. This is normal behavior)"
Existem relatos nos foruns internacionais de descarga dessa bateria e alguns casos ocorridos no Brasil
alguns indicam casos de ter deixado o carro destrancado ou chave próxima e assim o carro não se desligou totalmente e continuou consumindo energia dessa bateria sem fazer a recarga a partir da bateria de alta tensão. Parece um bug que foi ajustado pois os relatos são de 2022
outras marcas de veículos (mesmo a combustão) tem relatos similares quando as chaves são deixadas próximo do veículo
2024-08 - Brasil - carro parado por dois meses trancado
Deixando alguém ou pet dentro do carro sem motorista com ar condicionado ligado
clicar no botão embaixo da tela central para ativar o ar condicionado por 30 minutos
se uma pessoa que não sabe operar precisar ficar dentro do carro trancado veja o modo de nível de alarme reduzido em Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Alarme e não esqueça de ativar o ar condicionado pelo aplicativo
Depois que o carro desligar apertar o botão embaixo da tela, a tela e ar condicionado voltam a funcionar mas as luzes externas do carro ficam desativadas
Reativar energia para utilizar sistema de abertura/fechamento dos vidros
pisar no freio
aconteceu durante um carregamento DC, depois de um tempo com carro parado não conseguia utilizar os vidros, ao pisar no freio o vidro voltou a funcionar
Desligar / ligar manualmente o carro
apertar e segurar o botão PLAY / PAUSE
Reboot do sistema Android
Em alguns casos resolve quando perde conectividade e outros casos estranhos
Pressionar o botão abaixo da tela de midia e segurar até desligar o ar condicionado / aparecer logo da Volvo
Reboot do sistema de comunicação / modem / TCAM / LTE
Com carro parado (as vezes funciona em movimento, parece depender da versão do software)
Variações do procedimento encontradas
apertar botão do desembaçador dianteiro (primeiro botão a direita do botão de pisca-alerta) uma vez, depois apertar e segurar até o ícone LTE (rede celular canto superior esquerdo) desaparecer do canto superior esquerdo da tela (as vezes demora)
apertar botão do desembaçador dianteiro por 20 segundos
A Volvo do Brasil não oferece o engate original para o carro, quando utilizando o engate original existe uma atualização de software que ativa os modos de segurança também para o reboque - Trailer stability Assist
A autonomia apresentada no painel do motorista (após versão 2.9) é a autonomia média apresentada no aplicativo de autonomia (na tela central)
Na versão que temos no Brasil é apresentado como "Intervalo" na versão em Inglês "Range", italiana "Autonomia"
Com um mesmo nível de bateria essa autonomia pode variar de acordo com os últimos kms percorridos pelo carro (forma de aceleração, relevo, velocidade média), além disso a capacidade da bateria é afetada pela temperatura (dias mais frios podem afetar a autonomia de forma sensivel)
Em algumas atualizações aparentemente mudaram a forma de cálculo, na 2.9 no meu caso parece que houve um "reset" do histórico e depois ajustou conforme nosso uso.
Essa foto foi tirada em um dia com temperatura externa de aproximadamente 16 C e com o carro com 56 % de carga, indicando uma autonomia mínima de 120 km e máxima de 250 km
20230928_084743.jpg (619.17 KiB) Exibido 9373 vezes
Já vi diversos casos de pessoas comentando o consumo inicial do veículo e melhora na sequência, um dos motivos desse acontecimento é a climatização que no vídeo mostra que pode consumir sensivelmente no início até a estabilização da temperatura (quando entrei no carro começou a consumir 7 kW como é possível observar na foto anterior, mas quando iniciei a gravação já tinha reduzido)
As chaves são codificadas e para algumas situações de configurações precisam estar todas dentro do carro
Cada chave pode ser vinculado a um perfil, dessa forma ao utilizar essa chave para entrar no carro ele muda automaticamente as configurações para o perfil determinado
Os carros tem sido entregues com duas chaves de cores diferentes, a laranja em outros modelos Volvo é uma chave com limites, mas nos que vem para o Brasil as chaves têm sido iguais
parece que é possível configurar limitações via concessionária ou VOE
Se uma pessoa ou pet ficarem dentro do carro o alarme será disparado pelo movimento
Manuais antigos da Volvo também recomendam esse modo para casos onde o veículo é transportado de trem, balsa, barco etc
Via tela do carro é possivel selecionar para ser utilizado, e é desabilitado quando o carro for dirigido retornando ao padrão de alarme completo
Engrenagem (Settings) -> Controles -> "Modo de alarme reduzido"
"O nível de alarme reduzido é desativado após cada uso e deve ser reativado"
Via App é possível trancar o carro no modo de Guarda Reduzida que desativa os sensores internos, dessa forma via app é possível trancar o carro e ligar o alarme e ar condicionado caso seja necessário deixar uma pessoa (que não saiba operar os controles) ou pet dentro do carro
Screenshot_20231019-082435_Volvo Cars.jpg (19.86 KiB) Exibido 9157 vezes
Esse vídeo fala sobre o modo de alarme reduzido após 12:05
Ver no youtube
As integrações com as versões anteriores estavam estáveis, com o Android Automotive algumas coisas podem ser feitas mas nem todas funções estão disponíveis como nos anteriores
- Entrar no carro e sentar no banco do motorista com a chave do carro
- Apertar o botão de trancar o carro na chave (ao trancar as tomadas 12V desligam)
- Apertar o botão de destrancar o carro na chave
- Pressionar e segurar o pedal de freio
- Apertar o botão do pisca-alerta duas vezes (Ligar/Desligar)
- Abrir a porta do motorista
- Soltar o pedal do freio
- Deve aparecer uma mensagem no painel do motorista - "O veículo está ativo"
Funcionou mesmo com vidro do passageiro aberto (deixei um cabo passando para ligar o cabo de energia)
A Luz de DRL frontal fica ligada mesmo quando na alavanca de seleção for escolhido o modo desligado
2024-10 testes com uso das tomadas 12V
uma vez desligou depois de aproximadamente 1h50, em outro momento aproximadamente 1h
Não ficou claro qual o tempo e não tem a ver com consumo pois os equipamentos ligados consomem menos de 100W
Mesmo abrindo e fechado portas o carro continua no modo ativo, se trancar pelo controle e destrancar ele sai do modo ativo
Normalmente o carro só fica ligado quando tem alguem no banco do motorista, fora colocar peso para simular uma pessoa parece que ainda não se sabe uma solução definitiva para deixar o carro totalmente ligado
No momento de regeneração cada ponto indica 30 kW, dessa forma de acordo com a documentação seria possível no nosso veículo uma regeneração de 60 kW e a partir disso entra em ação o freio físico para redução de velocidade