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Aqui o foco é a versão totalmente elétrica, mas parte dessas informações podem ser aplicáveis a outros modelos da Volvo e até a versão a combustão e PHEV do XC40
Muitas dessas informações podem ser encontradas com mais detalhes no fórum internacional - https://www.xc40forum.com/
Muitos dos itens aqui testei pessoalmente, mas completei com outros relatos conforme fui recebendo e seguirei atualizando quando surgirem novas informações
Disponivel somente a partir da versão 2.9 (ou com Sensus)
Seta para direita no lado esquerdo do volante
Pilot Assist - segue as faixas e controla velocidade
Em locais com baixa qualidade na marcação das vias pode ser melhor controlar manualmente o carro
ACC - controla a velocidade
Internet / Volvo On Call
Quando o carro fica em local sem sinal de celular por algum tempo o ícone de SOS no teto do carro começa a piscar, nesse momento não tem conectividade de dados nem para chamadas do Volvo On Call
Ajuste da posição do Banco
Quando a porta está aberta basta um toque no botão para voltar o banco para a posição programada
Quando a porta está fechada precisa apertar e segurar, assim é mais seguro e não acontece uma mudança total de forma rapida com a pessoa sentada (já que a nova posição pode ser pequena para quem está dirigindo)
Existe um porta cartões razoavelmente escondido logo acima do carregador por indução para telefone
Esse local é fácil de colocar / retirar o cartão se você souber que ele existe, mas não deixa o cartão visível
Esse local não aparece no manual do carro
Ao lado esquerdo do painel/botão de abertura do porta malas existem duas entradas que também parecem permitir colocar cartões e batem com o manual do carro. Mas o cartão fica visível
Deixando alguém ou pet dentro do carro sem motorista
clicar no botão embaixo da tela central para ativar o ar condicionado por 30 minutos
se uma pessoa que não sabe operar precisar ficar dentro do carro trancado veja o modo de nível de alarme reduzido em Re: Resumo de dicas e bugs XC40 / C40 - Alarme e não esqueça de ativar o ar condicionado pelo aplicativo
Os 4 "buracos" no teto servem para colocação de acessórios, cabide, tela para pet etc
Basta encaixar e virar para travar
cabides
eles são diferentes para cada lado, mas tem lojas que vendem os pares (as do aliexpress por exemplo)
parece que só está disponível nas P8 MY22 (não nas MY23 P6/P8)
alguns chamam de leitor de placa, mas a documentação chama de RSI (Road Sign Information)
quando utilizei uma P8 com essa função não "lia" as placas, passei por várias bem legíveis que não foram mostradas, então acho que é somente a base do google maps mesmo
Automatic Relock
o carro não tem travamento automático, mas se você destrancar o carro pelo controle e não abrir depois de uns 2 minutos ele trava novamente para o caso de ter aberto de forma não intencional
Começou a acontecer depois da atualização para 2.5
Normalmente não falha ao utilizar o sensor interno
O manual indica que a externa é para travamento e interna destravamento, mas antes funcionava para travar/destravar e as vezes ainda funciona - Utilizando como indicado no manual não falha, aparentemente mudaram o comportamento para ser exatamente como indicado no manual
macaneta_porta.png (134.52 KiB) Exibido 2577 vezes
as vezes ao iniciar a climatização o botão não muda, mas se clicar novamente no iniciar ele desliga
ao entrar não aparecem os botões de travar/climatização, clicar no mapa e voltar - normalmente resolve
Alguns proprietários reclamam de barulhos na parte dianteira
parece um problema recorrente que acontece para quem anda bastante em terrenos irregulares
Diversos icones do google assistant no carro
na play store: desativar o aplicativo, reiniciar o sistema e reativar o aplicativo
Limitação de corrente da carga AC fixa em 6A e carga limitada em 80%
Já vi casos onde isso acontecia quando perdia conectividade, comigo aconteceu na versão 2.3 uma vez, não vi mais depois da atualização para 2.5 mas outras pessoas já tiveram mesmo com 2.5
Tem relatos de solução com reboot da central e com reboot do TCAM (procedimentos indicados em outra mensagem)
Itens que estavam disponíveis na versão a Combustão / Sensus
Trava do porta malas com senha / Privacy Lock
Permitia criar uma senha para bloquear a abertura do porta malas, com isso era possivel colocar alguma coisa de forma segura na parte inferior pois mesmo baixando os bancos não é possível acessar aquela área sem abrir a tampa do porta malas
Alternar entre ACC e Pilot Assist pelos comandos do volante
Disponível nos XC40 com Sensus, e veio na versão 2.9
A atualização pode demorar até 1h30 (normalmente as minhas foram em menor tempo), então só inicie a atualização em CASA e quando puder deixar o carro TRANCADO e PARADO por um tempo
Lista de mudanças no software
- https://www.volvocars.com/br/support/so ... ic/2022w22
- https://volvo.custhelp.com/app/answers/ ... _id/10364/
- Polestar normalmente sai antes e pode servir de referencia do que vai sair para Volvo, historicamente as versões são bem parecidas
- https://www.polestar.com/us/manual/pole ... reUpdates/
- As atualizações demoram um tempo para serem disponibilizadas depois do anuncio no site/app, e mesmo assim uma pessoa pode receber em uma semana e outra duas semanas depois. A solução é aguardar ou levar o carro para atualização na concessionária se tiver algum item que realmente você precise para resolver um problema(e mesmo lá podem não ter ainda liberação para o seu veiculo)
- Normalmente uma ou duas semanas depois que atualizam a lista fica disponível nas concessionárias e depois de mais uma ou duas semanas fica liberado para atualização OTA
- na versão 2.9 no mesmo dia que foi divulgado uma pessoa já conseguiu atualizar em concessionária.
Última versão de software disponível via OTA - 2.10
Versão 2.13.1 - Anúncio em 2023-11-27
2023-12-04 - uma pessoa recebeu a atualização durante revisão em concessionária em São Paulo
2023-12-05 - alguns usuários do Brasil informaram que receberam via OTA
Versão 2.12 - Anúncio em 2023-10-16
Não deixa claro na lista de mudanças se só tem mudanças para MY24 ou para todas versões
2023-10-31 Alguns usuários começaram a receber no Brasil
Algumas versões não são liberadas para OTA (ex 2.8), algumas foram liberadas e depois retiradas, normalmente depois de aparecer no site ficam disponíveis em 3-4 semanas para atualização no carro
- não são liberadas ao mesmo tempo para todos os carros, esse tipo de processo é comum na liberação de grandes atualizações para diversos equipamentos / softwares
Os arquivos são baixados enquanto o carro esta em movimento e o aviso aparece, precisa parar e trancar o carro para atualizar normalmente a estimativa é de 1h30 (mas nas duas vezes que atualizei, acho que não demorou nem 30 minutos)
precisa de pelo menos 40% de carga na bateria para fazer a atualização
algumas pessoas receberam um email indicando a disponibilidade um ou dois dias antes do download da atualização no carro
Algumas pessoas falaram que tem seguradora que implica e pode recusar cobertura se o carro estiver com medida diferente do original
PNEUs originais ou com mesma medida do P6 não estavam disponíveis ainda no mercado brasileiro em até 2023/janeiro ainda
Antes de alterar as medidas verifique em um comparador de dimensões as diferenças, considerando toda a eletrônica do veiculo o ideal é não alterar as dimensões, mas na falta das medidas originais deve ser feito com cuidado
Alternativas que vi as pessoas experimentando
dianteiro P6 - Pneu Michelin 235/55 R19 105V XL TL LATITUDE SPORT 3 ACOUSTIC V (2023-03 - R$ 2706,66 Paraná)
Não tem sensores de pressão nos pneus por isso não mostra indicação da pressão, utiliza o sistema ITPMS que monitora o giro das rodas e sensores de ABS determinando se existe uma variação da pressão
por isso se fizer mudança de PNEUS ou alteração na calibragem padrão é necessário selecionar para armazenar as informações (na tela maior, com o carro parado) e rodar um tempo para que o sistema analise o giro e armazene qual a condição normal
Em algumas atualizações do software existe a recomendação de fazer o procedimento de armazenar a pressão novamente
Em relação a veiculos que mostram a pressão de cada pneu esse não mostra, mas não tem sensores nos pneus, não tem manutenção nenhuma a ser feita nem cuidado quando faz rodizio, ou mudanças nos pneus e não precisa trocar quando acaba a bateria.
ESTEPE
Não tem estepe (muitos veículos novos mesmo a combustão tem vindo sem estepe)
AC 11kW - trifásico 220V(F-N)/380V(F-F) - 16A - Em regiões como SP onde o trifásico é 110V/220V utilizar trifasico na potencia máxima depende da instalação de transformador, normalmente o 7kW é suficiente
DC 135 kW (P6) / 150 kW (P8) - existem informações conflitantes em alguns sites sobre essas potencias
O carro não "dorme" totalmente se não for trancado, assim se estiver com carga lenta em tomada vai acabar demorando um tempo maior se estiver destrancado, então mesmo em casa/local seguro é melhor sempre trancar o carro
Esse consumo adicional pode fazer muita diferença ao utilizar cargas de baixa potencia (ex tomadas comuns)
Recarga AC
É possível configurar o limite de corrente em carga AC de 6A até 32A (versões americanas permitem 48A) dessa forma é possível utilizar tomadas comuns de forma segura
Essa configuração vai limitar a potencia de carga do carro, se estiver abaixo de 32A ou 16A você não vai utilizar a potencia maxima dos carregadores
Essa configuração é muito importante para utilização segura de tomadas comuns com o carregador portátil, nesses casos sempre utilizar ABAIXO do limite da tomada (6/8A ou 16A dependendo do tipo de tomada e da qualidade dela)
Na carga AC o veiculo não mostra a potencia de carga, Mostra velocidade em km/h de carga
se você souber se o local utiliza 110 ou 220V pode multiplicar a tensão pelo primeiro número da corrente pelo numero após o til :
Informação interessante : "(NOTE: BEV vehicles wake up once every hour to charge the 12v battery. This is normal behavior)"
Existem relatos nos foruns internacionais de descarga dessa bateria, alguns indicam casos de ter deixado o carro destrancado ou chave próxima e assim o carro não se desligou totalmente e continuou consumindo energia dessa bateria sem fazer a recarga a partir da bateria de alta tensão. Parece um bug que foi ajustado pois os relatos são de 2022
Ativar climatização e radio sem motorista no carro
Apertar botão da central de midia - vai ativar por 30 minutos
Aplicativo Volvo - clicar no ventilador e ativar
Reativar energia para utilizar sistema de abertura/fechamento dos vidros
pisar no freio
aconteceu durante um carregamento DC, depois de um tempo com carro parado não conseguia utilizar os vidros, ao pisar no freio o vidro voltou a funcionar
Desligar / ligar manualmente o carro
apertar e segurar o botão PLAY / PAUSE
Reboot do sistema Android
Em alguns casos resolve quando perde conectividade e outros casos estranhos
Pressionar o botão abaixo da tela de midia e segurar até desligar o ar condicionado / aparecer logo da Volvo
A Volvo do Brasil não oferece o engate original para o carro, quando utilizando o engate original existe uma atualização de software que ativa os modos de segurança também para o reboque - Trailer stability Assist
Se ficar besta (fechando sozinho sem mostrar nada), pelo menos no meu caso voltou ao normal depois de apagar todos os dados e cache a partir do menu de configurações geral
Google Maps
Baixar mapas do Google Maps
Da mesma forma que no aplicativo para telefone o google maps permite baixar os mapas e deixar disponível para acesso offline
disponível na configuração do maps (engrenagem)
recomendável baixar antes de uma viagem de forma que mesmo que entre em área sem sinal os mapas e parte das pesquisas vão ficar disponíveis
Car Stats Viewer
Tópico específico pois tem diversos detalhes e serve para outros veículos com Android Automotive
Amazon Prime Video (disponibilizado em 2023-09-12)
Youtube - Disponibilizado na versão 2.11
Tela fica bloqueada e não pode ser executado quando o carro está em movimento
É possível abrir a aplicação com o carro parado e deixar um video rodando, nesse caso quando o carro entra em movimento a tela é bloqueada mas o vídeo segue rodando somente com o audio no sistema de som
Em alguns veículos a imagem fica estranha, verde, a solução é clicar no vídeo e alterar a resolução.
Não parece ter a ver com a conta, pois já vi uma tela nessa condição que não estava com login feito
A autonomia apresentada no painel do motorista (após versão 2.9) é a autonomia média apresentada no aplicativo de autonomia (na tela central)
Na versão que temos no Brasil é apresentado como "Intervalo" na versão em Inglês "Range", italiana "Autonomia"
Com um mesmo nível de bateria essa autonomia pode variar de acordo com os últimos kms percorridos pelo carro (forma de aceleração, relevo, velocidade média), além disso a capacidade da bateria é afetada pela temperatura (dias mais frios podem afetar a autonomia de forma sensivel)
Em algumas atualizações aparentemente mudaram a forma de cálculo, na 2.9 no meu caso parece que houve um "reset" do histórico e depois ajustou conforme nosso uso.
Essa foto foi tirada em um dia com temperatura externa de aproximadamente 16C e com o carro com 56% de carga, indicando um range minimo de 120km e máximo de 250km
20230928_084743.jpg (619.17 KiB) Exibido 1430 vezes
Já vi diversos casos de pessoas comentando o consumo inicial do veículo e melhora na sequência, um dos motivos desse acontecimento é a climatização que no vídeo mostra que pode consumir sensivelmente no início até a estabilização da temperatura (quando entrei no carro começou a consumir 7kW como é possível observar na foto anterior, mas quando iniciei a gravação já tinha reduzido)
O carro possui sensores de movimentação internos no carro, quando o alarme é ativado esses sensores ficam ativos
Nivel de alarme reduzido
Se uma pessoa ou pet ficarem dentro do carro o alarme será disparado pelo movimento
Manuais antigos da Volvo também recomendam esse modo para casos onde o veículo é transportado de trem, balsa, barco etc
Via tela do carro é possivel selecionar para ser utilizado, e é desabilitado quando o carro for dirigido retornando ao padrão de alarme completo
Engrenagem (Settings) -> Controles -> "Modo de alarme reduzido"
Via App é possível trancar o carro no modo de Guarda Reduzida que desativa os sensores internos, dessa forma via app é possível trancar o carro e ligar o alarme e ar condicionado caso seja necessário deixar uma pessoa (que não saiba operar os controles) ou pet dentro do carro
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Esse vídeo fala sobre o modo de alarme reduzido após 12:05
Ver no youtube
As integrações com as versões anteriores estavam estáveis, com o Android Automotive algumas coisas podem ser feitas mas nem todas funções estão disponíveis como nos anteriores