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Ciclos de Consumo / Autonomia

Enviado: Qua Abr 25, 2018 9:36 am
por ivanfm

Nas minha pesquisas sobre veículos elétricos percebi que existem diversas variações nas informações de um mesmo fabricante.

Em cada local o fabricante utiliza o "ciclo" de teste disponível / homologado, um fabricante que vende mundialmente acaba fazendo os testes em diversos ciclos e mesmo esses ciclos tem variações (urbano, rodoviario, curto, longo, combinado).

  • NEDC ( New European Driving Cycle ) - Ciclo antigo utilizado na Europa

    • Muito otimista, nem todos motoristas conseguem essa autonomia
  • EPA - Ciclo atual Americano que oferece valores próximos a maioria dos padrões de utilização, segue a norma SAE J1634:2017

  • WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure) - Ciclo atual que deveria ser adotado mundialmente para unificação, oferece valores próximos a maioria dos padrões de utilização como o EPA. Existe possibilidade de medida com menor (TEL) e maior consumo (TEH) quando está com todos acessórios/opcionais ligados.

  • CLTC - China Light Duty Vehicle Test Cycle - Padrão chinês atual

  • PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

    • pelo decreto 9557/2018 : "medidos segundo o ciclo de condução combinado descrito nas normas ABNT NBR 7024:2017 e 16567:2016, e SAE J1634:2017, e segundo as instruções normativas complementares do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para veículos elétricos"
  • SAE J1634 - Battery Electric Vehicle Energy Consumption and Range Test Procedure - Existem diversas referências a definição de consumo por essa norma, é a base das medições EPA e PBEV

Como regra simples : O NEDC é mais otimista que o WLTP que é mais otimista que EPA / PBEV / SAE J1634

  • Alguns fabricantes não tem divulgado qual ciclo utilizado e portanto não é possível fazer uma comparação direta entre diferentes veículos se não utilizar o mesmo ciclo.

    • Então muito cuidado se for comparar um veículo que tem autonomia estimada de X Km em ciclo NEDC com os mesmos X Km em ciclo WLTP, o veículo que faz os X Km em WLTP deve ter uma autonomia maior que o que tem a indicação em NEDC.
    • Em https://forumve.gitlab.io/evs-brasil/ é possível ver diversos veículos disponíveis no Brasil comparando a autonomia nos diversos ciclos utilizando um fator estimado para a conversão entre os ciclos.
  • Os veículos elétricos NORMALMENTE consomem mais na estrada do que na cidade, pois em velocidades elevadas utilizam mais energia, e por não terem o processo de anda/para não tem a possibilidade de regeneração tão frequente como na cidade (exceto nos casos de descidas).

    • Acontece que algumas pessoas tem uma situação diferente disso (eu sou um desses), a região onde moro tem um relevo bem irregular, lombadas e normalmente em viagens consigo consumos melhores por utilizar melhor a inércia do veículo e não ter tanto o processo de aceleração diversas vezes

Um vídeo sobre as diferenças dos processos NEDC e WLTP : https://www.youtube.com/watch?v=hCliWoAEls4

Ferramentas como o Green Race http://www.jurassictest.ch/GR/ tem em sua base diversos modelos de veículos que podem ser comparados em rotas definidas pelo usuário e considera inclusive as diferenças de altitude no terreno.


Re: Consumo / Autonomia

Enviado: Sáb Mar 02, 2019 4:55 pm
por ivanfm

Re: Consumo / Autonomia

Enviado: Qua Set 09, 2020 3:50 pm
por ivanfm

Hyundai apresenta 6 fatores que influenciam a autonomia :

https://carzoom.pt/hyundai-apresenta-6- ... autonomia/

  • Temperatura
  • Carga da Bateria
  • Vida útil da Bateria
  • Estilo de Condução
  • Trajeto a percorrer (ex. Relevo)
  • Utilização de equipamentos (ex. ar condicionado)

Re: Consumo / Autonomia

Enviado: Ter Out 20, 2020 6:28 pm
por ivanfm

Comparação de autonomia de diversos veículos elétricos apresentando em um mapa da ligação entre grandes cidades

https://www.visualcapitalist.com/range- ... ay-routes/


Re: Consumo / Autonomia - Variações de acordo com temperatura e velocidade Volvo XC40

Enviado: Sáb Mai 07, 2022 10:12 pm
por ivanfm

Efeitos da temperatura e velocidade na autonomia de acordo com o manual Volvo XC40 P8 2022

  • https://www.volvocars.com/br/support/ma ... to/alcance

    volvo_range.jpg
    volvo_range.jpg (131.94 KiB) Exibido 2164 vezes
  • 1 - Temperatura externa 20 °C (68 °F) e ar condicionado desligado no compartimento de passageiros.

  • 2 - Temperatura externa 20 °C (68 °F) e ar condicionado ligado no compartimento de passageiros.

  • 3 - Temperatura externa 35 °C (95 °F) e ar condicionado ligado no compartimento de passageiros.

  • 4 - Temperatura externa de 10 °C (14 °F) e ar-condicionado ligado no compartimento de passageiros.

O gráfico mostra a relação aproximada entre a velocidade constante e a autonomia, em que uma menor velocidade constante tem efeito positivo sobre a autonomia.


Re: Consumo / Autonomia

Enviado: Qui Jan 26, 2023 9:07 am
por ivanfm

Um artigo interessante mostrando o BMW i3 sendo testado em diversos ciclos diferentes e comparando os resultados, bem interessante que pelos gráficos é possivel perceber algumas diferenças entre os testes dos diferentes ciclos


Re: Ciclos de Consumo / Autonomia

Enviado: Seg Abr 10, 2023 9:39 pm
por ivanfm

Teste de autonomia com 4 veículos diferentes nos EUA - Model 3 - EV6 - XC40 e Bolt

Durante o vídeo comentam diversos pontos interessantes comparando os veículos



Ver no youtube