Os carros elétricos na sua maioria tem um sistema para obter energia utilizando o motor como um gerador nos momentos de redução de velocidade, descidas.
Isso reduz o consumo das pastilhas de freio também.
Para isso é importante não deixar a bateria totalmente carregada de forma a permitir que os sistemas do carro possam capturar a energia e armazenar nas baterias, caso contrario o veiculo irá utilizar os freios para reduzir a velocidade se estiver em modo one pedal drive.
24d73a85-68f3-4c4f-95df-c59eb2f324a2.jpeg (92.34 KiB) Exibido 2382 vezes
Re: Frenagem Regenerativa / Regeneração
Enviado: Seg Jan 11, 2021 7:44 pm
por ivanfm
Um video bem interessante que mostra como funciona o sistema de freio em um carro elétrico / hibrido.
O gerenciamento entre o sistema de regeneração e freio real, como mesmo pisando no pedal do freio o carro pode reduzir a velocidade regenerando sem realmente utilizar as pastilhas de freio e como isso funciona em uma emergencia de forma mecânica ao pisar fortemente no pedal.
No final desse vídeo sobre o kwid elétrico é feito um teste que demonstra que ao sair com o veiculo com a bateria 100% carregada o consumo é maior pois não é possível aproveitar a regeneração já que não existe disponibilidade para armazenamento da energia.
Conversando com algumas pessoas acho que isso vai de pessoa para pessoa, carro para carro, e não pode ser generalizado. Não encontrei nada que demonstre que isso é ou não uma regra geral.
Entendo que a eficiencia vai depender de como acontece a frenagem regenerativa e isso tem a ver com como o software do carro trata isso e também como o motorista controla o pedal, dessa forma não me parece possível generalizar já que cada pessoa pode tratar de forma diferente a condução e uso dos pedais.