Nas minha pesquisas sobre veículos elétricos percebi que existem diversas variações nas informações de um mesmo fabricante.
Em cada local o fabricante utiliza o "ciclo" de teste disponível / homologado, um fabricante que vende mundialmente acaba fazendo os testes em diversos ciclos.
NEDC - Ciclo antigo utilizado na Europa
EPA - Ciclo atual Americano que oferece valores próximos a maioria dos padrões de utilização
WLTP - Ciclo atual que deveria ser adotado mundialmente para unificação, oferece valores próximos a maioria dos padrões de utilização como o EPA. Existe possibilidade de medida com menor (TEL) e maior consumo (TEH) quando está com todos acessórios/opcionais ligados.
SAE J1634 - Battery Electric Vehicle Energy Consumption and Range Test Procedure - Alguns locais fazem referência a definição de consumo por essa norma
Alguns fabricantes não divulgam qual ciclo utilizado e portanto não é possível fazer uma comparação direta entre diferentes veículos.
Os veículos elétricos normalmente consomem mais na estrada do que na cidade, pois em velocidades elevadas utilizam mais energia, e por não terem o processo de anda/para não tem a possibilidade de regeneração tão frequente como na cidade (exceto nos casos de descidas).
Então muito cuidado se for comparar um veiculo que tem autonomia estimada de X Km em ciclo NEDC com os mesmos X Km em ciclo WLTP, o veiculo que faz os X Km em WLTP deve ter uma autonomia maior que o que tem a indicação em NEDC.
Um vídeo sobre as diferenças dos processos NEDC e WLTP : https://www.youtube.com/watch?v=hCliWoAEls4
Ferramentas como o Green Race http://www.jurassictest.ch/GR/ tem em sua base diversos modelos de veículos que podem ser comparados em rotas definidas pelo usuário e considera inclusive as diferenças de altitude no terreno.
Algumas estimativas para conversão entre os padrões :
Comparações de estimativas EPA com outra metodologia nos EUA
Em https://forumve.gitlab.io/evs-brasil/ é possível ver diversos veiculos disponiveis no Brasil comparando a autonomia nos diversos ciclos.
A velocidade afeta diretamente o consumo de energia do veiculo, portanto menores velocidades oferecem maiores autonomias