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Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade

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ivanfm
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Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade

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ivanfm
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Re: Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade - Veículos

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  • Tipos de veículos

    • ICE - Internal Combustion Engine - app.php/tag/ice
      • Veículo a combustão
      • algumas empresas chamam de veículo térmico, pois a maior eficiência do motor a combustão é na geração de calor....
    • Veículo Eletrificado - Que possui algum tipo de sistema elétrico para propulsão (Híbridos ou elétricos)
    • HEV - Hybrid Electric Vehicle / VEH - Veículo elétrico híbrido - app.php/tag/hev
      • Veículo Híbrido com motor a combustão e motor elétrico, as baterias que alimentam o motor elétrico são carregadas somente pelo motor a combustão e/ou regeneração
      • existem variações de arquitetura como o Mild Hybrid - MHEV - Hibrido Leve, que tem modelos mais em conta que o hibrido tradicional, por ter baterias menores
    • PHEV - Plugin Hybrid Electric Vehicle / VEHP - Veículo Hibrido Plugin / Veículo Híbrido recarregável externamente - app.php/tag/phev
      • Veículo Híbrido com motor a combustão e motor elétrico, as baterias podem ser carregadas a partir de energia externa
    • BEV - Battery Electric Vehicle / VEB - Veículo elétrico a Bateria - app.php/tag/bev
      • Veículo movido somente por motor elétrico a partir de energia armazenada em baterias
    • REX - Range Extender / EREV - Extended Range Electric Vehicle - app.php/tag/rex
      • Motor a combustão colocado em um veículo BEV que permite recarregar as baterias a partir de combustível tradicional
  • Sistemas / Recursos dos veículos

    • AVAS - Audible Vehicle Alerting System
      • som gerado pelo carro para alertar pedestres pois não existe barulho de motor como em veículo a combustão
    • OBD / OBD2 - On Board Diagnostics - app.php/tag/obd
      • padrão / porta / conector disponível na maioria dos carros atuais que permite comunicação com o carro para obter informações
      • existem informações basicas que todos os carros disponibilizam e informações específicas que dependem de cada fabricante / veiculo
    • OPD - One Pedal Drive - app.php/tag/opd
      • Modo de alta regeneração onde é possível dirigir praticamente sem uso do pedal de freio pois ao soltar o acelerador o veículo não fica "solto" como veículo a combustão e reduz sensivelmente a velocidade
    • OTA - Over The Air - app.php/tag/ota
      • Alguns veículos recebem atualizações via internet diretamente no carro sem necessidade de atualização na concessionária
    • Regeneração - Recuperação de energia nas frenagens / redução de velocidade / descidas
    • TPMS - Tire Pressure Monitoring System - Sistema de monitoramento de pressão nos pneus
      • tem versão com medição direta que indica pressão e sistemas com medição indireta iTPMS que percebe quando tem redução da pressão com base em uma situação padrão que é armazenada no veículo depois da calibração (quando o pneu fica mais vazio existe uma alteração que pode ser detectada pelos sensores utilizados também para ABS)
    • V2G - Vehicle to Grid - Veículo fornece energia para uma casa e para rede elétrica da concessionária - app.php/tag/v2g
    • V2H - Vehicle to Home - Veículo fornece energia para uma casa - app.php/tag/v2h
    • V2L - Vehicle to Load - Veículo para Carga - app.php/tag/v2l
      • Veículo fornece energia para um equipamento elétrico, normalmente só precisa de um adaptador simples
      • A tensão de saída depende do veículo (alguns modelos 110 V outros 220 V, verifique com multímetro antes de ligar qualquer equipamento pela primeira vez)
  • Capacidades
    • PBT - Peso Bruto Total - app.php/tag/pbt
      • Total em kg que o chassi do veículo suporta = PESO DO VEÍCULO + PASSAGEIROS + CARGA_NO_VEICULO
    • CMT - Capacidade Máxima de Tração - app.php/tag/cmt
      • Capacidade que o veículo consegue tracionar = PBT + Reboque / Trailer
    • Lotação - número de pessoas que podem ir no veículo
  • Ficha de Resgate - Fichas de resgate e segurança para Veiculos Elétricos
    • documento publicado pela montadora do veículo que apresenta para socorristas, bombeiros, pessoas que vão movimentar um veículo acidentado quais cuidados devem ser tomados
    • já existiam para os veículos a combustão
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ivanfm
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Re: Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade - Energia Elétrica

Mensagem por ivanfm »

  • Energia

    • Conceitos básicos de eletricidade
    • W / kW - potencia instantânea / máxima especificada
      • Consumida pelo motor durante o uso
      • Consumida pelos sistemas do carro (ar condicionado, aquecimento, sistema de som etc)
      • Fornecida pelo Veículo (em casos como V2L V2H V2* é possível que a energia seja fornecida pelo veículo)
      • Consumida pelo veículo durante uma recarga
      • máxima de um carregador 3.5 kW, 7 kW, 11 kW, 22 kW, 50 kW, 150 kW
      • Potencia = W = Tensão (Volts) * Corrente (Amperes)
    • Wh / kWh - Energia armazenada / consumida (essa é a unidade que pagamos para a distribuidora de energia e que fica armazenada nas baterias)
      • Se for feita uma carga na potência de 7 kW por uma hora, a energia será de 7 kWh (desconsiderando as perdas)
      • pode ser comparada como litros em um veículo a combustão, a capacidade da bateria é definida em kWh
      • na sua conta de energia de casa você paga pelos kWh consumidos
    • V - Volts - Tensão (ex. 110 V, 220 V)
    • A - Amperes - Corrente (ex 10 A, 20 A)
      • os fios e conexões devem ser dimensionados para a corrente máxima que for utilizada sempre com uma folga
    • AC - CA - Corrente Alternada disponível nas tomadas convencionais
    • DC - CC - Corrente continua disponível nas baterias e em carregadores de carga rápida
    • tipos de instalação : Monofásico / Bifásico / Trifásico
      • monofásico - uma FASE da rede elétrica e precisa de um NEUTRO em conjunto para disponibilizar a energia
      • bifásico - a energia vem por DUAS FASES da rede elétrica
        • comum em locais que tem 127 V e 220 V na residencia, FASE-NEUTRO (F-N) 127 V e FASE-FASE (F-F) 220 V
      • trifásico - a energia vem por TRES FASES da rede elétrica, em alguns casos a carga precisa também do NEUTRO (carros por exemplo)
        • em alguns lugares esse trifásico é 127 V /220 V (FASE-NEUTRO: 127 V e FASE-FASE: 220 V) em outros 220 V / 380 V (FASE-NEUTRO: 220 V FASE-FASE: 380 V)
  • Proteções - Sistemas de Proteção Elétrica - Resumo

    • Aterramento - ligação à terra
      • normalmente uma ou mais barras de cobre enterradas ligadas por fio
      • permite uma proteção do usuário / equipamento pois é uma "saída" para a energia
      • alguns equipamentos não funcionam sem essa ligação para garantir a segurança
      • na minha opinião é melhor ter um equipamento que funcione sem o aterramento quando necessário do que utilizar "gambiarras" para simular o aterramento
      • Aterramento
    • AFCI - Interruptor de circuito de falha de arco elétrico - app.php/tag/afci
    • DR / IDR- interruptor diferencial residual - PROTEGE AS PESSOAS - app.php/tag/idr
      • por segurança verifica se não existe fuga de corrente (ex. uma pessoa que leva um choque), caso identifique possível fuga desarma
    • Disjuntor - controla se a corrente que passa por um circuito não excede um limite ou temperatura exceder o limite
      • ex disjuntor de 10 A vai desarmar se for utilizada uma corrente maior (existem casos onde o disjuntor pode deixar uma corrente maior passar por um período, como no caso de motores que ao ligar podem ter um pico maior)
      • dependendo do tempo de uso e da temperatura ambiente um disjuntor pode desarmar mesmo não excedendo a corrente nominal
      • Atenção - existem disjuntores específicos para CC e CA, utilize o disjuntor correto de acordo com a situação
    • DDR - combinação de Disjuntor e DR em um único modulo - app.php/tag/ddr
    • DPS - proteção de surto (ex queda raio) - app.php/tag/dps
  • Conexões - Tomadas - Tipos de tomadas encontrados no Brasil
    • Plug - conector macho que se liga a uma tomada para o uso da energia
    • Tomada - soquete fêmea que normalmente vai na parede e permite o uso da energia
      • Tomada industrial
        • conexões de melhor qualidade e que suportam uso contínuo, devem ser utilizadas preferencialmente em relação as tomadas convencionais para a recarga de veículos elétricos
        • cor azul - 220 V
        • cor vermelha 380 V - 400 V - só utilize se tiver conhecimento e carregador compatível
    • 2P / 2P+T / 3P+T / 4P+T
      • indicações de polos de energia e aterramento
      • 2P - conexão por dois pólos sem aterramento - utilizar somente em casos eventuais pois não permite o funcionamento de todas as proteções
      • 2P+T - conexão por dois polos e aterramento
      • 3P+T - conexão por 3 polos e aterramento, normalmente trifásico sem neutro, normalmente não pode ser utilizada em recarga de veículo elétrico
      • 4P+T - conexão por 4 polos e aterramento, normalmente trifásico com neutro
      • vale lembrar que existem casos onde apesar de existir o pino específico para aterramento algumas pessoas ligam a tomada, mas não conectam ao aterramento
  • Tipos de conectores
  • Carregadores
    • OBC - On Board Charger
      • equipamento que fica dentro do veículo e é responsável pela carga CA
    • Carregador AC / EVSE / WallBox - Equipamento que permite conectar o veículo na rede elétrica para recarga
      • Apesar de frequentemente utilizarmos o termo "Carregador" o equipamento só comunica com o carro e libera energia AC / CA (Corrente Alternada) da rede elétrica, a carga real das baterias é feita pelo OBC (On Board Charger que fica dentro do veículo)
      • Esses equipamentos tem uma comunicação bem básica com o carro, não recebem informações como carga atual da bateria
      • Esses carregadores tem uma potência máxima definida em kW, é comum o arredondamento dos valores
        • ex : 7 kW , 7040 W, 7.4 kW são variações de cálculo para o mesmo carregador de 32 A em tensão entre 220 V - 240 V
    • Carregador Rápido / Carregador DC / Carregador CC
      • Esse equipamento normalmente disponível em estradas, postos de abastecimento fornece energia CC (Corrente continua para a carga da bateria)
      • tem um protocolo de comunicação com o carro
        • o carregador pode saber qual o nível de bateria do carro
        • pode utilizar um certificado para identificar o carro ao carregador para o "Plug and Charge", se ativado basta conectar o cabo ao carregador e iniciar a carga vinculando automaticamente a conta do proprietário
    • Existe uma PROPOSTA de regulamentação na Europa que tenta padronizar termos para potencias de carga
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Re: Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade - Autonomia - Consumo

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  • Ciclos de Autonomia / Consumo - Ciclos de Consumo / Autonomia
    • um ciclo é uma forma de medição para determinar o consumo e a autonomia de um veículo
    • CLTC - China Light Duty Vehicle Test Cycle
    • EPA - Environmental Program Agency - Ciclo americano utiliza norma SAE J1634 - Ciclo EPA
    • NEDC - New European Driving Cycle - Ciclo antigo utilizado na Europa e substituído pelo WLTP
    • PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular - Inmetro utiliza normal SAE J1634 - PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular
    • WLTP - Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure - Criado com ideia de ser padrão mundial substituindo NEDC
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Re: Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade - Outros

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  • Outros

    • Eficiência - percentual de uso da energia para executar uma função (total da energia fornecida - perdas)
      • movimentar o veículo (parte da energia é perdida na conversão da energia da bateria para o motor)
      • durante a carga do veiculo parte da energia convertida de CA para CC se perde nos sistemas do carregador (dentro do carro na recarga CA, e no próprio carregador na recarga CC)
      • Perdas durante a recarga de veiculos elétricos
    • RFID - Identificação por Radio Frequencia
      • cartões simples que são utilizados para ativação de carregadores, alguns carregadores aceitam cartões de Bilhete Único utilizado na cidade de São Paulo
  • Multiplicadores normalmente encontrados nessas unidades

    • k - kilo - 1000 (minusculo como em km, K maiúsculo é temperatura Kelvin)
    • M - mega - 1000000
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