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Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade
- ivanfm
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- Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
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Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade
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- ivanfm
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Re: Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade - Veículos
Tipos de veículos
ICE - Internal Combustion Engine - app.php/tag/ice- Veículo a combustão
- algumas empresas chamam de veículo térmico, pois a maior eficiência do motor a combustão é na geração de calor....
Veículo Eletrificado - Que possui algum tipo de sistema elétrico para propulsão (Híbridos ou elétricos)HEV - Hybrid Electric Vehicle /VEH - Veículo elétrico híbrido - app.php/tag/hev- Veículo Híbrido com motor a combustão e motor elétrico, as baterias que alimentam o motor elétrico são carregadas somente pelo motor a combustão e/ou
regeneração - existem variações de arquitetura como o Mild Hybrid -
MHEV - Hibrido Leve, que tem modelos mais em conta que o hibrido tradicional, por ter baterias menores
- Veículo Híbrido com motor a combustão e motor elétrico, as baterias que alimentam o motor elétrico são carregadas somente pelo motor a combustão e/ou
PHEV - Plugin Hybrid Electric Vehicle /VEHP - Veículo Hibrido Plugin / Veículo Híbrido recarregável externamente - app.php/tag/phev- Veículo Híbrido com motor a combustão e motor elétrico, as baterias podem ser carregadas a partir de energia externa
BEV - Battery Electric Vehicle /VEB - Veículo elétrico a Bateria - app.php/tag/bev- Veículo movido somente por motor elétrico a partir de energia armazenada em baterias
REX - Range Extender /EREV - Extended Range Electric Vehicle - app.php/tag/rex- Motor a combustão colocado em um veículo
BEV que permite recarregar as baterias a partir de combustível tradicional
- Motor a combustão colocado em um veículo
Sistemas / Recursos dos veículos
AVAS - Audible Vehicle Alerting System- som gerado pelo carro para alertar pedestres pois não existe barulho de motor como em veículo a combustão
OBD /OBD2 - On Board Diagnostics - app.php/tag/obd- padrão / porta / conector disponível na maioria dos carros atuais que permite comunicação com o carro para obter informações
- existem informações basicas que todos os carros disponibilizam e informações específicas que dependem de cada fabricante / veiculo
OPD -One Pedal Drive - app.php/tag/opd- Modo de alta
regeneração onde é possível dirigir praticamente sem uso do pedal de freio pois ao soltar o acelerador o veículo não fica "solto" como veículo a combustão e reduz sensivelmente a velocidade
- Modo de alta
OTA - Over The Air - app.php/tag/ota- Alguns veículos recebem atualizações via internet diretamente no carro sem necessidade de atualização na concessionária
Regeneração - Recuperação de energia nas frenagens / redução de velocidade / descidasTPMS - Tire Pressure Monitoring System - Sistema de monitoramento de pressão nos pneus- tem versão com medição direta que indica pressão e sistemas com medição indireta
iTPMS que percebe quando tem redução da pressão com base em uma situação padrão que é armazenada no veículo depois da calibração (quando o pneu fica mais vazio existe uma alteração que pode ser detectada pelos sensores utilizados também para ABS)
- tem versão com medição direta que indica pressão e sistemas com medição indireta
V2G - Vehicle to Grid - Veículo fornece energia para uma casa e para rede elétrica da concessionária - app.php/tag/v2gV2H - Vehicle to Home - Veículo fornece energia para uma casa - app.php/tag/v2hV2L - Vehicle to Load - Veículo para Carga - app.php/tag/v2l- Veículo fornece energia para um equipamento elétrico, normalmente só precisa de um adaptador simples
- A tensão de saída depende do veículo (alguns modelos 110 V outros 220 V, verifique com multímetro antes de ligar qualquer equipamento pela primeira vez)
- Capacidades
PBT - Peso Bruto Total - app.php/tag/pbt- Total em kg que o chassi do veículo suporta = PESO DO VEÍCULO + PASSAGEIROS + CARGA_NO_VEICULO
CMT - Capacidade Máxima de Tração - app.php/tag/cmt- Capacidade que o veículo consegue tracionar =
PBT + Reboque / Trailer
- Capacidade que o veículo consegue tracionar =
- Lotação - número de pessoas que podem ir no veículo
- Ficha de Resgate - Fichas de resgate e segurança para Veiculos Elétricos
- documento publicado pela montadora do veículo que apresenta para socorristas, bombeiros, pessoas que vão movimentar um veículo acidentado quais cuidados devem ser tomados
- já existiam para os veículos a combustão
- ivanfm
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Re: Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade - Energia Elétrica
Energia
- Conceitos básicos de eletricidade
- W / kW - potencia instantânea / máxima especificada
- Consumida pelo motor durante o uso
- Consumida pelos sistemas do carro (ar condicionado, aquecimento, sistema de som etc)
- Fornecida pelo Veículo (em casos como
V2L V2H V2* é possível que a energia seja fornecida pelo veículo) - Consumida pelo veículo durante uma recarga
- máxima de um carregador
3.5 kW ,7 kW ,11 kW ,22 kW , 50 kW, 150 kW - Potencia = W = Tensão (Volts) * Corrente (Amperes)
- Wh /
kWh - Energia armazenada / consumida (essa é a unidade que pagamos para a distribuidora de energia e que fica armazenada nas baterias)- Se for feita uma carga na potência de
7 kW por uma hora, a energia será de 7kWh (desconsiderando as perdas) - pode ser comparada como litros em um veículo a combustão, a capacidade da bateria é definida em
kWh - na sua conta de energia de casa você paga pelos
kWh consumidos
- Se for feita uma carga na potência de
- V - Volts - Tensão (ex. 110 V, 220 V)
- Apesar de utilizarmos 110 V de forma genérica em alguns locais tem 115 V, 127 V (que parece atualmente ser o mais comum no Brasil) mas de forma simplificada se utiliza 110 V, e a mesma coisa acontece com o 220V que tem variações da tensão nominal Site para consulta de tensões nominais nas cidades brasileiras - ANEEL
- A - Amperes - Corrente (ex 10 A, 20 A)
- os fios e conexões devem ser dimensionados para a corrente máxima que for utilizada sempre com uma folga
AC -CA - Corrente Alternada disponível nas tomadas convencionaisDC -CC - Corrente continua disponível nas baterias e em carregadores de carga rápida- tipos de instalação : Monofásico / Bifásico / Trifásico
monofásico - uma FASE da rede elétrica e precisa de um NEUTRO em conjunto para disponibilizar a energiabifásico - a energia vem por DUAS FASES da rede elétrica- comum em locais que tem 127 V e 220 V na residencia,
FASE-NEUTRO (F-N ) 127 V eFASE-FASE (F-F ) 220 V
- comum em locais que tem 127 V e 220 V na residencia,
trifásico - a energia vem por TRES FASES da rede elétrica, em alguns casos a carga precisa também do NEUTRO (carros por exemplo)- em alguns lugares esse
trifásico é 127 V /220 V (FASE-NEUTRO : 127 V eFASE-FASE : 220 V) em outros 220 V / 380 V (FASE-NEUTRO : 220 VFASE-FASE : 380 V)
- em alguns lugares esse
Proteções - Sistemas de Proteção Elétrica - Resumo
- Aterramento - ligação à terra
- normalmente uma ou mais barras de cobre enterradas ligadas por fio
- permite uma proteção do usuário / equipamento pois é uma "saída" para a energia
- alguns equipamentos não funcionam sem essa ligação para garantir a segurança
- na minha opinião é melhor ter um equipamento que funcione sem o aterramento quando necessário do que utilizar "gambiarras" para simular o aterramento
- Aterramento
AFCI - Interruptor de circuito de falha de arco elétrico - app.php/tag/afciDR /IDR - interruptor diferencial residual - PROTEGE AS PESSOAS - app.php/tag/idr- por segurança verifica se não existe fuga de corrente (ex. uma pessoa que leva um choque), caso identifique possível fuga desarma
Disjuntor - controla se a corrente que passa por um circuito não excede um limite ou temperatura exceder o limite- ex
disjuntor de 10 A vai desarmar se for utilizada uma corrente maior (existem casos onde odisjuntor pode deixar uma corrente maior passar por um período, como no caso de motores que ao ligar podem ter um pico maior) - dependendo do tempo de uso e da temperatura ambiente um
disjuntor pode desarmar mesmo não excedendo a corrente nominal - Atenção - existem disjuntores específicos para
CC eCA , utilize odisjuntor correto de acordo com a situação
- ex
DDR - combinação deDisjuntor eDR em um único modulo - app.php/tag/ddrDPS - proteção de surto (ex queda raio) - app.php/tag/dps
- Aterramento - ligação à terra
- Conexões - Tomadas - Tipos de tomadas encontrados no Brasil
- Plug - conector macho que se liga a uma tomada para o uso da energia
- Tomada - soquete fêmea que normalmente vai na parede e permite o uso da energia
Tomada industrial - conexões de melhor qualidade e que suportam uso contínuo, devem ser utilizadas preferencialmente em relação as tomadas convencionais para a recarga de veículos elétricos
- cor azul - 220 V
- cor vermelha 380 V - 400 V - só utilize se tiver conhecimento e carregador compatível
- 2P /
2P+T /3P+T /4P+T - indicações de polos de energia e aterramento
- 2P - conexão por dois pólos sem aterramento - utilizar somente em casos eventuais pois não permite o funcionamento de todas as proteções
2P+T - conexão por dois polos e aterramento3P+T - conexão por 3 polos e aterramento, normalmentetrifásico sem neutro, normalmente não pode ser utilizada em recarga de veículo elétrico4P+T - conexão por 4 polos e aterramento, normalmentetrifásico com neutro- vale lembrar que existem casos onde apesar de existir o pino específico para aterramento algumas pessoas ligam a tomada, mas não conectam ao aterramento
- Tipos de conectores
Tipo 1 /Tipo 2 /GB/T /CCS1 /CCS2 /Chademo /NACS / Tesla....- Tipos de conectores utilizados em carros elétricos
- Carregadores
OBC - On Board Charger- equipamento que fica dentro do veículo e é responsável pela carga
CA
- equipamento que fica dentro do veículo e é responsável pela carga
- Carregador
AC /EVSE /WallBox - Equipamento que permite conectar o veículo na rede elétrica para recarga- Apesar de frequentemente utilizarmos o termo "Carregador" o equipamento só comunica com o carro e libera energia
AC /CA (Corrente Alternada) da rede elétrica, a carga real das baterias é feita peloOBC (On Board Charger que fica dentro do veículo) - Esses equipamentos tem uma comunicação bem básica com o carro, não recebem informações como carga atual da bateria
- Esses carregadores tem uma potência máxima definida em kW, é comum o arredondamento dos valores
- ex :
7 kW , 7040 W, 7.4 kW são variações de cálculo para o mesmo carregador de 32 A em tensão entre 220 V - 240 V
- ex :
- Apesar de frequentemente utilizarmos o termo "Carregador" o equipamento só comunica com o carro e libera energia
- Carregador Rápido / Carregador
DC / CarregadorCC - Esse equipamento normalmente disponível em estradas, postos de abastecimento fornece energia
CC (Corrente continua para a carga da bateria) - tem um protocolo de comunicação com o carro
- o carregador pode saber qual o nível de bateria do carro
- pode utilizar um certificado para identificar o carro ao carregador para o "
Plug and Charge ", se ativado basta conectar o cabo ao carregador e iniciar a carga vinculando automaticamente a conta do proprietário
- Esse equipamento normalmente disponível em estradas, postos de abastecimento fornece energia
- Existe uma PROPOSTA de regulamentação na Europa que tenta padronizar termos para potencias de carga
CA Lento, médio, rápidoCC lento, rápido, ultra-rápido- pessoalmente acho que é bem mais simples indicar a potência em kW o que facilita o entendimento por qualquer pessoa
- https://eur-lex.europa.eu/legal-content ... 2021PC0559
- https://alternative-fuels-observatory.e ... ng-systems
- ivanfm
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Re: Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade - Autonomia - Consumo
- Ciclos de Autonomia / Consumo - Ciclos de Consumo / Autonomia
- um ciclo é uma forma de medição para determinar o consumo e a autonomia de um veículo
CLTC - China Light Duty Vehicle Test CycleEPA - Environmental Program Agency - Ciclo americano utiliza normaSAE J1634 - Ciclo EPANEDC - New European Driving Cycle - Ciclo antigo utilizado na Europa e substituído peloWLTP PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular -Inmetro utiliza normalSAE J1634 - PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem VeicularWLTP - Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure - Criado com ideia de ser padrão mundial substituindoNEDC
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Re: Termos básicos sobre veículos elétricos e eletricidade - Outros
Outros
- Eficiência - percentual de uso da energia para executar uma função (total da energia fornecida - perdas)
- movimentar o veículo (parte da energia é perdida na conversão da energia da bateria para o motor)
- durante a carga do veiculo parte da energia convertida de
CA paraCC se perde nos sistemas do carregador (dentro do carro na recargaCA , e no próprio carregador na recargaCC ) - Perdas durante a recarga de veiculos elétricos
RFID - Identificação por Radio Frequencia- cartões simples que são utilizados para ativação de carregadores, alguns carregadores aceitam cartões de Bilhete Único utilizado na cidade de São Paulo
- Eficiência - percentual de uso da energia para executar uma função (total da energia fornecida - perdas)
Multiplicadores normalmente encontrados nessas unidades
- k - kilo - 1000 (minusculo como em km, K maiúsculo é temperatura Kelvin)
- M - mega - 1000000