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Resumo de dicas para quem deseja fornecer opções de carregamento para seus clientes (são as opções que considero mais viáveis, existem outras) e hóspedes.
Quais vantagens para o estabelecimento
Ajuda ao meio ambiente para evitar emissões na atmosfera que acorrem com veículos a combustão
Preparação para o futuro onde provavelmente a maioria dos carros vai ser elétrico
Divulgação para usuários que utilizam carros elétricos
serviço adicional oferecido aos clientes e que no futuro poderá ser o novo Wifi que inicialmente era um diferencial e hoje em dia é praticamente obrigatório de ser oferecido
dependendo da região seu estabelecimento pode ser o único a aparecer no www.plugshare.com ou nas pesquisas de hospedagem com local para recarga de veículos elétricos no www.booking.com
apesar da maioria dos veículos carregarem em 110 V também, a utilização de 220 V reduz pela metade o tempo de recarga em relação ao circuito 110 V
Por questão de segurança para todas opções é recomendável ter na instalação, conforme indicado nas normas
aterramento - dá segurança pois o aterramento permite que proteções internas dos equipamentos possam funcionar corretamente
alguns carregadores funcionam sem problemas sem aterramento mas não é a condição ideal, pode ser uma situação temporária até uma instalação com aterramento
Disjuntor dedicado ao circuito da carregamento
IDR tipo/classe A ou B - proteção contra fuga de corrente / choques
Apesar dos conectores industriais e carregadores funcionarem mesmo com chuva o ideal é que sejam colocados com algum tipo de proteção para aumentar sua vida útil
um beiral de cobertura / telhado já é suficiente para proteção
Tomadas comuns não são preparadas para utilização em ambiente externo então precisam de uma proteção ainda maior que as industriais
O local onde o veículo vai ficar estacionado não precisa ser coberto
Proteção contra o sol direto também aumenta a vida util dos equipamentos / tomadas
Instalação de carregador 7 kW - melhor opção de oferta pois o cliente não precisa de carregador portátil, mas é a mais cara
permite que o usuário possa carregar seu veículo diretamente sem necessidade de um carregador portátil
apesar de ser a melhor em termos de segurança e facilidade é a mais cara, mas existem empresas que oferecem carregadores sem custo como a Volvo e se conseguir participar de um programa como esse é o ideal
um carregador com conectividade permite controle e cobrança se utilizar um provedor que gerencie o serviço
o carregador pode ser ligado na tomada industrial AZUL 32 A portanto pode ser uma evolução futura da segunda opção que é a que considero de melhor custo / benefício para quem deseja iniciar no oferecimento de recarga
Instalação de tomada industrial AZUL 32 A - 2P+T - 6 h - 220 V - 7 kW - Minha recomendação para instalação com ótimo custo / benefício e ser a base para a instalação de wul wallbox de 7 kW
Instalação de tomada industrial AZUL 32 A - 2P+T - 110V - 3.5 kW
fica fora da especificação por ser 110 V em tomada AZUL que indica 220 V, bom indicar com etiqueta 110 V para deixar claro que está fora do padrão se essa for a única alternativa caso não tenha 220 V disponível
é melhor do que utilizar a amarela pois poucas pessoas possuem adaptadores para a tomada amarela, por não ser comum
permite utilizar a terceira fase em uma instalação trifásica onde já tiver duas fases com um outro ponto, para locais com trifásico 110 V / 220 V pode ser uma opção interessante para ter dois pontos de carga sendo um com 2 fases e outro com uma fase e neutro, ficando assim com uma instalação de 7 kW e outra de 3.5 kW sem necessidade de transformador.
Instalação de carregador de 22 kW
custo maior que a instalação de 7 kW pois normalmente os carregadores desse tipo são mais caros e existe a necessidade de mais fios, IDR tetrapolar, mais dois DPS
Necessita de instalação trifásica de 220 V / 380 V (não disponível em todos locais / estados)
o custo de cabos, disjuntores, proteções para é praticamente o mesmo de preparar a instalação para 3 tomadas azuis 2P+T de 32 A
A maioria dos carros vai carregar somente em 7 kW e em uma noite já é suficiente
Esse tipo de instalação pode ser util em pontos de passagem / postos / restaurantes mas nem tanto em locais de hospedagem
Instalação de tomada industrial VERMELHA 4P+T para uso de 22 kW
mesma característica de instalação do carregador de 22 kW
Se optar por esse tipo de instalação coloque também a AZUL de 32 A 2P+T7 kW que evita a necessidade de adaptador por parte da maioria dos usuários, já que são poucos usuários que possuem carregadores para esse tipo de tomada VERMELHA trifásica
A maioria dos veículos já consegue carregar em uma noite em uma tomada de 7 kW
praticamente com o mesmo valor é possível instalar 3 tomadas industriais de 7 kW de forma a atender 3 veículos em vez de um único veículo
As opções seguintes com tomadas comuns dependem de um conhecimento do usuário para utilização de forma segura
Não recomendo a disponibilização de tomadas comuns para usuários que não sejam experientes e não saibam como limitar a corrente durante a recarga
esse tipo de tomada não foi feito para utilização por diversas horas então é recomendável que o usuário utilize até 16 A para ter maior segurança
a diferença de preço para uma instalação de tomada industrial 32 A 2P+T é pequena e a da 32 A 2P+T oferece mais vantagens e segurança
Utilizar tomadas já existentes de 10 A ou 20 A
apesar de ser viável muitas tomadas não tem circuitos dedicados e também não são preparadas para serem utilizadas por horas na sua condição máxima de corrente
funciona mas não é a condição recomendável para utilização por todos usuários que precisam utilizar com corrente abaixo do limite da tomada
recomendável que esse tipo de uso seja feito somente por usuários experientes então não é o ideal de se oferecer para os clientes / hóspedes que não possuem conhecimentos de eletricidade ou que não saibam como reduzir limites de carregamento
A Tomada Industrial AZUL (220 V) - 2P+T - 32 A - 6 h eu considero como o melhor custo benefício para instalação para carregamento eventual
Tomada industrial é segura, pode ser utilizada em ambiente externo (não é recomendável ficar ficar na chuva, mas é fácil de fazer uma pequena cobertura)
o usuário não precisa se preocupar em saber qual a corrente pode utilizar já que essa potencia é a maior disponível para os carregadores portáteis monofásicos/bifásicos
muitos usuários não sabem fazer isso e muitos carros não tem opção de limitar a corrente então a tomada de 32 A simplifica o processo de uma maneira segura pois pode ser utilizada por qualquer carregador portátilmonofásico / bifásico disponível atualmente no mercado
serve como base para instalação futura de um carregador / wallbox
Pode ser instalada em qualquer parte do Brasil sem grandes dificuldades
Utilizando DUAS FASES em locais com 110-127 V/220 V - DISJUNTOR BIPOLAR
Utilizando FASE-NEUTRO em locais com tensão de FASE-NEUTRO 220 V - DISJUNTOR MONOPOLAR
o circuito deve ser dedicado de 40 A e cabos / disjuntor compatíveis com essa capacidade
Como já indicado pela NBR 5410 de instalações elétricas devem ter proteções, utilizar DPS e IDR (preferencialmente tipo A) - Sistemas de Proteção Elétrica - Resumo
O conector deve ser montado de forma que a conexão fique para baixo dessa forma não existe possibilidade de entrada de água
Existem algumas variações de tomadas desse tipo, a que deve ser utilizada é a AZUL 2P+T 32 A - cuidado ao comprar pois já vi casos onde compraram a tomada AZUL de 3P+T
Estimativa de custo de uma recarga, um Chevrolet Bolt tem bateria de 66 kWh, uma recarga completa custa em 2023-03 por volta de R$60 no estado de SP, mas na maioria dos casos o motorista não faz a recarga completa
Carregador inteligente permite gerenciamento remoto e cobrança por App
é a melhor opção em termos de integração / facilidade
Medidor simples de energia permite a verificação antes e depois do uso para determinar a energia utilizada
Basta anotar o valor no inicio e no final da recarga para saber o total de energia utilizado
Próximo do local onde o veículo pode estacionar, lembrando que a maioria dos carregadores portáteis tem até 5 m de comprimento e as posições da porta de carregamento variam nos diversos modelos de carros.
Utilizar um local que normalmente não é utilizado para estacionamento evita que a vaga seja utilizada por outros veículos caso exista limitação de vagas
quanto mais próximo de um quadro de distribuição de energia menor o custo com cabos e eletrodutos
colocar a vaga em local próximo da entrada só faz com que outras pessoas estacionem sem carregar
Identificação da Vaga
Sempre que possível vagas devem ser indicadas como "Exclusivas durante a recarga", se a vaga não for exclusiva dificulta quando uma pessoa precisar recarregar se outro veículo estiver estacionado