• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .




Faz sentido um sistema de reservas para carregadores ?

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 1776
Registrado em: Qua Abr 18, 2018 12:41 pm
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Faz sentido um sistema de reservas para carregadores ?

Mensagem por ivanfm »

Mais de uma vez vi reclamações de problemas nesses sistemas de reserva, eu já tinha minhas dúvidas sobre isso, mas depois de ver os problemas e um texto do Rafael Levy (que estou colocando aqui com alguns complementos) concordo que não faz sentido termos um sistema de reserva para uso de carregadores.

Sistemas de reserva funcionam se existe algum benefício na alocação de pessoas e você consegue reduzir o tempo de espera.
Você reserva o lanche do McDonalds para retirar quando fica pronto sem esperar porque a loja consegue preparar o lanche enquanto você não está lá.
Você reserva uma entrada em uma atração ou restaurante porque as pessoas podem escolher seu horário com antecedência e chegar apenas na hora.

Com o carregador, você não está otimizando ABSOLUTAMENTE NADA com o sistema de reserva, mas está apenas PIORANDO o uso do carregador na média.

O único "benefício" para um usuário de um sistema de reserva é no caso de alguém chegar na sua frente no carregador e você ter que esperar. Então a reserva é para VOCÊ não ter que esperar, mas o OUTRO USUÁRIO vai esperar MAIS do que você esperaria se não tivesse reservado. É uma relação de GANHA-PERDE onde a PERDA é muito maior que o GANHO. É um ciclo vicioso onde quanto mais usuários fazem uso da função, pior fica para TODO MUNDO.

No único caso onde a reserva se aplica, você está forçadamente tornando INATIVA uma máquina por um período, enquanto tem alguém que já está no local QUERENDO CARREGAR e não podendo, piorando o tempo médio de espera para os clientes da operadora em QUALQUER situação. A experiência do usuário média da operadora só piora.

E tudo isso considerando um uso NORMAL E CIVILIZADO do sistema de reserva que nem é sempre o caso.

Algumas situações problemáticas:

  • Um usuário pode ter que esperar outro que chega em 15 minutos chegar e fazer sua carga sendo que poderia precisar somente de 10 minutos de carga.

  • Como não existe atendimento nos carregadores, existe grande chance do usuário anterior (que não fez reserva) estar parado na vaga (afinal, não tem como saber que estava reservado) e o dono da reserva ter que solicitar seu direito de preferência. Isso pode ser extremamente constrangedor ao usuário (ainda mais para pessoas introvertidas, que estão sendo praticamente OBRIGADAS pelo sistema a efetuar reserva e exigir a sua vez na fila por conta própria).

  • O usuário que chegou antes sem reserva pode estacionar na vaga e deixar o carro bloqueando o carregador por achar que está "quebrado"

  • O usuário que chegou antes pode simplesmente parar no carregador e esperar periodo de reserva acabar e carregar seu carro, não permitindo que o dono da reserva faça uso.

  • Se houver fila no local de mais de UM carro para carregar (coisa que já é comum hoje em dia), não existe forma de garantir a ordem da fila. Só o "mais rapido no gatilho" (ou com internet melhor ou celular melhor) vai reservar primeiro e passar na frente dos outros.

  • O usuário que fez a reserva pode se confundir e carregar em um ponto não reservado, bloqueando dois carregadores

  • Sistemas de reserva podem dar problema e impedir os usuários de carregarem

  • Na possibilidade da integração dos carregadores em diversos aplicativos, um usuário utilizando um aplicativo que não suporta reservas não fica sabendo da existência da reserva

E assim por diante.... São inúmeros problemas e ZERO benefícios.

Algumas possibilidades de problemas nem foram listadas aqui para não serem utilizadas.

Em um mundo imperfeito (onde vivemos) algumas pessoas não conhecem o sistema de reservas e serão passadas para trás.

Em um mundo perfeito e ideal onde TODOS conhecem e fazem uso o sistema de reserva, ele se tornaria AINDA MAIS um pesadelo:

  • Se todos usam sistema de reserva, você precisa SEMPRE reservar antes de chegar, ou arrisca um tempo de espera gigantesco.
  • Portanto, as pessoas vão sempre tentar reservar exatamente 15 minutos antes de chegar no local.
  • Assim, o carregador vai ter sempre 15 minutos de inatividade entre duas recargas.
  • Se você está em viagem sozinho não consegue fazer a reserva antecipadamente enquanto dirige, ou algumas pessoas podem tentar fazer essa reserva gerando um grande risco de acidente
  • Se a recarga média em um ultra-rapido é de 15 minutos, esse carregador vai ter uma ocupação de no máximo 50%, ficando metade do tempo inativo esperando alguém chegar....

Espero com esse textão ter convencido todo mundo que esse sistema de reserva é uma PÉSSIMA ideia!

A próxima possibilidade seria a FILA VIRTUAL, mas durante um brainstorm sobre o assunto também achamos diversos problemas que existem relacionados também.

Responder

Voltar para “Carregadores”