ISO 15118-20:2022 Road vehicles — Vehicle to grid communication interface — Part 20: 2nd generation network layer and application layer requirement
Roadmap
- É importante observar que cada sistema tem características diferentes:
V2L eV2H fornecem energia para equipamentos, o carro é responsável por gerar a energia simulando a rede elétricaV2G o carro fornece energia, mas nesse caso deve fornecer seguindo o padrão da rede elétrica, sincronizado com ela da mesma forma que um inversor solar on-grid
V2L - app.php/tag/v2l- Permite ligar UM EQUIPAMENTO (PODEM SER ALGUNS desde que respeitando os limites de potencia) no CARRO
- normalmente são saídas de 16 A - 127 ou 220 V (
FASE-NEUTRO ), o que dá uma potencia de até3.5 kW - importante lembrar que como existe um limite de corrente a potencia em 110 / 127 V será menor que em 220 V
- Pode ser utilizado para carga em outro veículo com
carregador portátil desde que dentro dos limites de potencia da saída - Não tem um padrão geral ainda, os adaptadores que vi algumas pessoas comprando funcionam em carros específicos
- normalmente tem um resistor ligando alguns pinos, alguns tem diodos
- em um fórum um usuário fala que utiliza um resistor de 62 ohm para ativar em um hyundai
- https://www.ioniqforum.com/threads/v2l- ... any.39857/
- Alguns modelos vendidos no Brasil que oferecem suporte
- Alguns modelos JAC
- Nissan Leaf - foi apresentado em diversos eventos pela Nissan, mas não vi nenhum proprietário que tenha utilizado aqui no Brasil
- BYD (alguns veiculos vem configurados para 110V outros 220V, a alteração pode ser feita na Concessionária) - Re: Acessórios BYD - Adaptador V2L
V2H - Permite ligar UMA CASA DESCONECTADA DA REDE no CARRO e fornecer energia para o consumo local
V2G - Permite ligar UMA CASA CONECTADA NA REDE no CARRO e fornecer energia para casa e até exportar energia para rede
- no Brasil isso ainda não é PERMITIDO pelas regras da
ANEEL - RN 1000 / Art 555 - Re: Aprovadas regras sobre recarga de Veículos Elétricos - Resolução Normativa nº 1000/2021 Art. 555. É vedada a injeção de energia elétrica na rede de distribuição a partir dos veículos elétricos e a participação no sistema de compensação de energia elétrica de microgeração e minigeração distribuída.
- no Brasil isso ainda não é PERMITIDO pelas regras da
- https://github.com/SwitchEV/RISE-
V2G - https://github.com/EcoG-io/josev
- Permite ligar UMA CASA CONECTADA NA REDE no CARRO e fornecer energia para casa e até exportar energia para rede
Carregadores