• Para evitar SPAM as primeiras publicações de cada usuário são moderadas e portanto podem demorar algumas horas até serem liberadas para visualização por outros usuários

  • Após efetuar o cadastro no fórum você DEVE CLICAR no LINK enviado por E-MAIL para ativar a conta, verifique na sua pasta de SPAM caso não encontre a mensagem .




V2H / V2G / V2L - CCS

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2012
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

V2H / V2G / V2L - CCS

Mensagem por ivanfm »

  • É importante observar que cada sistema tem características diferentes:
    • V2L e V2H fornecem energia para equipamentos, o carro é responsável por gerar a energia simulando a rede elétrica
    • V2G o carro fornece energia, mas nesse caso deve fornecer seguindo o padrão da rede elétrica, sincronizado com ela da mesma forma que um inversor solar on-grid
  • V2L - app.php/tag/v2l
    • Permite ligar UM EQUIPAMENTO (PODEM SER ALGUNS desde que respeitando os limites de potencia) no CARRO
    • normalmente são saídas de 16 A - 127 ou 220 V (FASE-NEUTRO), o que dá uma potencia de até 3.5 kW
      • importante lembrar que como existe um limite de corrente a potencia em 110 / 127 V será menor que em 220 V
    • Pode ser utilizado para carga em outro veículo com carregador portátil desde que dentro dos limites de potencia da saída
    • Não tem um padrão geral ainda, os adaptadores que vi algumas pessoas comprando funcionam em carros específicos
    • Alguns modelos vendidos no Brasil que oferecem suporte
      • Alguns modelos JAC
      • Nissan Leaf - foi apresentado em diversos eventos pela Nissan, mas não vi nenhum proprietário que tenha utilizado aqui no Brasil
      • BYD (alguns veiculos vem configurados para 110V outros 220V, a alteração pode ser feita na Concessionária) - Re: Acessórios BYD - Adaptador V2L
Anexos
Communication Protocols for Electric Vehicles charging - Meet ISO 15118-min.pdf
(3.09 MiB) Baixado 23 vezes

Tags:
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2012
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: V2H / V2G / V2L - CCS

Mensagem por ivanfm »



Ver no youtube

cybertruck com tomadas 120 e 240V

-



Ver no youtube
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2012
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: V2H / V2G / V2L - CCS - Cuidados com V2L

Mensagem por ivanfm »

Apesar do V2L servir para utilização em equipamentos isolados algumas pessoas tem utilizado para ligar uma casa toda em casos de falta de energia

Desde que respeitando os limites do carro e feito com MUITO CUIDADO, isso funciona mas NÃO DEVE SER FEITO POR PESSOAS QUE NÃO TENHAM CONHECIMENTO DO ASSUNTO

A solução correta para esse tipo de ligação é utilização de veículos e carregadores que suportem V2H / V2G com a correta instalação

Deve ser feita uma desconexão completa da casa para a rede elétrica como acontece com geradores de energia a combustível, isso significa que deve ser feito isolado de FASE e NEUTRO
- Isso já é feito nos sistemas on-grid para garantir segurança das pessoas que trabalham na rede elétrica da mesma forma que é feito em geradores muitas vezes com QTA

  • Muitas residencias tem ligações bifásicas e os veículos tem saída monofásica

    • Em diversos locais duas fases são utilizadas para fornecer 220 V e os pontos que utilizam somente uma fase tem 110 - 127 V
  • Muitas residencias tem ligações de neutro e terra em pontos internos o que pode gerar problemas

  • Veiculos não tem saída V2L senoidal, o que também pode gerar problemas com alguns equipamentos

  • Equipamentos como geladeiras apesar de terem baixo consumo no uso normal chegam a ter picos grandes que podem sobrecarregar a saída dos veículos se não estiverem em uso sozinhos, diversos manuais indicam que para uso de uma geladeira com gerador deve ser considerada uma potencia de 1000 W

  • Da mesma forma que tomadas comuns não devem ser utilizadas para recarga de veículos de forma continua não devem ser utilizadas para simular um V2H com veículos que suportam V2L pois não aguentam carga continua por várias horas

  • Apesar do sistema ser parecido com um gerador portátil a gasolina disponível facilmente no mercado, os geradores normalmente tem potencias maiores o que facilita a ligação em uma casa utilizando um QTA devidamente instalado e dimensionado

  • No mundo todo existem conversas sobre o assunto, apesar de algumas pessoas conseguirem isso, se você não tem conhecimento suficiente da área não utilize V2L para fornecer energia para sua casa, utilize uma boa extensão de qualidade para fornecer energia para geladeira ou outro equipamento que precise manter funcionando, mas não para a casa toda.

Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2012
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: V2H / V2G / V2L - CCS

Mensagem por ivanfm »

Na Europa a sigenergy começa a oferecer carregador DC com suporte para V2H, mas ainda tem o problema de compatibilidade com os veiculos então ainda precisa de mais tempo para uso em volume



Ver no youtube
Avatar do usuário
ivanfm
Mensagens: 2012
Registrado em: 18 Abr 2018, 12:41
Possui Veiculo Elétrico: Sim
Veiculo(s): Bolt / XC40 P6

Re: V2H / V2G / V2L - CCS

Mensagem por ivanfm »

Nos EUA PointGuard inicia a oferta de produtos bidirecionais



Ver no youtube
Responder

Voltar para “Carregadores”