Os carregadores são classificados de acordo com diferentes normas (https://www.electronicdesign.com/power/ ... e-charging)
Segundo a norma americana (SAE J1772 http://web.archive.org/web/201911141716 ... ing-levels
) os carregadores são classificados em Níveis / Levels :
Level 1 - é a carga AC diretamente em uma tomada comum até 16A
Level 2 - é a carga AC via carregador ligado a uma tomada especifica ou circuito dedicado
Level 3 / DCFC- DC Fast Charger - é a carga rápida utilizando tensão continua)
Artigo da ENEL X sobre esses níveis de 1 a 3 : https://evcharging.enelx.com/no/news/bl ... ing-levels
Segundo a norma Internacional IEC 61851-1, que dá origem a NBR IEC 61851-1 (https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=255680)
Modo 1 - é a carga AC diretamente na tomada sem equipamento especifico até 16A
Modo 2 - é a carga AC utilizando um equipamento especifico para recarga até 32A conectado em tomada
Modo 3 - é a carga AC utilizando um equipamento especifico conectado de forma permanente a rede elétrica
Modo 4 - é a carga em DC
Tipos de conectores : IEC 62196
Segurança :
- A corrente máxima a ser utilizada na carga não deve ser superior a capacidade da tomada/circuito onde o carregador estiver instalado
- Utilização de DR classe B (IEC 62423) ou DR Tipo A + sensor de fuga de corrente DC, obrigatórios pela norma IEC viewtopic.php?f=28&t=1703
- viewtopic.php?f=8&t=1831
- DPS
Dicas / Cuidados :
As baterias operam sempre em DC portanto o carregador AC do carro faz a conversão da tensão da rede elétrica para tensão DC utilizada na carga da bateria
Carregadores portáteis de 7kW ou 22kW podem ser uma opção com melhor custo beneficio que um wallbox fixo
Existem diversos padrões de conectores para carregamento, a maioria dos fabricantes que trouxeram carros para o Brasil optaram pelo Tipo 2, que é o adotado na Europa ( mais informações em viewtopic.php?f=6&t=1578 )
Alguns carregadores já tem o cabo para conexão com o carro e outros dependem que o proprietário do carro conecte seu próprio cabo no carregador
Antes de iniciar qualquer calculo é importante saber a tensão da rede elétrica na região onde será utilizado o carregador, o Brasil tem diversas tensões de acordo com a localidade ( mais informações em viewtopic.php?f=8&t=1443 )
Cada equipamento tem um conjunto especifico de proteções, a medida de temperatura no conector do carro permite detectar mal contato e evitar derretimento
A maioria dos carregadores trabalha com corrente máxima de 32A, nesse caso considerado o caso comum no Brasil de tensão 220V a potencia máxima obtida será de 220 * 32 = 7040 W = 7kW, e caso a rede elétrica tenha tensão menor vai limitar mais se a rede estiver com 213V teremos 213 * 32 = 6816W, não é uma grande diferença mas vai demorar mais na carga
Em diversos locais do Brasil tem sistema trifásico onde a tensão entre fase-fase é 220V, nesse caso a maioria dos carregadores trifásicos chega somente 12192W (normalmente referenciado como 11kW) utilizando as três fases e neutro, pois a tensão de cada fase é de 127 (3(fases) * 127(tensão V)* 32(corrente A) = 12192W , a especificação de 11kW vem da utilização de tensão aproximada de 115V : 3(fases) * 115(tensão V)* 32(corrente A) = 11040W) , para obter 22kW é necessário tensão de 380V (3 fases + neutro) que normalmente está disponível em instalações comerciais
Verificar qual a capacidade de carga do veiculo, não adianta um carregador de 22kW se o veiculo suporta no máximo 7kW
Um exemplo comum de limitação de carga: um carregador de 11kW, ligado em rede trifásica 220-380V, significa que ele tem tensão fase-neutro de 220V, 16A de corrente por fase, totalizando uma potencia de 10560W (pouco abaixo do limite do carregador), se for utilizado um carro que não tenha suporte para trifásico, ele utilizara somente uma fase, e portanto uma carga com potencia de 3520W (menor que uma tomada 220V/20A pois está limitado aos 16A de cada fase do carregador)
Muitos veículos apesar de terem suas especificações indicando carga monofásica, funcionam corretamente com fase-fase disponível no Brasil, mas alguns veículos como Renault Zoe que precisam de FASE e NEUTRO para carregar, nesse caso não é possível utilizar uma instalação fase-fase e com isso existe uma limitação de potencia máxima permitida
A maioria dos veículos tem limite de 240V no carregador interno, portanto não se deve utilizar uma instalação 380V fase-fase diretamente para carga monofasica/bifasica, utilizar fase-neutro que vai fornecer 220V
Todo circuito de carga deve ser dimensionado para 20% a mais do que a corrente máxima prevista para carga.
- Se a carga for efetuada com corrente de 32A, é importante que todo o circuito seja dimensionado para 40A
Dimensionamento de Condutores
Mesmo com correto dimensionamento e folga existe aquecimento nos elementos :
apesar de alguns equipamentos terem comunicação via rede (cabo, wifi) não utilizam protocolos abertos, isso significa que você fica limitado a utilizar somente os softwares do fabricante viewtopic.php?f=28&t=75
Mais links com informações
- https://evercharge.net/blog/ev-charging-for-dummies/
- playlist com diversos vídeos sobre carregamento : https://www.youtube.com/watch?v=dwDdqSB ... jFP_yxqWjI
Coloquem dicas adicionais nesse tópico para criar um guia completo