Apesar de utilizarmos de forma constante o termo carregador o equipamento que conecta o carro a energia
no caso dos veículos elétricos atuais no caso da recarga
CA o carregador real que faz a conversão da energiaCA paraCC de forma a carregar o as baterias fica dentro do veículo e se chama OnBoard Charger (OBC )mesmo assim para simplificar o termo carregador acaba sendo utilizado de forma genérica para indicar o equipamento externo ao veículo, já que no caso da carga
DC o carregador é mesmo externo ao veículoEssas informações consideram o caso onde já se sabe que existe a disponibilidade de potencia para utilização no carregador, em casos de instalação em condomínio (direto no medidor da unidade ou em área compartilhada) é importante considerar a disponibilidade Informações a considerar para instalação de carregadores em condomínios
Classificação de métodos de carga / Carregadores - Nível / Level e Modo / Mode
Tipos de conectores :
Em 2022 foi publicada a
Segurança :
- Fator de demanda considerado deve ser 1 exceto se existir um sistema de gerenciamento / controle da recarga na instalação -
NBR 17019 4.2.1.1.102 - A corrente máxima a ser utilizada na carga não deve ser superior a capacidade da tomada/circuito onde o carregador estiver instalado
- Todo circuito de carga do veículo elétrico deve ser dimensionado para pelo menos 20% a mais do que a corrente máxima prevista para carga pois o carregamento dura diversas horas diferente de outros casos comuns de instalação onde não se utiliza a potência máxima por muito tempo.
- Se a carga for efetuada com corrente máxima de 32 A, é importante que todo o circuito seja dimensionado para 40 A pelo menos, se a carga for utilizada em 16 A o circuito deve ser dimensionado para 20 A
- As tabelas que normalmente são encontradas na internet consideram uma distância padrão, utilize uma calculadora que considere também a distância para dimensionar os condutores.
- Além disso a temperatura média do local pode afetar e para uma mesma distância no Rio Grande do Sul o circuito pode funcionar bem com 40A mas precisar de um dimensionamento maior para o Nordeste mesmo tendo mesma distância e forma de instalação
- Dimensionamento de Condutores
- Mesmo com correto dimensionamento e folga existe aquecimento nos elementos :
Disjuntor deve ser utilizado de acordo com o dimensionamento- Utilização de
IDR pelo menos do tipo A, ideal tipo B ou tipo A + sensor de fuga de correnteDC - Segurança em instalações para recarga de veículos elétricos- Segurança em instalações para recarga de veículos elétricos
- Utilização de
DPS - Não analise somente o preço para fazer sua escolha de equipamento
- Existem kits prontos que facilitam a instalação : Kits prontos de caixas de proteção para recarga de veículos elétricos
Qual o tipo de instalação disponível :
Existe disponibilidade de energia ?
- se o imóvel já está no limite de utilização vai ser necessário fazer uma ampliação juntamente com a distribuidora de energia
Qual a potencia que será utilizada na carga :
- Quem decide quanto de potência será utilizado é sempre
OBC do carro com base no menor valor comum entre carregador externo e interno e acurva de carga do veículo, e isso depende da disponibilidade de energia no local, se a tensão local estiver na faixa de 210 V não será possível chegar nas potências máximas que normalmente são especificadas utilizando tensão de 240 V comum na Europa- de forma simplificada o carregador informa ao carro a corrente máxima que suporta e o carro decide qual corrente que vai utilizar até essa corrente máxima informada pelo carregador
- Exemplos comuns de capacidades
3.5 kW - 16 A - 220 Vmonofásico (oubifásico utilizando uma fase 127 V no lugar do neutro)7 kW - 32 A - 220 Vmonofásico (oubifásico utilizando uma fase 127 V no lugar do neutro)11 kW - 16 A 220 V / 380 Vtrifásico - tem o problema de fornecer somente3.5 kW para carros monofásicos22 kW - 32 A 220 V / 380 Vtrifásico
- Exemplos de configurações válidas mas não tão comuns
3.5 kW - 32 A - 110 Vmonofásico 7 kW - 16 A - 220Vbifásico - duas fases de 220 V + neutro - tem o problema de fornecer somente3.5 kW para carros monofásicos- XC60
PHEV MY24 em diante - Carregamento Bifasico XC60 PHEV MY24-
- XC60
11 kW - 48 A - 220 Vmonofásico - utilizado nos EUA com conectoresTipo 1 e Tesla- 43 kW - 64 A - 220 V / 380 V
trifásico - utilizado por alguns BYD mais antigos
- Não adianta escolher simplesmente o carregador com maior potência
- para uso de carregador em
trifásico é necessário rede 220V - 380 V, diversos estados do Brasil temtrifásico 110V - 220 V - a maioria dos carros vendidos no Brasil não suportam carregamento
trifásico , normalmente só os modelos vindos da Europa podem ter essa opção mas mesmo assim alguns fabricantes trazem versões comOBC de7 kW
- para uso de carregador em
- é necessário entender as características de carga do veículo, ex:
- um Bolt 2022 poderia carregar até
11 kW emCA monofásico de acordo com as especificações de lançamento nos EUA, mas a versão que vem para o Brasil aceita7 kW monofásico - o carregador interno do Bolt precisa de uma fase com 48 A (por isso o poderia já que os carregadores
tipo 2 suportam somente 32 A, então ele só consegue 48 A na versão americana comtipo 1
- o carregador interno do Bolt precisa de uma fase com 48 A (por isso o poderia já que os carregadores
- um Volvo XC40 carrega até
11 kW emCA trifásico (3 fases com 16A 220V), mas7 kW emCA monofásico - os veículos chineses normalmente tem um limite de 30 A de corrente
- a maioria dos híbridos tem limite de
3.5 kW (16 A 220 V)
- um Bolt 2022 poderia carregar até
- Verificar qual a capacidade de carga do veículo, não adianta um carregador de
22 kW se o veículo suporta no máximo7 kW , mas ter uma instalação preparada para maior potência permite no futuro utilizar carregador / veículo diferente com maior potência - Pensando no futuro é interessante pensar em uma instalação para pelo menos 32 A mesmo que seu veículo atual suporte no máximo 16 A (comum principalmente em veículos híbridos), pois dessa forma se necessário poderá trocar somente o carregador sem refazer a instalação elétrica
- Importante entender que tipo de instalação existe no local Monofásica / Bifásica / Trifásica : Monofásico / Bifásico / Trifásico
- Um exemplo comum de limitação de carga:
- um carregador de
11 kW , ligado em rede trifásica 220 V - 380 V- significa que ele tem tensão
fase-neutro de 220 V, 16 A de corrente por fase, totalizando uma potencia de 10560 W (pouco abaixo do limite do carregador) - se for utilizado um carro que não tenha suporte para
trifásico , ele utilizará somente uma fase, e portanto uma carga com potencia de 3520 W (menor que uma tomada 220 V / 20 A pois está limitado aos 16 A de cada fase do carregador)
- significa que ele tem tensão
- um carregador de
Dicas / Cuidados :
As baterias operam sempre em
DC portanto oOBC do carro faz a conversão da tensão da rede elétrica para tensãoDC utilizada na carga da bateriaCarregadores portáteis de
7 kW ou22 kW podem ser uma opção com melhor custo benefício que umwallbox fixo- a instalação a ser utilizada deve ter as proteções
IDR ,DPS aterramento da mesma forma que umwallbox - Sistemas de Proteção Elétrica - Resumo - compare bem as especificações antes de escolher
- Alguns
EVSE já temIDR para maior proteção, o que pode elevar o preço mas dar maior segurança - por uma pequena diferença no preço escolha um que tenha configuração da corrente de carga que vai permitir a utilização em diversos locais mesmo com capacidade de corrente menor (ex uma tomada convencional)
- Se você não conhece a instalação da tomada que vai utilizar utilize uma folga segura (ex 6 A em uma tomada de 10 A e 16 A em uma tomada de 20 A)
- Muito cuidado ao utilizar : Problemas em recargas em tomadas comuns
- um kit de adaptadores de qualidade e cuidado vai permitir carregar em qualquer tomada quando não existir uma opção com a instalação adequada : Kit para recarga em diversos tipos de tomadas do Clemente Gauer
- a instalação a ser utilizada deve ter as proteções
Tamanho de cabo
- a maioria dos equipamentos
wallbox tem cabos de 5 m, alguns cabos de 7 m dependendo da sua garagem e quantos veículos podem ser carregados o tamanho do cabo pode fazer diferença
- a maioria dos equipamentos
Se você precisa controlar o uso do carregador, quem carrega e o quanto carrega precisa de um carregador que suporte gerenciamento e o protocolo
OCPP Existem diversos padrões de conectores para carregamento, a maioria dos fabricantes que trouxeram carros para o Brasil optaram pelo
Tipo 2 , que é o adotado na Europa ( mais informações em Tipos de conectores utilizados em carros elétricos )Alguns carregadores já tem o cabo para conexão com o carro e outros dependem que o proprietário do carro conecte seu próprio cabo no carregador
Antes de iniciar qualquer cálculo é importante saber a tensão da rede elétrica na região onde será utilizado o carregador, o Brasil tem diversas tensões de acordo com a localidade ( mais informações em Site para consulta de tensões nominais nas cidades brasileiras - ANEEL )
Cada equipamento tem um conjunto específico de proteções
- a medida de temperatura no conector do carro permite detectar mal contato e evitar derretimento
- as vezes um carregador é mais caro por itens que nem sempre são visíveis, mas que ajudam na segurança
A maioria dos carregadores trabalha com corrente máxima de 32 A, nesse caso considerado o caso comum no Brasil de tensão 220 V a potencia máxima obtida será de 220 * 32 = 7040 W =
7 kW , e caso a rede elétrica tenha tensão menor vai limitar mais se a rede estiver com 213 V teremos 213 * 32 = 6816W, não é uma grande diferença mas vai demorar mais na cargaEm diversos locais do Brasil tem sistema
trifásico onde a tensão entrefase-fase é 220V, nesse caso a maioria dos carregadores trifásicos chega somente 12192 W (normalmente referenciado como11 kW ) utilizando as três fases e neutro, pois a tensão de cada fase é de 127 (3(fases) * 127 (tensão V)* 32 (corrente A) = 12192 W , a especificação de11 kW vem da utilização de tensão aproximada de 115 V : 3(fases) * 115 (tensão V)* 32 (corrente A) = 11040 W) , para obter22 kW é necessário tensão de 380 V (3 fases + neutro) que normalmente está disponível em instalações comerciaisNos locais onde a rede elétrica é 110 V / 220 V a carga bifásica pode ser mais eficiente que a trifásica dependendo das características da instalação, carregador e carro
Muitos veículos apesar de terem suas especificações indicando carga monofásica, funcionam corretamente com
fase-fase disponível no Brasil, mas alguns veículos como Renault Zoe que precisam de FASE e NEUTRO para carregar, nesse caso não é possível utilizar uma instalaçãofase-fase e com isso existe uma limitação de potência máxima permitidaA maioria dos veículos tem limite de 240 V no carregador interno, portanto não se deve utilizar uma instalação 380V
fase-fase diretamente para carga monofásica/bifásica, é necessário utilizarfase-neutro que vai fornecer 220 V
apesar de alguns equipamentos terem comunicação via rede (cabo, wifi) não utilizam protocolos abertos, isso significa que você fica limitado a utilizar somente os softwares do fabricante Protocolos de Controle de Carregadores
Mais links com informações
- Curvas de carga de veículos elétricos em corrente alternada
- https://evercharge.net/blog/ev-charging-for-dummies/
- Segurança em instalações - Segurança em instalações para recarga de veículos elétricos
- playlist com diversos vídeos sobre carregamento : https://www.youtube.com/watch?v=dwDdqSB ... jFP_yxqWjI
Uma análise sobre o uso de
Coloquem dicas adicionais nesse tópico para criar um guia completo