O carregamento em corrente alternada acontece normalmente com
WallBox ouCarregador portátil Nos carregamentos com potências maiores normalmente o carro não mantém a corrente constante, no final da carga a corrente é reduzida.
- Nesse vídeo da
UVE (logo após os 12min) tem um exemplo com água que ajuda a explicar como funciona essa redução de velocidade
Ver no youtube
- Nesse vídeo da
Exemplo de
curva de carga do JAC IEV40 do @thiagogarcia , é possível perceber que o carro reduz drasticamente a carga no final e fica quase 2 horas com potência reduzida - Gráfico do sistema da InchargeExemplo de
curva de carga do Nissan Leaf do Igor Goethel em um carregador de7 kW , é possível observar que o carro reduz a carga somente nos últimos 45 minutos - Gráfico do APP do carregador JuiceBox
Exemplo de final de carga Bolt EV 2020, é possível observar que ocorre a queda de forma linear nos 30 minutos finais - Gráfico do sistema da Incharge fornecido pelo Alexandre
Exemplo de final de carga Golf GTE, é possível observar a redução nos últimos 20 minutos e que por ser um híbrido a potência máxima do carregador interno é de 3.5 kW já que a bateria não é muito grande - Gráfico do sistema da Incharge fornecido pelo Alexandre
Exemplo de final de carga Volvo XC60, é possível observar a redução nos últimos 30 minutos e que por ser um híbrido a potência máxima do carregador interno é de 3.5 kW já que a bateria não é muito grande - Gráfico do sistema da Incharge fornecido pelo Alexandre
Pelos gráficos de carga acima é possível perceber que o final de carga é muito mais lento que o início e considerando as recomendações de não carregar totalmente o carro para aumentar a vida util da bateria, pode ser interessante deixar o carro para carregar completamente quando for necessário utilizar o máximo de bateria. Mas se estiver em uma viagem ou conjunto de grandes deslocamentos vai aproveitar melhor o seu tempo se fizer diversas cargas em vez de cargas completas.