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Informações uteis para escolha e instalação de carregadores AC

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ivanfm
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Informações uteis para escolha e instalação de carregadores AC

Mensagem por ivanfm » Qui Nov 14, 2019 1:58 pm

Os carregadores são classificados de acordo com diferentes normas (https://www.electronicdesign.com/power/ ... e-charging)

Segundo a norma americana (SAE J1772 http://web.archive.org/web/201911141716 ... ing-levels
) os carregadores são classificados em Levels :
  • Level 1 é a carga AC diretamente em uma tomada comum até 16A
  • Level 2 é a carga AC via carregador ligado a uma tomada especifica ou circuito dedicado
  • Level 3 / DCFC - DC Fast Charger é a carga rápida utilizando tensão continua)

Segundo a norma Internacional IEC 61851-1, que dá origem a NBR IEC 61851-1 (https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=255680)
  • Modo 1 é a carga AC diretamente na tomada sem equipamento especifico até 16A
  • Modo 2 é a carga AC utilizando um equipamento especifico para recarga até 32A conectado em tomada
  • Modo 3 é a carga AC utilizando um equipamento especifico conectado de forma permanente a rede elétrica
  • Modo 4 é a carga em DC


Dicas :
  • Existem diversos padrões de conectores para carregamento, a maioria dos fabricantes que trouxeram carros para o Brasil optaram pelo Tipo 2, que é o adotado na Europa viewtopic.php?f=6&t=1578
  • Verificar qual a capacidade de carga do veiculo, não adianta um carregador de 22kW se o veiculo suporta no máximo 7kW
  • Cada equipamento tem um conjunto especifico de proteções, a medida de temperatura no conector do carro permite detectar mal contato e evitar derretimento
  • A maioria dos carregadores trabalha com corrente máxima de 32A, nesse caso considerado o caso mais comum de tensão 220V a potencia máxima obtida será de 220 * 32 = 7040 W = 7kW
  • Em diversos locais do Brasil tem sistema trifasico onde a tensão entre fase-fase é 220V, nesse caso a maioria dos carregadores trifasicos chega somente em 11kW utilizando as três fases e neutro, pois a tensão de cada fase é de 115 (3(fases) * 115(tensão V)* 32(corrente A) = 11040) , para obter 22kW é necessário tensão de 380V (3 fases + neutro) que normalmente está disponível em instalações comerciais viewtopic.php?f=8&t=1443
  • Existem relatos de alguns veiculos como Renault Zoe que precisam de FASE e NEUTRO para carregar, nesse caso não é possível utilizar uma instalação fase-fase e com isso existe uma limitação de potencia máxima permitida
  • Todo circuito de carga deve ser dimensionado para 20% a mais do que a corrente máxima prevista para carga. Se a carga for efetuada com corrente de 32A, é importante que todo o circuito seja dimensionado para 40A
  • apesar de alguns equipamentos terem comunicação via rede (cabo, wifi) não utilizam protocolos abertos, isso significa que você fica limitado a utilizar somente os softwares do fabricante viewtopic.php?f=28&t=75
Como calcular o tempo de carga :
  • Dividir a capacidade total da bateria (kWh) pela Multiplicacação da TENSÃO (Volts) pela CORRENTE (Amperes), o resultado é o tempo de carga.
  • Ex. Uma bateria de 66kWh (66000 Wh), conectada em um ponto de carga 220V, 10A, tem carga completa (0-100%) em (66000 / (220 * 10)) = (66000 / 2200) = 30 horas
  • Ex. Uma bateria de 66 kWh (66000 Wh), conectada em um carregador 220V, 32A, tem carga completa (0-100%) em (66000 / (220 * 32)) = (66000 / 7040) = 9.3 horas = 09:18 horas


Coloquem dicas adicionais nesse tópico para criar um guia completo



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